A Hidrovia do São Francisco

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Emergencial de Trafegabilidade e Segurança nas Estradas
Advertisements

Hidrografia do Brasil O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade.
GEIPOT Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes Santiago do Chile, 7 de novembro de A POLÍTICA BRASILEIRA REFERENTE À INTEGRAÇÃO MODAL NO.
JEFFERSON MAMEDE NUNES
EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA
A circulação e os transportes
Hidrografia.
O Rio da Integridade Nacional
Antonio Neto Lima Bonfim
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
Regionalização do espaço brasileiro
RESULTADOS 2010 Codevasf Contribuindo para reduzir as desigualdades regionais brasileiras!
Bacias Hidrográficas do Brasil
Infraestrutura e Logística do Agronegócio
ECLUSAS (Locks)‏ Prof. Msc. Gustavo André Pereira Guimarães
Recursos para obras e projetos.
20 a 23 de março de 2012 – Rio Grande, RS
Reestruturação da Navegação Fluvial Interior da Amazônia.
OS TRANSPORTES MODERNOS
HIDROVIA BRASIL - URUGUAI
HIDROGRAFIA BRASILEIRA
Hidrografia brasileira
MARCOS AURÉLIO LIMA DE OLIVEIRA
Brasil: Divisão Regional (IBGE)
INSERÇÃO DE PORTUGAL NAS REDES TRANSEUROPEIAS
A Hidrografia Brasileira
Logística no brasil.
VII Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
O STATUS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL
BR-364 Construção e Pavimentação
Navegação Fluvial do Estado de São Paulo
Soja Brasil Situação e Perspectiva I Seminário Outlook Regional de La Agroindustria Buenos Aires, 27 e 28 julho 2005 Apresentação: João Paulo de Moraes.
Águas Continentais do Brasil
AS REGIÕES BRASILEIRAS
0 MODAL HIDROVIÁRIO E A HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
Panorama da Logística no Brasil
1ª Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária
Hidreletricidade no Brasil:
Hidrografia Brasileira
“A política nacional para os transportes hidroviários do interior”. Dez/89 12/04/90: Extinção da Portobrás; Decreto 1642 (25/09/95) - Nova estrutura organizacional.
Ministério dos Transportes Secretaria de Política Nacional de Transportes Política Nacional de Transporte Hidroviário Piripiri-Pi – 12/11/2010 PDSRT MEIO.
Regiões geoeconômicas: Divisão do Brasil por critérios econômicos
CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES INVESTIMENTOS PRIVADOS NA MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS Edinho Araújo Ministro-chefe da Secretaria de Portos.
10 - TRANSPORTE A área de transporte merece atenção especial no escopo da logística, pois sem a ferramenta de transportes, o mundo e o Brasil sofreriam.
AS REGIÕES DO BRASIL.
Bacias hidrográficas do Brasil
Plano Hidroviário Estratégico PHE
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
Hidrovias Estímulos para o maior uso das hidrovias –mais embarcações –Mais portos fluviais –Eclusas (ampliação dos trechos navegáveis em rios de planalto)
Modal Marítimo.
Hidrografia
Formação do Território Brasileiro
UFRGS GMAp II RODADA TEMÁTICA SETORIAL QUALIVIAS EQUILÍBRIO FÍSICO E FUNCIONAL ENTRE OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM UM SISTEMA HIDROVIÁRIO INTERIOR SYNTHESIS
REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS , LAGOS E REPRESAS.
1° Workshop FRENLOG Cabotagem
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS GEOPOLÍTICA DE TRANSPORTES
sub – regiões nordestinas
O Modelo para a Malha Ferroviária Nacional: Investimentos, Oportunidades e Troca de Experiências O Modelo para a Malha Ferroviária Nacional: Investimentos,
O TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL
00 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO Porto Alegre, 23 de janeiro de 2006 Consórcio BOOZ ALLEN HAMILTON – FIPE – HLC Ferrovias no RS.
Bacias hidrográficas brasileiras
Bacias Hidrográficas Bacias brasileiras.
Hidrografia - Características
PLANO NACIONAL DE INTEGRAÇÃO HIDROVIÁRIA - PNIH Superintendência de Navegação Interior – SNI Gerência de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior.
Trabalho de Geografia Regiões geoeconômicas
O SIGNIFICADO DA MÃOZINHA... Doar Unir Compartilhar Solidarizar-se Cuidar.
Portos e Vias Navegáveis
Tema: Infraestrutura e Logística MARIO ROBERTO CÂNDIA DE FIGUEIREDO Pecuarista no Município de Poconé e Alta Floresta.
Transcrição da apresentação:

A Hidrovia do São Francisco DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES - DNIT COMPANHIA DOCAS DO MARANHÃO - CODOMAR A Hidrovia do São Francisco Palestrante: Luiz Felipe de Carvalho Gomes Ferreira – Chefe NM/AHSFRA/CODOMAR luizfelipe41@hotmail.com

