Introdução à Anatomia e Fisiologia Animal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TERMOS DE POSIÇÃO E DIREÇÃO
Advertisements

Parede Torácica, Músculos da Respiração e Pulmões
Disciplina Zoologia I Prof MSc Briseidy M
OSSO HIÓIDE 1 Classificação 2 Elementos descritivos - corpo
SISTEMA ESQUELÉTICO.
Anatomia Planos e eixos de movimento Principais ossos é músculos
Prof ª Mônica Mamedes Universidade Gama e Souza
Face anterior Corresponde à fossa subescapular (músculo infra-escapular). Ângulo inferior da omoplata é facilmente palpável (situa-se ao nível do.
O ESQUELETO HUMANO.
Módulo II – Noções de Anatomia e Fisiologia Humana
ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA
Anatomia I Curso de Educação Física
Membros Inferiores Luciana Cooper.
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
Introdução ao Sistema Nervoso Central
Anatomia tornozelo e pé
Anatomia Macroscópica
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
ANATOMIA HUMANA SECÇÕES ANATÔMICAS PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS
FUPAC – Fundação Presidente Antônio Carlos Curso de Agronomia Anatomia, Fisiologia e Higiene Animal Prof. Msc. Ricardo Tomaz da Silva Osteologia.
Incidência AP Factores Técnicos Protecção Respiração
FUPAC – Fundação Presidente Antônio Carlos Curso de Agronomia Anatomia, Fisiologia e Higiene Animal Prof. Msc. Ricardo Tomaz da Silva Miologia.
Profa. Danielle Accardo de Mattos
Musculatura Glútea Músculo Origem Inserção Ação M. Glúteo Superficial
ANATOMIA TOPOGRÁFICA REGIÃO DO PESCOÇ0 Prof. Me. José Francisco Fonzar.
ANATOMIA MICROSCÓPICA DA PONTE
ESTUDO DO MOVIMENTO MODULO 1 OSSOS DA COLUNA VERTEBRAL
Face A face constitui um maciço ósseo que se situa por diante e para baixo do crânio. Nela estão situados os órgãos do sentido e o início do aparelho respiratório.
Anatomia Humana.
Módulo de Procedimento de Emergência – AULA 2
Profa Diana Babini Recife –
Basquetebol.
Músculo supinador: Origem: Epicôndilo lateral do úmero, ligamento colateral radial, ligamento anular e crista do músculo supinador. Inserção: Face lateral,
BASES ANATOMOFISIOLÓGICAS DO CORPO HUMANO I
Prof.Me. JOSÉ FRANCISCO FONZAR
Esqueleto da Porção Livre do Membro Inferior
SNC – morfologia interna e externa
Prof. Dr. Marcelo R. Guerino
Prof. Me. Jose Francisco Fonzar
PROFESSOR: Tiago Carvalho
ANATOMIA APLICADA À ED. FÍSICA E ESPORTES I
Prof. Dr. Marcelo R. Guerino
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA
Saúde do Trabalhador SISTEMA LOCOMOTOR.
ANATOMIA HUMANA Conceito:
O que é, e pra que estudar, ANATOMIA ?
CONSTITUIÇÃO DO CORPO: 6 níveis para compreensão Anatomia/Fisiologia
Professora: Erika Korinfsky
MIOLOGIA SISTEMA MUSCULAR.
Costelas, Esterno e Escápula
Introdução à Anatomia Funcional
Anatomia e Fisiologia Aula 1.
Prof. Dr. Fabrício Bacelar
OSTEOLOGIA DO MS Escápula Clavícula Úmero Rádio Ulna
Osteologia - Membro torácico
ELEMENTOS DE ANATOMIA HUMANA
Músculos do Quadril.
Fisiologia Humana Ciência que estuda o funcionamento orgânico metabólico dos seres vivos Início dos estudos com os chamados fisiologoi: Tales, Heráclito.
Músculos que atuam no pé e nos dedos do pé.
ANATOMIA.
PROF. ESP. CÉSAR ADRIANO DIAS VECINA
Apresentação da Disciplina Aula 1
RFM 0012 ANATOMIA HUMANA SISTÊMICA
Inara Lima. Etimológico:  Grego: Ana = em partes + Tomein = cortar  Latim: dis = em partes + secare = seccionar (cortar) Cortar separando em partes.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Anatomia e Fisiologia Animal FUPAC – Fundação Presidente Antônio Carlos Curso de Agronomia Anatomia, Fisiologia e Higiene Animal Prof. Msc. Ricardo Tomaz da Silva Introdução à Anatomia e Fisiologia Animal

