A Espiritualidade ao longo da vida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oração Eucarística V Senhor, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo,
Advertisements

Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
Conscientização Vocacional
COMPROMISSO CRISTÃO.
Leitura Orante da BÍBLIA Leitura Orante da BÍBLIA.
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
A INFÂNCIA DE JESUS.
o acordar da consciência
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
Isaías 55,1-11 Ó vós, todos que estais com sede, vinde às águas; vós que não tendes dinheiro, apressai-vos, vinde e comei, vinde comprar sem dinheiro,
Oração Eucarística IV Na verdade, vós sois santo e digno de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida.
Missão Continental.
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
A Missão.
O PERFIL DO ANIMADOR VOCACIONAL
A Alegria do Evangelho.
Lectio Divina.
O SACRAMENTO DA EUCARISTIA.
A ESPIRITUALIDADE DO EVANGELIZADOR
Confiantes no Pai.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
O Pote.
Frei Vanildo Luiz Zugno
Que a verdade do Evangelho seja nossa verdade
O Corpo e o Sangue de Cristo
O Pão da Palavra e da Eucaristia
Que devo fazer, Senhor?.
A EUCARISTIA EDIFICA A IGREJA
O amor que revela o chamado
Você tem fome de quê? João 6:32-40.
Ano da Fé.
Mt 6,33 O Reino de Deus em primeiro lugar.
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
NÃO ACREDITE QUE VOCE SABE TUDO SOBRE DEUS
A eucaristia Começar.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
A alegria de ... SER Catequista.
Quando o Pai é Nosso.
A Comunidade.
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
Bíblia, Palavra que transforma.
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
Meus irmãos e minhas irmãs;
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Tema do 18º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum apresenta-nos o convite que Deus nos faz para nos sentarmos à mesa que.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
Entrada Sois a semente que há-de crescer,
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
“Você crê que existe um só Deus. Muito bem
PARÓQUIA S.JOÃO BAPTISTA DE VILA DO CONDE
Fazemos parte do rebanho de Cristo!
“ SE O GRÂO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. 22 DE MARÇO DE 2015.
“Hoje gostaria de falar de uma realidade muito bela da nossa fé, ou seja, da “comunhão dos santos”. O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que com.
Pe. Audinei Carreira da Silva
Entrada Já se ouvem nossos passos a chegar
MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves. MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves.
Viva mais perto de Deus Genesis
«E vós, quem dizeis que Eu sou?».
Como é bonito, Senhor, cada manhã te agradecer; *
MAS EU BEM SEI QUE O MEU FUTURO *
Caríssimos, Aproximamo-nos do IV domingo da Quaresma – o Domingo da Alegria (Laetare) e a antífona de entrada nos convida a essa alegria: “Alegra-te,
MATÉRIA:DOUTRINAS E DISTINTIVAS DA NOVA IGREJA BATISTA AULA: 1;2;3
IPDA CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO
Oração Inicial Oh! Mãe e clementíssima Virgem do Rosário! Vós que plantastes na Igreja, por meio de vosso privilegiado filho Domingos, o místico remédio.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
A Espiritualidade ao longo da vida.
Transcrição da apresentação:

A Espiritualidade ao longo da vida

O primeiro traço da espiritualidade é nunca esquecer que somos chamados, para a missão. Quem nos chamou e enviou foi o próprio Deus: para o serviço do Reino.

A espiritualidade de quem evangeliza repete a experiência de despojamento de João Batista: "é preciso que Ele cresça e eu diminua “ (Jo 3,30).

O cristão (a) vive a intimidade com Deus. Entrega-se a Ele em confiança...

O discípulo missionário é chamado a fazer a união entre a ação e a contemplação, entre o encontro com Deus e o encontro com o irmão.

O outro traço importante da espiritualidade do evangelizador é a alegria com que presta seu serviço. O Novo Testamento está cheio dessa palavra, relacionada com a vida cristã e com a missão do evangelizador. (Jo 16,20; 17,13). (Mt 13,44). A vida do apóstolo é alegria (Fl 1,4). A vida cristã é permanente motivo de alegria (Fl 4,4) (Rm 12,6-8; 2Cor 9,7)

A perseverança está presente na espiritualidade do evangelizador, "bem-aventurados os teimosos, porque deles é o Reino de Deus ".

Um bom missionário, uma boa missionária, em qualquer tipo de missão, tem que ser um pouco poeta e um pouco profeta, tem que gostar das flores, da música, da festa. Não se pode viver a missão de cara fechada, como se fosse uma guerra, sem espaço para a doçura.

Ler, meditar e transformar em oração: Is 55, 1 -6 e Mc 9,33-37

Cap55 1. Todos vós, que estais sedentos, vinde à nascente das águas; vinde comer, vós que não tendes alimento. Vinde comprar trigo sem dinheiro, vinho e leite sem pagar! 2. Por que despender vosso dinheiro naquilo que não alimenta, e o produto de vosso trabalho naquilo que não sacia? Se me ouvis, comereis excelentes manjares, uma suculenta comida fará vossas delícias. 3. Prestai-me atenção, e vinde a mim; escutai, e vossa alma viverá: quero concluir convosco uma eterna aliança. 4. Farei de ti um testemunho para os povos, um condutor soberano das nações; 5. conclamarás povos que nunca conheceste, e nações que te ignoravam acorrerão a ti, por causa do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel que fará tua glória. 6. Buscai o Senhor, já que ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto.

Mc 9,34-35 34. Mas eles calaram-se, porque pelo caminho haviam discutido entre si qual deles seria o maior. 35. Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos.

DECÁLOGO da Espiritualidade

1. Escutar

2. Acolher

3. Solidarizar - se O missionário não vive à margem dos problemas do seu povo. Leva na sua formação uma grande sensibilidade humana e social com um forte sentido de justiça e verdade.

4. Resistir Consciente da situação em que vive, o cristão sabe "agüentar"os momentos difíceis sem desistir.

5. Esperar A paciência é uma das virtudes mais missionárias 5. Esperar A paciência é uma das virtudes mais missionárias. Caminhar com um grupo e colocar-se no ritmo de sua história, implica saber esperar com paciência o que vai acontecer.

6. Crer no Deus da Vida A fé em Deus e o amor profundo e pessoal a Cristo sustentam o missionário. Se não houver fé, não há missão nem vida de Espiritualidade.

7. Amar sem condições Encontramos Cristo nos pobres e nos que sofrem , já que eles são os preferidos de Deus.

A oração alimenta cada dia a fé do discípulo missionário. 8. Orar sem desanimar A oração alimenta cada dia a fé do discípulo missionário.

9. Assumir a Cruz Missão, cruz e missionário formam um trio inseparável, como a vida de Jesus. Não há outro caminho possível para percorrer. Dizia Daniel Comboni que a "missão nasce e cresce aos pés da cruz"..

10. Ser coerente A credibilidade do discípulo missionário apoia-se no testemunho de vida, até as últimas conseqüências.

Escutar Acolher Solidarizar Resistir Esperar Crer no Deus da Vida Amar sem condições Rezar sem desanimar Assumir a Cruz Ser coerente

Que o discípulo missionário possa mergulhar, de modo cada vez mais profundo, nas Escrituras, na liturgia, na teologia, na evangelização e no compromisso pastoral, fruto da experiência do "partir o pão".

Isto é viver a espiritualidade a cada dia: é viver o tempo da Graça (o “kairós”)