O Perfil do Cristão Introdução

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprendendo a se sujeitar à vontade de Deus
Advertisements

O Perfil do Cristão Estudo 3 O Poder da Fé
As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
Escola Bíblica LC 9 DECEMBER 3, 2011.
JESUS CRISTO É SENHOR OUÇA O ESPÍRITO OUÇA O MUNDO
Tipologia bíblica 5 Tipos humanos de Cristo.
Do que e para que somos libertos por Jesus
Pela Espiritualizadade ( 1 Co 2.14; Is 30.21)
O MANDAMENTO ESQUECIDO (Efésios 5:21-6:4)   "Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus, te dá." (Êxodo.
O Cristão Contemporâneo Ouça o Espírito, Ouça o Mundo
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
O DISCIPULADO E A MATURIDADE
ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS!.
Família X Espiritualidade
MARCOS A família de Jesus.
Tipologia bíblica 5 Tipos da habitação de Deus.
O EVANGELHO DE MARCOS 2ª PARTE: 8:31-16:20 Café teológico – 20/03/2010.
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
Perguntas práticas.
PERGUNTAS PRÁTICAS.
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
Desafios da Atualidade – A VIOLÊNCIA URBANA
Pastoralfamiliarrj.blogspot.com.
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
Por que preciso conhecer a Jesus?
PIBBG - Ministério de Educação Cristã
MOVIMENTO PENTECOSTAL
REGRAS PARA INTERPRETAR AS ESCRITURAS
SENIB. SENIB SENIB AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE? AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE?
SENIB DOUTRINAS 1.
SENIB SENIB AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE? AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE?
MARCAS DA VIDA. MARCAS DA VIDA PASSADO MARCAS DA VIDA A. MARCAS DO PASSADO.
Edições Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem.
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
SOU CRISTÃO E AGORA? Pr. André do Rêgo.
Alcançando As Promessas
SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)
Uma perspectiva Bíblica
A LEI DE DEUS “Felizes somos porque temos um referencial para nos guiar.”
SENIB. SENIB SENIB AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE? AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE?
A Síndrome De Caim Pr. Marcelo Jammal.
Hebreus 7 A Aliança Superior
Confissão de Fé de Westminster
TEMPO.
Quem é aceito por Deus? Qual é a função da Lei de Moisés ?
UMA BOA PARCERIA PARA TRANSFORMAR E ABENÇOAR A SUA VIDA
A LEI DE DEUS E A LEI DE CRISTO
OS DEZ MANDAMENTOS, CAMINHO DE AMOR E LIBERDADE
O QUE DEUS ESPERA DE MIM COMO SEU FILHO?
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
Brasília – 409 sul
VIDA DEVOCIONAL 3a aula Pr. Kenneth Eagleton.
SENIB DOUTRINAS 1.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
Este é um texto teste para este slide.
1-Salvação ”Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna.” (2 Timóteo.
Ministério da Fidelidade.
AONDE ESTOU? Pastor Izéas Cardoso.
Sermão Textual.
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
Saudações, admoestações
Vivendo cristo hoje A vida cristã e as transformações sociais
JURAMENTO E ORAÇÃO Tiago 5:12-20.
Série: O maravilhoso caráter de Deus
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Princípios Fundamentais da Interpretação Bíblica
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
Paulo e a liberdade cristã
Feliz Sábado!. Feliz Sábado! “Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele. Salmos: MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
Transcrição da apresentação:

O Perfil do Cristão Introdução José Adelson de Noronha http://verboeterno.wordpress.com Baseado em Estudo Bíblico do Pr. Marco Antônio de Sousa

PERFIL DO CRISTÃO DO PONTO DE VISTA BÍBLICO A vida cristã séria significa continuamente fazer julgamentos morais. Para isso devemos, em primeiro lugar, aceitar que existem leis morais aplicáveis a todos.

Para alguns, a escolha entre o certo e o errado, ou bem e mal, é baseada naquilo que for conveniente para o momento. Outros baseiam a sua moralidade nas convicções culturais ou na influência da mídia, principalmente da TV.

Os cristãos devem tirar seus valores da Bíblia Os cristãos devem tirar seus valores da Bíblia. A ética bíblica está preocupada com o estilo de vida que a fé cristã exige. (Tg 3:13; 1o Pe 3:2-16; 2o Pe 3:11) O caráter de Deus é refletido na ética bíblica.

Assim, as virtudes como honestidade, bonda-de, gentileza e integridade, são atributos definidos por Deus e não estão sujeitos às opiniões particulares. A ética bíblica é para todos, não distingue raça, classe social e nível cultural. (Gl 3:28; Cl 3:11 e Tg 2:1-10).

Os requisitos morais pelos quais os cristãos devem viver hoje são os mesmos de ontem e serão os mesmos de amanhã, porque “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e o será eternamente” (Hb 13:8). A nossa tarefa é chamar de certo, errado, bem ou mal, o que Deus chama certo, errado, bem ou mal.

Não há liberdade individual para decidir quais valores são corretos Não há liberdade individual para decidir quais valores são corretos. Deus já os revelou para nós. Para o cristão, o estilo de vida é uma questão de lealdade a Deus, não de preferência pessoal.

Qual a ordem moral contida nas escrituras Qual a ordem moral contida nas escrituras? Que devemos sempre considerar a preciosida-de daqueles que estão ao nosso redor. Devemos viver de uma maneira que reflita Cristo em nós. Jesus sempre se orientava em relação aos outros e estabeleceu o padrão ético; o ‘’uns aos outros’’ das escrituras.