Introdução

Introdução Higiene Sanidade Produtividade Rentabilidade

Introdução Fisiologia Veterinária A fisiologia é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos.

Introdução Anatomia ramo da medicina que estuda a forma e a estrutura dos diferentes elementos constituintes do corpo animal.

Posição Anatômica Para toda a descrição, usamos considerar o animal em estação, em pé, com os quatro membros apoiados ao solo, pescoço formando um ângulo de 145º com o dorso do animal, cabeça e olhar dirigido para frente.

Posição Anatômica

Planos e Eixos Plano Dorsal Plano Ventral Planos Frontais 1.2.1 Planos Horizontais 1.2.2 Planos Verticais 1.2.3 Planos Transversais Plano Dorsal Plano Ventral Planos Frontais Plano Cranial Plano Caudal Plano Lateral Direito Plano Lateral Esquerdo Plano Sagital Mediano Planos Sagitais ou Paramedianos

Eixos Eixo craniocaudal – estende-se do ponto de interseção das diagonais do plano cranial ao ponto correspondente do plano caudal; une o centro do plano cranial ao centro do plano caudal. Eixo dorsoventral – estende-se do ponto de interseção das diagonais do plano dorsal ao ponto correspondente do plano ventral; une o centro do plano dorsal ao centro do plano ventral.

Eixos Eixo latero-lateral – estende-se do ponto de interseção das diagonais dos planos laterais entre si; une o centro do plano lateral direito ao centro do plano lateral esquerdo.

Eixos

Termos Indicativos de Posição e Direção Cranial e Caudal: estruturas próximas ou voltadas para o plano cranial ou caudal; Dorsal, Ventral e Médio: estruturas próximas ou voltadas para o plano dorsal ou ventral, médio são usadas para designar estruturas entre estas duas;

Termos Indicativos de Posição e Direção

Termos Indicativos de Posição e Direção Lateral, Medial, Intermédio e Mediano: posição da estrutura em relação ao plano mediano. Próximos ao plano lateral ou mediano designam lateral e medial, exatamente sobre o plano mediano denominamos mediano, entre um lateral e um medial, denominamos de intermédio;

Termos Indicativos de Posição e Direção

Termos Indicativos de Posição e Direção Externo e Interno: significam respectivamente mais próximo ou mais distante do centro de um órgão ou de uma cavidade; Superficial e Profundo: indicam mais próximo ou mais afastado da superfície do corpo respectivamente;

Termos Indicativos de Posição e Direção Proximal e Distal: para membros e órgãos apendiculares. Indicam mais próximo e mais distante da raiz ou inserção; Palmar e Plantar: referem-se à face caudal do carpo, metacarpo, tarso, metatarso e dedos;

Termos Indicativos de Posição e Direção

Termos Indicativos de Posição e Direção Axial e Abaxial: são utilizados para as espécies cujo eixo funcional do membro passe entre o III e o IV dedos, como nos suínos e ruminantes. A face do dedo voltada para o eixo é chamada axial e aquela voltada para a face oposta é chamada abaxial;

Termos Indicativos de Posição e Direção Rostral, Superior e Inferior: rostral substitui o termo cranial para as estruturas localizadas na cabeça. Superior e inferior são termos pouco utilizados em animais, servindo para designar somente os lábios e pálpebra superior e inferior.

Termos Indicativos de Posição e Direção

Continua...