Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia

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Transcrição da apresentação:

Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2ª Série Estrutura Geológica

Estrutura geológica  A Terra: idade e evolução;  Separação dos continentes e as placas tectônicas;  Teorias da tectônica de placas;  Dinâmica interna (modeladores do relevo): Tectonismo ou diastrofismo; Vulcanismo, terremoto e tsunami;  Estrutura externa ou agentes estruturadores.

A Terra: idade e evolução   RESUMO OBJETIVOS: -Identificar as principais fontes de energia utilizadas no mundo com base na análise da matriz energética. -Apresentar características de exploração e utilização das principais fontes de energia. -Analisar a matriz energética brasileira, destacando as principais fontes de energia utilizadas. -Discutir as novas alternativas energéticas buscadas pelo Brasil. -Analisar as relações entre a preservação e degradação da vida no planeta, em diferentes escalas. -Relacionar o uso das tecnologias aos impactos socioambientais, em diferentes contextos histórico-geográficos. -Apresentar e discutir argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida da social e ao mundo do trabalho. CONTEÚDOS FONTES DE ENERGIA - A necessidade de energia no mundo atual -Evolução da produção de energia e classificação -Fontes de energia e os impactos ambientais -Os biocombustíveis e alternativas energéticas RECURSOS -Datashow -Computador -Textos diversos DESENVOLVIMENTO Vários cientistas esmeram-se em negar o papel atual da matriz energética com base em combustíveis fósseis no aumento do efeito estufa, dizendo que se trata de um fenômeno natural. É claro que mudanças climáticas ocorrem no planeta independentemente da ação antrópica. Pensando nisso vamos começar o estudo das fontes de energia, propondo a introdução do tema, discutindo sua importância no cotidiano e em que a sociedade moderna atual é dependente. Em seguida, analisar gráficos e tabelas da evolução da produção, consumo de energia e classificação das fontes energéticas. Com objetivo de ampliar o conhecimento ler, refletir e discutir os textos: Os impactos ambientais e tecnologias limpas e ainda revolução energética do século XXI, disponível em: http//www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas – par3-cap9.Acesso em 08 de janeiro2010. Para encerrar, promover discussão sobre o consumo de gás natural no Brasil e a importância do gasoduto Brasil-Bolívia. Posteriormente, pedir aos educandos que realizem uma pesquisa das vantagens e desvantagens da produção e utilização dos bicombustíveis no país. Por fim, apresentar o resultado através de um painel-síntese, onde será exposto para a comunidade escolar. ATIVIDADES EXTRAS -Planejar uma leitura dialogada, que possibilite as intervenções dos alunos sobre a Petrobrás e a exploração de petróleo em águas profundas, o pré-sal. -Tendo com base os acidentes nucleares em Fukoshima, Goiânia e Chernobyl, na Ucrânia, observar as imagens e textos para avaliar a evolução do programa nuclear brasileiro, estabelecendo relações entre a necessidade de diversificação das fontes de energia, domínio da tecnologia e os custos da geração. - Em grupo pedir que construam um gráfico e tabela da participação de energia renovável matriz energética de países emergentes em seguida compare com a dos países em%. -Promover um debate sobre a participação de cada um dos grandes grupos na matriz energética e os possíveis riscos políticos, econômicos e ambientais de cada um deles. Imagem: United States Geological Survey / Domínio Público

Separação dos continentes e as placas tectônicas Eurásia América do Norte África Índia do Sul Artártica Austrália Separação dos continentes e as placas tectônicas Imagem: Kieff / GNU Free Documentation License, Version 1.2.

Evolução dos continentes  Pangea fragmentou-se em pedaços menores – os atuais continentes – que começaram a deslocar-se na superfície da Terra até atingirem as posições que ocupam hoje. Imagem: USGS / Domínio Público

Argumentos utilizados por Wegener para defender a teoria da Deriva Continental Morfológicos Geológicos Paleontológicos Paleoclimáticos

Argumentos morfológicos  Wegener constatou que os continentes apresentam formas complementares, permitindo, tal como num puzzle, um encaixe quase perfeito. África Índia América do Sul Artártica Austrália Imagem: Osvaldocangaspadilla / Dominio Publico

Argumentos Geológicos  Wegener verificou que algumas rochas de África do Sul e da América do Sul eram semelhantes, o que apenas pode ser explicado se considerarmos que estes continentes estiveram unidos no passado. Seguindo o mesmo raciocínio, Wegener conseguiu estabelecer continuidade entre vários continentes . Imagem: Alfred Wegener / Frontispiece of The Origin of Continents and Oceans / Public Domain.

Argumentos Paleontológicos  Wegener encontrou semelhanças entre os fósseis existentes em diversos continentes;  A existência de fósseis de plantas e de animais terrestres em continentes separados por milhares de quilômetros de oceano levava a crer que , na altura que esses seres existiram na Terra , os continentes onde aparecem os seus fósseis estavam unidos. ÁFRICA AMÉRICA DO SUL ÍNDIA AUSTRÁLIA ANTÁRTICA Restos de Fósseis de Cynognathos, um reptil terrestre do período triásico de aproximadamente 3m. Evidência Fóssil do réptil terrestre do Triásico, Lystrossaurus. Fóssil do feto do Glossopteris. Encontrado em todos continentes do sul. Mostrando que eles um dia foram unidos. Restos de Fósseis do réptil de água doce Mesossauro. Imagem: Osvaldocangaspadilla / Dominio Publico