CORREDORES HIDROVIÁRIOS DO BRASIL Corredor do Solimões-Amazonas-Madeira Corredor do Tocantins Manaus Vila do Conde Santarém Corredor do Parnaíba Miritituba Imperatriz Marabá Humaitá Juazeiro/ Petrolina Porto Velho Barreiras Ibotirama Sta. Maria da Vitória Corredor do Tapajós Cáceres Corredor do São Francisco Grande e Corrente Pirapora Corredor do Paraguai Ladário Guaíra Corredor Paraná - Tietê Porto Alegre Corredor do Mercosul Rio Grande

Área de Influência da Hidrovia Rio Extensão (km) São Francisco 1.371 Grande 366 Corrente 108 Paracatú 364 Total 2.209 Rio Corrente Rio Paracatu

A HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO O estudo da inserção da Hidrovia do São Francisco na malha de transporte do Corredor do São Francisco se faz adequado não só pelo porte significativo da via, como também, pelo contexto econômico em que se insere, já que na sua área de abrangência, ligando a região sudeste ao nordeste brasileiro, encurta distâncias, minimiza o passivo ambiental e reduz os custos de transporte, barateando, conseqüentemente, o escoamento de produtos e insumos em ambas as regiões. De acordo com análises realizadas pela Administração da Hidrovia do São Francisco – AHSFRA, através de dados fornecidos pelo antigo GEIPOT, IBGE, Ministério da Agricultura, empresas transportadoras entre outras, a fronteira agrícola no Corredor do São Francisco vêm se expandindo, tanto no noroeste mineiro, como no oeste baiano, além do grande crescimento do pólo avícola do nordeste (região do oeste de Pernambuco, sul do Piauí, sul do Ceará). Esta expansão não significa apenas aumento na produção de grãos, mas também no consumo de insumos, tais como, adubos, combustíveis e lubrificantes, implementos etc. Porém, o escoamento destes produtos e insumos requer a adoção de critério de menor custo total de transporte, ou seja, o custo entre o local da produção e o destino final, seja ele o consumo interno ou a exportação.

Portanto, é necessário saber se a adoção de um sistema multimodal de transporte utilizando este grande trecho hidroviário que é o rio São Francisco se converterá em aumento de competitividade destes produtos e insumos no mercado interno e externo. A delimitação da área de influência da Hidrovia do São Francisco levou em consideração os aspectos geográficos, sócio-econômicos, de produção e de transportes, considerando-se aí, a intermodalidade rodo-hidro-ferroviária. A análise das cargas que poderão ser movimentadas neste novo sistema multimodal de transportes não deve considerar apenas aquelas de grande volume e baixo valor agregado, cargas com forte apelo hidroviário, mas também aquelas que poderão vir a ser potencialmente vocacionadas à hidrovia, independentemente da necessidade transportes rodoviários complementares excedentes a 400 km. Por isto, a área de influência foi delimitada de modo a abranger municípios produtores/consumidores dos estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Piauí, Ceará e Pernambuco, situados na Bacia Hidrográfica do São Francisco, ou próximos a ela, e que tenham ligação rodoviária e/ou ferroviária com os pontos de origem/destino.

PRINCIPAIS AÇÕES PROPOSTAS Sinalização Luminosa do Lago de Sobradinho Revitalização dos Portos Fluviais de Juazeiro-BA e Petrolina-PE Desassoreamento nos passos do Limoeiro, Meleiro, Rodrigo/BA e outros pontos críticos Manutenção e Readequação Contínua da Sinalização Fixa de Margem e Flutuante Derrocamento do pedral do Meleiro Construção do Terminal de Carga de Ibotirama Reavaliação dos Estudos para Implantação das Vias Grande e Corrente Estudos e Obras para Melhoramento das Condições de Navegabilidade da Hidrovia Derrocamento dos pedrais da Ressaca, Umburana e Cachoeira de Carinhanha Estudos do Corredor para Melhoria Operacional Desassoreamento nos passos de Ibiaí, Riacho, São Francisco, Roçado e outros pontos críticos Retomada do Sistema de Monitoramento Operacional da Hidrovia através do SIG LEGENDA AÇÕES IMEDIATAS Estudos da Via Paracatú AÇÕES A CURTO PRAZO Revitalização do Porto Fluvial de Pirapora-MG AÇÕES A MÉDIO PRAZO

ATUAÇÃO DA AHSFRA

ATUAÇÃO DA AHSFRA

ATUAÇÃO DA AHSFRA

ATUAÇÃO DA AHSFRA

ATUAÇÃO DA AHSFRA

PORTO FLUVIAL DE PIRAPORA-MG ECLUSA DE SOBRADINHO-BA

URL: http://www.ahsfra.gov.br OBRIGADO!