Devemos seguir seu exemplo e orientar o nosso comportamento de acordo com a preciosidade dos outros. (Jo 13:34-35 e Cl 3:8-9, 12-14). Devemos considerar quem vem atrás, quem está ao nosso lado e quem está à nossa frente. É uma sensibilidade de amor a Deus e ao próximo. (Mc 12:28-31 e 1o Jo 4:19-21).

A qualidade do caráter cristão é exemplificada pela presença ou ausência de três atributos: - Respeito, - honra e - honestidade Ter uma atitude de respeito honra e honestidade não é suficiente, tem que haver uma demonstração contínua dos três.

Os relacionamentos interpessoais fundamentais para todos os relacionamentos humanos são: - Autoridade - Pais - Anciãos - Companheiros e irmãos - Propriedades dos outros - Natureza

Respeito por Autoridade Autoridade é um conceito bíblico (Romanos 13:1, 1o Pedro 2:13-14 e 17; Hebreus 13:17a). O homem, por natureza, não gosta de autoridade, porém a ética bíblica requer que vivamos de acordo com a autoridade, honrando os outros.

Todas as autoridades originam-se de Deus (Rm13:1); Deus quer que respeitemos a autoridade (Rm 13:2-3) e treinemos os nossos filhos a fazerem o mesmo (Ef 6:1-4). O Senhor colocou pessoas em posição de autoridade para evitar o caos, a confusão e a destruição.

Imagine se não houvesse autoridade governando o tráfego; para punir os malfeitores e trazê-los à justiça e para proteger os inocentes (Rm 13:4). Concluímos então que a autoridade é necessária para manutenção da ordem.

A submissão à autoridade é aceitar que Deus colocou essa pessoa sobre nós. Muitas vezes uma atitude amarga em relação à autoridade é uma atitude amarga contra Deus.

Respeito pelos pais Ensinar aos filhos a respeitarem e honrarem os pais é fundamental no ensino sobre “respeito às outras pessoas” (Êx 20:12). Este mandamento está associado a uma promessa. Consequentemente, a desonra também está ligada a uma maldição.

Os que desonram seus pais receberão o peso do julgamento de Deus (Pv 30:17; Êx 21:15,17 e Lv 20:9). Os filhos não obedecerão, respeitarão ou honrarão automaticamente a seus pais. Essas atitudes são contrárias à sua natureza. Eles precisam receber treinamento e orientação.

Os pais são os governadores designados por Deus para administrar as almas de seus filhos.   De acordo com a Bíblia, honrar os pais implica em um profundo respeito, dado com amor. Honrar por dever não anula a honra, mas anula a santidade da honra e a intenção original de Deus.

Deus nos chama a um relacionamento de discipulado com os nossos filhos; a levá-los da inocência e estultícia à maturidade e sabedoria (Pv 4:1-7).

Respeito por idade A mensagem bíblica é clara: Honrar a idade é honrar a Deus (Lv 19:32). É uma ordem bíblica. A tradução literal desse versículo é que diante de uma pessoa idosa, você se levantará e a honrará, e assim temerás o seu Deus.

Respeito pelos colegas e irmãos A última parte dos dez mandamentos representa o relacionamento do homem como homem. São as orientações para o nosso comporta-mento, servindo como uma restrição e encorajamento moral de nossas ações em relação aos outros

... considerando cada um, os outros superiores a si mesmo (Fp 2:3); ... suportar uns aos outros (Cl 3:13); ... preferindo-vos em honra uns aos outros (Rm 12:10) ... amar uns aos outros (Rm 13:8)

A Bíblia indica que o casamento é uma aliança (Ml 2:14, Pv 2:17) CERCA DO CASAMENTO A Bíblia indica que o casamento é uma aliança (Ml 2:14, Pv 2:17) O casal está definitivamente casado. Sem Deus, o casamento é apenas uma aliança entre duas pessoas. O Senhor não vive em nenhum dos dois, por isso Ele é apenas testemunha do casamento.

Deus espera que honremos a aliança, ainda que não foi de sua escolha (Js 9 e 10). Aliança significa morte à vida independente Não existe: “eu” e sim, “nós”. O outro parceiro tem direito de exigir que cumpramos a aliança ou as promessas da aliança (Jr 3:14 e Js 9:5-10).

A aliança do casamento é selada com um juramento (voto), por isso os votos do casamento são assuntos sérios (Ec 5:4-5); Casamento em Cristo como uma dupla aliança; A aliança inicial de Deus com o homem estava ligada ao casamento original do homem e a mulher (Gn 1:27-28).

Quando o Senhor faz parte de uma aliança de casamento, ela passa a ser uma aliança entre Deus e os cônjuges e entre as duas pessoas; Os benefícios da aliança de casamento, como Deus o planejou, estão disponíveis somente para aqueles que estão em aliança com Deus (Jr 32:38-41).

Deus testemunha o nosso casamento, porém, se nenhum dos parceiros é salvo, Ele fica impossibilitado de participar do casamento. E quando pelo menos um dos parceiros recebe Jesus, Deus se torna parte do casamento (1ª Co 7:14); Cada cônjuge precisa fazer um compromisso pessoal com Jesus para receber a salvação. (Rm 3:22-24)

E quando ambos os parceiros são salvos, poderão experimentar a plenitude do relacionamento como Deus havia planejado para o casamento.

“Muito mais o sangue de Cristo que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos aos Deus vivo” (Hb 9:14).