Governo Eletrônico Prof. Júlio Andrade.

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Transcrição da apresentação:

Governo Eletrônico Prof. Júlio Andrade

Tecnologia e Inovação ... http://www.youtube.com/watch?v=cNZPRsrwumQ http://www.youtube.com/watch?v=qeTIq1QN4a8

Ementa Economia digital e do conhecimento. Sociedade da Informação. Governo eletrônico (e-gov) no Brasil e as experiências internacionais. O conceito, evolução e principais objetivos do e-gov, vantagens, desafios e tendências. Democratização da informação. Prestação de serviços, transparência, controle e accountability, aplicação do e-gov no âmbito da União, estados e municípios. Mecanismos de avaliação de programas de e-gov. Diferenciação entre e-gov, epolítica, e-democracia e e-participação.

Programa UNIDADE 1 1.1 Sociedade da Informação 1.2 Economia digital e do conhecimento. UNIDADE 2 2.1 Governo eletrônico (e-gov) no Brasil e as experiências internacionais. 2.2 O conceito, evolução e principais objetivos do e-gov 2.3 Vantagens, desafios e tendências. 2.4 Democratização da informação. 2.5 Prestação de serviços, transparência, controle e accountability UNIDADE 3 3.1 Aplicação do e-gov no âmbito da União, Estados e Municípios. 3.2 Mecanismos de avaliação de programas de e-gov. 3.3 Diferenciação entre e-gov, e-política, e-democracia e e-participação.

Metodologia Realizaremos 15 encontros, de 2h/a cada. Mesclaremos aulas teóricas (exposição dialogada e expositivas) e práticas (laboratório de informática) A leitura dos textos indicados é obrigatória para o bom desenvolvimento da disciplina

Atividade Prática SGF

Avaliação Prova escrita Elaboração de artigo final Simulação Estudo de Caso Seminários ...

Para começo de conversa ... O desenvolvimento de programas de Governo Eletrônico tem como princípio a utilização das modernas tecnologias de informação e comunicação (TICs) para democratizar o acesso à informação, ampliar discussões e dinamizar a prestação de serviços públicos com foco na eficiência e efetividade das funções governamentais. No Brasil, a política de Governo Eletrônico segue um conjunto de diretrizes que atuam em três frentes fundamentais: Junto ao cidadão; Na melhoria da sua própria gestão interna; Na integração com parceiros e fornecedores.

O que se pretende com o Programa de Governo Eletrônico brasileiro é a transformação das relações do Governo com os cidadãos, empresas e também entre os órgãos do próprio governo de forma a aprimorar a qualidade dos serviços prestados; promover a interação com empresas e indústrias; e fortalecer a participação cidadã por meio do acesso a informação e a uma administração mais eficiente.

Fonte: Siau, Long, 2006

G2C Categoria de governo eletrônico que inclui todas as interações entre um governo e seus cidadãos (government-to-citizen) Exemplo de atividades: Acesso a informação, como benefícios, políticas e materiais educativos; Transações comerciais individuais prestação de serviço social, impostos. Acesso à participação no governo Fonte: Secretaria do Estado e Administração do Rio Grande do Note http://www.searh.rn.gov.br

G2B Categoria de governo eletrônico que inclui interações entre governos e empresas: governos que vendem e fornecem serviços a empresas e empresas que vendem produtos e serviços ao governo (government-to-business) Exemplos Fornecer um único portal e um sistema integrado de banco de dados; Introduzir o e-market para obter ganho de eficiência de custos. Compras públicas, licitações, etc

G2G Categoria de governo eletrônico que inclui atividades entre organismos governamentais e entre governos (government-to-government) Exemplos de atividades Compartilhamento ou integração de bancos de dados do governo nas esferas federais, estaduais e locais, bem como integrar sistemas isolados e distintos; Reforçar a colaboração e cooperação, tais como subvenções, aplicação da lei, campanhas de saúde pública, segurança pública

G2E Categoria de governo eletrônico que inclui atividades e serviços entre organismos governamentais e seus servidores, funcionários e colaboradores temporários (government-to-employees) Exemplos de atividades Reorganização de processos internos e adoção de melhores práticas; Prestação de serviços aos funcionários do governo, tais como capacitação, salários, viagens e reembolso.