Gravidez na adolescência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RN DE ALTO RISCO É aquele RN que independente da idade gestacional ou peso ao nascer tem maior chance de adoecer ou morrer devido a condições ou circunstâncias.
Advertisements

Trabalho realizado por: Ana Garcia nº1, 8ºC
A Gravidez Precoce Joana Alves Nº15 9ºE Nádia Martins Nº19 9ºE.
As dez principais dificuldades de um novo convertido
Cursinho Primeiro de Maio
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
O único defeito das mulheres
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
A Educação Sexual e os seus Contextos
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
Planeamento Familiar Flávio Fernandes 5.º B N.º 9.
Escola E.B. 2/3 do Couto Mineiro
O que é ser rapaz no séc. XXI?
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
Entrevista Entrevista realizada por: Joana Raquel Gomes De Castro e
FICAR DOS ADOLESCENTES
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Afectos e família.
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Gravidez na adolescência
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Escola Secundária Monte de Caparica Ano lectivo : 2010/2011
Gravidez na Adolescência
Ordem do Trabalho Conhecimento do Trabalho Construir o Objecto de Estudo Metodologia do Trabalho.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
População: hab Promover o desenvolvimento integral da criança desde sua concepção até os 6 anos, priorizando a faixa etária de 0 à 3 anos, orientando.
REUNIÃO DE PAIS Vídeo: Somos responsáveis pela educação de nossos filhos.
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
INDICADORES DE SAÚDE.
Educação Sexual na Adolescência
3° série Turma: 3003 Professor : Jarbas
Gravidez na adolescência
Monique Estevam – PCNP de Ciências Data: 29/04/2014
Prof. Vilson Bagatini Porto Alegre - RS - Brasil
Maternidade na adolescência
Gravidez na Adolescencia
CONTRACEPÇÃO Ficha de Verificação de Conhecimentos Avançar.
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
Epidemiologia de Medicamentos – Mortalidade e Morbidade
Entrevista.
Mas como medir a saúde da população?
SAÚDE REPRODUTIVA DAS PESSOAS QUE VIVEM E CONVIVEM COM HIV
Educação sexual Tema: Actividades e idades Mais factos sobre Bibliografia Recomendada em “Educação Sexual em Meio Escolar – Linhas Orientadoras”
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
Entre o Psicodiagnóstico e o Aconselhamento Psicológico
O amor humano.
Gravidez na adolescência
Guarda, Adoção, Abuso Sexual
Gravidez e Aborto. Gravidez Entende-se por gravidez o período de crescimento e desenvolvimento de um ou mais embriões dentro do organismo feminino que.
Dados atualizados sobre Gravidez na Adolescência
Como meninos e meninas pensam em relação a sexualidade
Trabalho de Projecto Problema: « Relações entre Pais e Filhos »
Mães adolescentes Um momento de descuido ou a vontade de chamar a atenção para os seus problemas familiares são muitas vezes as causas que levam uma adolescente.
Depois de apresentar cinco anos consecutivos de queda, a mortalidade materna no Paraná apresenta um forte aumento e interrompe a tendência de redução.
VALE SONHAR.
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
PÍLULA DO DIA SEGUINTE!!!!!. QUANDO? Nas horas seguintes à relação sexual que se julga de "risco", ou seja, que se efectuou durante o período fértil (entre.
Transcrição da apresentação:

Gravidez na adolescência A adolescência implica um período de mudanças físicas e emocionais que é considerado, por vários autores, um “momento de crise”. Não podemos descrever a adolescência como uma simples adaptação às transformações corporais, mas sim, como um importante período no Ciclo de Vida, que corresponde a diferentes mudanças, tanto a nível social e familiar como sexual.

Introdução: Neste trabalho iremos falar sobre a gravidez na adolescência, como prevenir, como saber se esta grávida, as principais queixas apresentadas pelas jovens grávidas e outras coisas.

Gravidez na adolescência O fenómeno da gravidez na adolescência não pode ser analisado exclusivamente a partir de números absolutos, nem apenas a partir de taxas de fecundidade. É preciso considerar condições demográficas e históricas importantes e outros dados complementares: 1) Onda jovem; 2) Controle de natalidade; 3) Dados sobre gravidez na adolescência (dados relativos).

