CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE VILA VELHA Carga Horária: 40 horas Professor: Bassini Programa e Plano de Ensino Curso: Pedagogia Disciplina: Informática aplicada a educação
EMENTA Fundamentos teóricos e conceituais da informática aplicada à educação; O uso de linguagens de programação e de aplicativos no processo ensino- aprendizagem; Limites e possibilidades dos recursos informáticos na educação, diferenças entre informática, comunicação e educação; Aplicações práticas e uso de microcomputadores na educação; Internet e ferramentas computacionais existentes e aplicáveis à educação: sistemas operacionais; processadores de textos; apresentadores gráficos; planilhas eletrônicas; conexões com a internet; gerenciadores de banco de dados e outros aplicativos.
OBJETIVOS Dotar os alunos da conceituação básica em informática. Entender que o computador é muito mais que um grande arquivo; Familiarizá-los com as principais funções dos produtos existentes no mercado, como os editores de textos, planilhas e aplicativos para a Internet. Conhecer estes aplicativos e as suas funções mais usuais, tirando o máximo proveito dos recursos disponíveis; Criação de Artigos.
METODOLOGIA Práticas laboratoriais: Utilização do sistema operacional Windows XP e seus aplicativos; Editores de textos (Microsoft Word); Planilhas de cálculos (Microsoft Excel); Apresentações (Microsoft PowerPoint) e Acesso à internet; Exercícios para aprendizagem
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Introdução à Informática Fundamentos Sistemas, Dados, Informações, Informática, Processamento de dados. Hardware: O Computador e seus componentes. A CPU ou Processador – características e tipos. Memória – bit, byte, características e tipos. Meios de armazenamento – disquete, HD, CD-ROM, DVD e fitas. Periféricos – dispositivos de entrada e saída de dados (teclado, mouse, monitor, impressora, modem, etc). Software: Categorias de softwares – Softwares básicos, softwares aplicativos e linguagens de programação. Atividades profissionais na Informática.
Sistema Operacional Windows Conceitos de Sistemas Operacionais; A tela principal – Área de trabalho, ícones, barra de tarefas e menu Iniciar; Janelas e multitarefas; Ajuda; Acessórios – Calculadora, Bloco de notas, Wordpad e Paint; Operações básicas com arquivos (criar, salvar, abrir, fechar); Lixeira e Gerenciamento de arquivos e pastas com o Windows Explorer. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Editor de Textos – Word Introdução: a tela do Word, como iniciar, salvar e abrir um arquivo; Recursos Básicos de Edição; Formatação de Textos: fontes, parágrafos, marcadores e numeração, bordas, colunas; Cabeçalhos e rodapés; Criação de Índice; Tabelas, bordas e sombreamento; Mala Direta; Configuração de páginas e impressão de documentos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Planilha Eletrônica – Excel Conceitos; Barra de Ferramentas; Funções; Abordagem prática – criação de diversas planilhas eletrônicas; Assistente de gráficos; Configuração de páginas e impressão de documentos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PowerPoint Conceitos; Editando uma apresentação; Som, vídeo e animação; Desenhos; Diagramas e gráficos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Internet Principais Navegadores; Conceitos de Redes e Comunicação de Dados - comunicações por meio de redes e por meio de modens; Introdução à Internet – definição, histórico, formas de conexão, serviços disponíveis; WWW – endereços eletrônicos, sites, páginas, sites interessantes e download de arquivos; – endereços de , Webmail e gratuito, com o Microsoft Outlook Express
Mueller, John Paul. Aprenda Microsoft Windows XP em 21 Dias. São Paulo: Makron Books, Manzano, Joao Carlos. Estudo Dirigido de Windows Xp. São Paulo: Ed. Erica, Joe, Kraynak, O Mais Completo Guia Sobre Microsoft Office XP. São Paulo: Berkeley Brasil, Levine, J. R. & Baroudi, C.; Internet para Leigos. Berkeley Brasil Editora, 2a edição, São Paulo, Braga, Willian. Power Point It Educacional. Alta Books, Matos, Luis. Desvendando O Word. Editora Digerati Books, Luis Matos, Daniel Aurélio. Aprenda Excel Sem Fazer Esforço. Editora Digerati Books, Soares, L. F. G. & al.. Redes de computadores: Das Lans, Mans e Wans às Redes ATM. Editora Campus, Rio de Janeiro, REFERÊNCIAS
AVALIAÇÃO Conceituada conforme os critérios do Regimento Interno da Faculdade, utilizando-se dos seguintes instrumentos: Avaliação individual e em dupla; Assiduidade; Participação; Atividades complementares e Aferição do aprendizado. Calendário