Unidade 6 O Mecanismo de pedir Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/0030010 Lucas Abdala 09/99857
Papel da Logística A Logística exerce a função de responder por toda a movimentação de materiais, dentro do ambiente interno e externo das empresas, iniciando pela chegada da matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente. Atividade primária: Transportes; Gestão de estoques; Processamento de pedidos; Atividades Secundárias: Apoio as primárias. Armazenagem Manuseio de materiais; Embalagem de proteção; Programação de produtos; Manutenção de Informação.
Controle de Estoque Custos associados aos estoques: Custo de pedir: Custos fixos administrativos associados ao processo de aquisição das quantidades requeridas para reposição do estoque Custos de manter o estoque: Custos necessários para manter uma certa quantidade de mercadorias por um período. Custo total = Custo de aquisição + Custos de manter o estoque Objetivos do estoque Objetivos de Custo: é encontrar um plano de suprimento que minimize o custo total. Objetivos de nível de serviço: Manter o equilíbrio entre produção e custo total do estoque e o nível de serviço prestado aos clientes. Previsão de Incertezas
Fluxo descontínuo de material Previsão Proc. Pedido Pedido Fábrica Fornecedores Cliente Envio Estoque de Matéria -Prima Estoque produto acabado Despacho Sistema conhecido como método de empurrar estoque, push. O fluxo de material é “empurrado” ao longo do processo pela fábrica até a distribuição, para suprir clientes. Esse sistema descontínuo começo com a previsão de vendas que é a base para os programas de produção, que são convertidos para os planos de compras
Fluxo contínuo de material Previsão Proc. Pedido Estoque Regulador Fornecedores Envio Cliente Envio Envio Fábrica Envio Sistema conhecido como método de puxar estoque, pull. Quando o pedido do cliente chega, ele é transmitido on-line para a fábrica. Esta produz contra a demanda, em ciclos de produção curtos e rápidos. Ela despacha os produtos para o clientes, ou diretamente , ou por meio do estoque regulador (consolidação de cargas ou terminais. Dessa forma a demanda do cliente “puxa” o fluxo de material.
Fluxo de Material x Fluxo de Informações Diferente do fluxo de material, o de informações oferece uma resposta mais eficiente.
Estrutura da Cadeia logística Informações e Recursos Produtos e Serviços Fonte de Suprimento Fornecedores Empresa Distribuidor Consumidor Logística de Suprimentos Logística de Produção Logística de Distribuição
Logística de suprimento Envolve as relações fornecedor – empresa; São alinhados planos estratégicos de fornecedores e empresas que direcionam recursos para reduzir custos e desenvolver novos produtos. Logística de produção A estratégia de produção é baseada na demanda, ou seja, nas necessidades do cliente; É desenvolvida totalmente pela empresa. Logística de distribuição Envolve as relações empresa – cliente – consumidor; A reposição dos produtos se faz com base na necessidade real.
O caso Michael Dell: Venda de computadores com configurações desejadas pelos clientes; Sob encomenda(Modelo direto de negócio); Eliminação de Custo de estocagem e despesas com revendas; Alavancar relacionamento com fornecedores e clientes Modelo Dell Computer: Montagem de computadores baseados nos componentes disponíveis no mercado; Não manter ativos próprios; Não ter risco de pesquisa e desenvolvimentos e não gerenciar um grande numero de empregados; Rápido crescimento-Distribuição do risco de desenvolvimento e produção entre vários fornecedores.
Processos Integrados Verticalmente: Empresas tradicionais Desvantagem: Alto risco decorrente dos custos de desenvolvimento e da propriedade de Ativos. Integração Virtual (Dell) Fornecedores e Prestadores de Serviços como se estivessem dentro da empresa; Velocidade de Estoque: média de tempo que um produto permanece no estoque; Desvantagem: Risco de obsolescência; Satisfazer as necessidades do cliente de maneira rápida e eficiente.
Os casos Nadir e Ciro Nadir Figueiredo O objetivo principal do piloto Nadir Figueiredo - Clientes foi alavancar as vendas e os serviços sem aumentar os custos operacionais. Diminuir o nível de corte de pedidos; Aumentar a “freqüência virtual de visitas”; Diminuir a concentração de pedidos; Reduzir o ciclo de atendimento dos pedidos; Potencializar a ação do vendedor, agregando serviço ao cliente.
Ciro Atacadista O objetivo principal do piloto Ciro Atacadista-Indústrias foi a redução dos custos operacionais. Reduzir o tempo despendido no atendimento de parceiros de menor porte; Agilizar o recebimento de mercadorias; Viabilizar a troca eletrônica de documentos com os parceiros de menor porte;