Gravidez na adolescência – A realidade Embora seja uma situação extremamente difícil para uma adolescente ter que lidar com uma gravidez, as estatísticas actuais revelam que aproximadamente 10% das meninas engravidam antes de chegar. A criação de um bebé é uma coisa linda e emocionante, mas esse tempo pode ser assustador e incerto para uma adolescente que não estava planejando engravidar. Muitas jovens ficam morrendo de medo de contar aos seus pais que estão grávidas, enquanto outras têm pais altamente irresponsáveis ou abusivos e que não são de forma alguma um refúgio ou ajuda para Finalmente os números oficiais desmentem o senso comum: a gravidez na adolescência no Brasil está diminuindo! É uma rotina blogs, revistas e jornais publicarem matérias sobre gravidez na adolescência com o enfoque no “assustador, impressionante ou alarmante” aumento constante no número de adolescentes grávidas. O que não corresponde à realidade e faz parte de um discurso generalizado que apenas repete a condenação da gestação nesta faixa etária. Pois finalmente dados oficiais do Ministério da Saúde, divulgados em seu site em 22/09/09, colocam estes discursos alarmistas na vala do senso comum: o número de partos em adolescentes na rede pública de saúde do Brasil caiu mais de 30% nos últimos 10 anos.

IDADE MÉDIA NA PRIMEIRA RELAÇÃO SEXUAL Homens _________ 15, 3 anos Mulheres ________ 16, 4 anos

RESULTADOS DA GRAVIDEZ NÃO PLANEADA NA ADOLESCÊNCIA Riscos para a saúde materna decorrentes de: Início tardio ou não realização do pré-natal Não seguimento das orientações e prescrições Maior incidência de hipertensão em primíparas Parto obstruído, especialmente em adolescentes com idade ginecológica menor que 2 anos Consequências do aborto inseguro

RESULTADOS DA GRAVIDEZ NÃO PLANEADA NA ADOLESCÊNCIA Riscos para a saúde da criança: Prematuridade/ Baixo peso ao nascer/ Mortalidade neonatal (O centro neo natal é onde a criança recebe os primeiros cuidados tem UTI..teste do pezinho..etc.)

ABORTAMENTO INSEGURO NA ADOLESCÊNCIA Riscos para a saúde: Hemorragia pode levar a anemia aguda, choque e morte. Infecção pode levar a doença Inflamatória Pélvica, peritonite, septicemia e morte. Infecção genital alta pode levar a, gravidez ectópica, dor pélvica crónica e infertilidade tubária.

Consequências de uma gravidez prematura A adolescente tem problemas emocionais devido a mudança rápida no seu corpo. Risco à saúde da gravidez e do feto pois, como na maioria dos casos a adolescente tenta esconder a gravidez, o atendimento pré-natal é inadequado ou inexistente. A dúvida quanto a ter ou não este filho atinge a maior parte das adolescentes grávidas.

Algumas das consequências da gravidez na adolescência Uma adolescente grávida poderá apresentar problemas de crescimento e desenvolvimento, emocionais e comportamentais, educacionais e de aprendizagem. O risco de complicações na gravidez e problemas no parto é muito maior. Há também quem considere a gravidez uma complicação da actividade sexual.

Por que é que as adolescentes engravidam sem planear? Muitas são as razões pelas quais as jovens engravidam sem planejar, mas apenas vamos enumerar as principais: O pensamento mágico do jovem de que “isso não vai acontecer comigo”; A pressão do namorado ou grupo de amigos; Aumento da liberdade dos jovens e a necessidade de afirmação própria do adolescente, de contraposição á família e de quebra de tabus; O grande estímulo dos media; Início precoce da vida sexual;

Estas são apenas algumas das razões pelas quais as adolescentes engravidam sem planejar. Mas, muitas vezes o adolescente mantém relações sexuais, por diversas razões, tais como: falta de informação; o não uso dos métodos contraceptivos mesmo tendo conhecimento da sua existência; não têm condições financeiras de adquiri-los; a instabilidade própria da adolescência; pretexto para casar em busca de um carinho que não recebe em casa e engravidar como única solução de vida.

