EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA

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Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características:  Periodo anterior ao Renascimento(final da idade media)  Surgimento das Universidades.
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Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA A ESCOLÁSTICA

O Cristianismo e o Império Romano Séc. I Surgimento do Cristianismo 44-58 d.C. Interpretação Paulina do Cristianismo 70 d.C Fim da revolta judaica e diáspora

Propagação do Cristianismo Sécs. II à IV Estabelecimento do Cristianismo no Império Romano Séc. I e II Perseguição aos cristãos 313 d.C. Legalização do Cristianismo 325 d.C. Concílio de Nicéia (Constantino) 392 d.C. Concílio de Constantinopla (Teodósio I) Cristianismo como religião oficial do Império

INVASÕES BÁRBARAS Queda do Império Romano (476 d.C.) Estabelecimento de reinos bárbaros na Europa Ocidental A Igreja Cristã conserva o estatuto político e intelectual do Império Romano. Monaquismo – Regra de São Bento (aprox. 529 d. C.).

EUROPA NO SÉCULO XII Fim das invasões Definição de fronteiras e surgimento de algumas das nações atuais Renascimento econômico e cultural Reintrodução dos clássicos gregos, em suas versões originais

Educação visando a cidadania e a política Ênfase no ensinamento dos filósofos ANTIGUIDADE CLÁSSICA 200 d.C Escolas Paroquiais: Formação de sacerdotes Leitura e escrituras sagradas IDADE MÉDIA 500 d.C ALTA IDADE MÉDIA Escolas Monásticas: Formação de monges e filhos de nobres Leitura e escrituras sagradas Latim e gramática 750 d.C Escolas Palatinas: Trivium: gramática, retórica e dialética Quadrivium: aritmética, geometria, astronomia e música 1000 d.C BAIXA IDADE MÉDIA Escolas Catedrais: Absorção dos autores clássicos, especialmente Aristóteles

Universidade de Bolonha UNIVERSIDADES Universidade de Bolonha (1088) Surgem a partir das escolas catedrais Dedicadas ao ensino da medicina, direito ou teologia Estudos posteriores ao trivium e ao quatrivium Com o passar do tempo, desvinculam-se das instituições eclesiásticas Oxford (1096) Paris (1170)

Pedro Abelardo (1079-1142) Lançou as bases da Escolástica Análise dos diferentes pontos de vista contraditórios sobre uma mesma questão Dialética como único caminho para a verdade Nominalismo: “coisas” são distintas das “palavras” que as representam. O entendimento das coisas provém de uma intelecção prévia de quem as nomina. Historia Calamitatum (primeira autobiografia conhecida) Muitas vezes, os corações dos homens e mulheres são despertados, da mesma forma que são aliviados em seus sofrimentos, mais pelo exemplo do que por palavras. E por isso, porque eu também tenho conhecido algum consolo da conversa tida com aquela que foi testemunha dos mesmos, estou agora inclinado a escrever sobre os sofrimentos que surgiram dos meus infortúnios, para os olhos de alguém que, embora ausente, é de si mesmo sempre um consolador.

ESCOLÁSTICA Método Dialético Objetivo: conciliação fé + razão Alta Idade Média: - fortalecimento das instituições (monarquia, burquesia) - renascimento cultural (século XII) Objetivo: conciliação fé + razão Método Dialético DEBATES Ampliação e aperfeiçoamento do conhecimento Conhecimento prévio Argumentos contraditórios

Tomás de Aquino Aristotelismo: síntese da Teologia e da Filosofia Uso da razão para demonstrar a existência de Deus (cinco vias): Primeira via (primeiro motor imóvel): tudo que se move é movido por algo ou alguém. Segunda via (causa primeira): todo efeito exige uma causa. Terceira via (ser necessário): os entes podem ou não existir. Quarta via (ser perfeito): gradação de perfeição dos seres. O mais perfeito é a causa dos demais no gênero. Quinta via (inteligência ordenadora): existência de uma ordem no universo – relógio-relojoeiro.