Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Educação Alimentar e Nutricional no contexto das Políticas Públicas
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Saúde e Prevenção nas Escolas
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Esp. Mick Lennon Machado
I- Concepção de Educação
Promoção da Saúde Intersetorialidade Comunidade Saudável
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Direito humano a alimentação adequada
O campo da Psicologia no CRAS
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
Saúde em Todas as Políticas
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Política Nacional de Humanização
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
Faça uma analogia com o corpo Humano.
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
Modelo de Excelência em Gestão
Desenvolvimento Comunitário
Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Luciene Burlandy Universidade Federal Fluminense 2006 Forum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
Segurança alimentar e mercados institucionais
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
CONCEITOS DE SAÚDE CONCEITO
ABRIL 2010.
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
Uma Escola do Tamanho do Brasil
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Assistência Farmacêutica
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Alberto Pellegrini Filho Secretaria Técnica
NUTRIÇÃO E SAUDE PUBLICA PAULA CAMPOS
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Política Nacional de Promoção da Saúde
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
twitter.com/funasa.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde CONTEÚDO 05 Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição e Saúde Coletiva I

Relembrando… Objetivos do Sistema Único de Saúde; Princípios ideológicos Princípios organizativos Organização do Sistema Único de Saúde; Território Níveis de atenção Equipes multiprofissionais

Considerando os objetivos e princípios do Sistema de Saúde brasileiro, qual deve ser a atuação do nutricionista? Para o que somos importantes? Considerando a forma como está organizado o Sistema de Saúde no Brasil, em que espaços o nutricionista pode e deve estar presente?

Como o nutricionista deve organizar o seu processo de trabalho para ocupar seu espaço e cumprir com os objetivos do Sistema de Saúde brasileiro?

Planejamento em Saúde O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui? Não me importo muito pra onde… Então não importa o caminho que você escolha! Isso depende muito de para onde você quer ir!

Planejamento em Saúde Levantamento da situação de saúde; Priorização das demandas; Compreensão das demandas; Planos de ação; Monitoramento e avaliação.

O que considerar Política Nacional de Promoção de Saúde; Política Nacional de Alimentação e Nutrição; Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional;

Política Nacional de Promoção da Saúde Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.

Política Nacional de Promoção da Saúde Incorporar e implementar ações de promoção da saúde, com ênfase na atenção básica; Ampliar a autonomia e a co-responsabilidade de sujeitos e coletividades, inclusive o poder público, no cuidado integral à saúde e minimizar e/ou extinguir as desigualdades de toda e qualquer ordem (étnica, racial, social, regional, de gênero, de orientação/opção sexual, dentre outras); Promover o entendimento da concepção ampliada de saúde, entre os trabalhadores em saúde, tanto das atividades-meio, como os da atividade-fim; Contribuir para o aumento da resolubilidade do Sistema, garantindo qualidade, eficácia, eficiência e segurança das ações de promoção da saúde;

Política Nacional de Promoção da Saúde Estimular alternativas inovadoras e socialmente inclusivas/contributivas no âmbito das ações de promoção da saúde; Valorizar e otimizar o uso dos espaços públicos de convivência e de produção de saúde para o desenvolvimento das ações de Promoção da Saúde; Favorecer a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis; Contribuir para elaboração e implementação de políticas públicas integradas que visem à melhoria da qualidade de vida no planejamento de espaços urbanos e rurais; Ampliar os processos de integração baseados na cooperação, solidariedade e gestão democrática;

Política Nacional de Promoção da Saúde Prevenir fatores determinantes e/ou condicionantes de doenças e agravos à saúde; Estimular a adoção de modos de viver não-violentos e o desenvolvimento de uma cultura de paz no país; Valorizar e ampliar a cooperação do setor da saúde com outras áreas de governos, setores e atores sociais para a gestão de políticas públicas e a criação e/ou o fortalecimento de iniciativas que signifiquem redução das situações de desigualdade.

Política Nacional de Alimentação e Nutrição A presente Política Nacional de Alimentação e Nutrição integra a Política Nacional de Saúde, inserindo-se, ao mesmo tempo, no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional. Tem como propósito a garantia da qualidade dos alimentos colocados para consumo no País, a promoção de práticas alimentares saudáveis e a prevenção e o controle dos distúrbios nutricionais, bem como o estímulo às ações intersetoriais que propiciem o acesso universal aos alimentos.

Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

ONDE ATUAR NO TERRITÓRIO??

Indicadores de Segurança Alimentar e Nutricional Produção de alimentos Disponibilidade de alimentos Renda / Condições de vida Acesso à alimentação Saúde e acesso a serviços de saúde Educação Políticas Públicas relacionadas a SAN