Quando o teste dá positivo... O que fazer?? Uma gravidez precoce não planeada implica sempre uma tomada de decisão. Independentemente da atitude que se venha a tomar, é importante procurar o apoio de uma ou mais pessoas para esta reflexão, de forma a conseguir lidar melhor com esta situação. Esta decisão é muito importante, porque uma criança precisa de muito afecto, amor e disponibilidade durante vários anos, sendo por isso necessário avaliar de uma forma muito responsável e consciente as decisões a tomar.

É importante não esquecer que existem muitos serviços que são anónimos, confidenciais e gratuitos (por exemplo: consultas de atendimento a jovens no Centro de Saúde, etc...), que podem ajudar as raparigas nestes momentos mais difíceis.

Porque é tão difícil ser mãe adolescente e estar grávida? Quando se trata de uma adolescente , as mudanças emocionais e físicas são questões de ordem psicossocial e ainda de falta de apoio. Estas razões podem tornar a gravidez numa experiência traumática e num problema social e de saúde.

Quais são as principais queixas apresentadas pela jovem grávida... Dificuldade na relação com os pais pelo surgimento da gravidez; algum desapontamento, culpas e acusações que poderão ocorrer quando a chegada da notícia; Dificuldade na relação consigo própria pela necessidade de integrar a gravidez e a expectativa da maternidade nos seus projectos e interesses de adolescente; Receio de possíveis alterações no relacionamento com o seu namorado;

Dificuldade em conseguir gerir a relação com o seu grupo de amigos; Dificuldade de encontrar um espaço onde se sinta confortável para falar sobre os seus medos e dúvidas face à situação vivida.

Qual a forma de tornar esta situação mais fácil? Se a família e as pessoas mais próximas da adolescente que engravida, forem capazes de acolher o novo facto com compreensão, harmonia e respeito, a gravidez tem maior possibilidade de ser levada a termo sem grandes transtornos. A jovem deverá ser apoiada nas decisões que tome de um modo consciente e realista. O bem estar afectivo é muito importante para a jovem grávida e para o seu bebé, e uma vez que a gravidez se faz a dois também o jovem pai deve ser ouvido na tomada de decisão.

A gravidez na adolescência é, portanto, um problema que deve ser levado muito a sério e que não deve ser subestimado nem por adolescentes, nem por educadores e professores. O rapaz e a rapariga devem ser estimulados a pensar e a viver a sexualidade, não só como uma maneira de sentir prazer com as suas novas capacidades reprodutivas e sexuais, mas também acompanhadas de um conjunto de responsabilidades perante si e perante a sociedade em geral.

Os mitos que existem sobre não engravidar...     Não se engravida...   Se tomar banho a seguir ao acto sexual? Se for a primeira vez que se tem relações sexuais? Durante a menstruação? Se se tiver relações sexuais em pé? Se se retirar o pénis antes da ejaculação? Quando não se atinge o orgasmo?   NÃO! CUIDADO! Em qualquer destas situações podes engravidar

testes de gravidez

17h às 19h Contactos úteis? Gabinete de Apoio à Sexualidade Juvenil (IPJ) Rua Pedro Álvares Cabral, 8 7800-509 Beja Tel. 284 322 672 | 284 322 423 E-mail: ipj.beja@mail.telepac.pt Horário de atendimento: 2ª, 4ª e 6ª-feira, das 17h às 19h

Gabinete de Apoio à Sexualidade Juvenil (IPJ) Largo José Afonso, 2900-429 Setúbal Tel. 265 539 340 E-mail: ipj.setubal@mail.telepac.pt Linha de Ajuda – Sexualidade em linha Tel. 808 222 003 (preço de chamada local em todo o território nacional)

Conclusão: Ao elaborar este trabalho o grupo concluiu que este tema está cada vez mais a preocupar a sociedade. Estas preocupações devem-se ao número de adolescentes que abandonam a escola por serem mães, o abandono dos próprios filhos em lares e às dificuldades que os pais adolescentes e o próprio bebé passam para sobreviverem.

Webgrafia: www.google.com