Problemas Ambientais Urbanos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biosfera e ação humana :atmosfera
Advertisements

Ambiente e sociedade: atmosfera e hidrosfera
O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Reciclagem de lixo orgânico
O QUE ESSA IMAGEM REPRESENTA PARA VOCÊ ?.
QUÍMICA DO MEIO AMBIENTE
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
Por : Paola A. Correa de Paula Julho/04
Treinamento COLETA SELETIVA Resíduos Sólidos
Saneamento ambiental Iana Alexandra
O espaço urbano no mundo contemporâneo
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
Ambiente e sociedade.
POLUIÇÃO DO AR.
POLUIÇÃO.
O DESTINO DO LIXO.
POLUIÇÃO Prof Edilson Soares
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Palestrante: José Eustáquio Viola
Gestão de resíduos perigosos
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
UNIDADE 2 Da Atmosfera ao Oceano
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
QUESTÃO AMBIENTAL NO SÉCULO XXI
Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos
Profª. Andréia 9º Ano Química.
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
Os fenômenos climáticos e a interferência humana
POLUIÇÃO SUBSTÂNCIA CERTA + LUGAR ERRADO.
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS- UBERLÂNDIA-MG
Quantidade de água disponível
Dinâmica Climática Capítulo 7.
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
Grandes Problemas ambientais
Os problemas sociais das cidades brasileiras
Professor Alan Alencar
RESÍDUOS SÓLIDOS.
Inversão Térmica VERÃO INVERNO (INVERSÃO TÉRMICA)
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – 8º Ano CN
1 Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que.
Área de projecto Resíduos
Energia das Biomassas.
POLUIÇÃO DO AR AQUECIMENTO GLOBAL.
Bruna Pacheco Keldmy Obrownick
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Água – fundamental para vida.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
As cidades e a questão ambiental
Será que estamos cuidando do meio ambiente no local em que vivemos?
Alunos: Eduardo F. Sovrani, Gian Carlos Mencatto, Gian Carlos Mencatto, João Vinicius Ferreira, João Vinicius Ferreira, Mario Schepainski Junior. Mario.
O ar A Poluição do ar Os efeitos camada de ozônio Efeito estufa
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
Professora Manuela Cardoso
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1.
Ecologia Lívia Piazentin Pola. Poluição  Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar.
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
Poluição dos Recursos Hídricos
Prof: Ana Margarida S. Belo
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

Problemas Ambientais Urbanos Pág. 370 a 372

INVERSÃO TÉRMICA

É comum nos invernos, principalmente no final da madrugada e início da manhã; O ar frio, mais denso, é responsável por impedir a dispersão de poluentes (CO, CO2, SO2 e fuligem) Consequências: Piora da qualidade do ar com maior concentração de material particulado; Aumento de doenças respiratórias (pneumonia, bronquite e asma); Irritação nos olhos.

ILHAS DE CALOR

Ocorrência: locais com grandes aglomerações urbanas; Há a elevação da temperatura devido à presença de construções (edifícios),asfalto, concentração de poluentes que ajudam a reter ainda mais o calor; A maior presença de árvores ou áreas verdes, contribui para a diminuição das temperaturas.

CHUVA ÁCIDA

CO2 + H2O = H2CO3 (ácido carbônico) Todas as chuvas são ligeiramente ácidas; CO2 + H2O = H2CO3 (ácido carbônico) As chuvas ácidas geram problemas por resultarem da elevação anormal dos níveis de acidez na atmosfera, através da intensa emissão de poluentes produzidos por atividades urbano-industriais (através da queima de combustíveis fósseis por indústrias e veículos automotores). Vilões (que combinado com a água modificam o pH): NO NO2 SO2 SO3 H2SO4 (ácido sulfúrico) HNO3 (ácido nítrico) HNO2 (ácido nitroso)

Ocorrência: Países altamente industrializados como EUA, os Europeus e mais recentemente a China. No Brasil há o exemplo de Cubatão. Consequências: Acidificação de rios e lagos comprometendo várias formas de vida; Corrosão de metais, pinturas e monumentos históricos; Destruição de florestas com exposição do solo favorecendo deslizamentos de terra.

Poluição O espaço consumido pela malha urbana é 10 vezes maior que o ocupado por ela; Tal espaço consome grande quantidade de energia e matéria-prima. Porém, há os subprodutos destas atividades gerando resíduos sólidos (lixo), líquidos (esgoto) e gasosos (fumaça, gases); Muitas vezes por não serem aproveitadas acumulam-se, causando desequilíbrios em escala local, regional e até global;

Poluição (polluere –” manchar, sujar”) Poluição é qualquer alteração prejudicial provocada no meio ambiente. Com o crescimento populacional houve aumento dos impactos ambientais; Existem vários tipos de poluição.

Poluição do ar É a emissão de gases e materiais particulados na atmosfera; Vilões: Veículos automotores (CO), indústrias e centrais termelétricas; No transporte urbano há o predomínio de veículos particulares. O automóvel é um item de alto valor na atual sociedade de consumo (símbolo de status). Tal situação agrava não só a poluição mas os congestionamentos;

Poluição do ar - Soluções Transporte coletivo de qualidade e integrado (não poluidores ou elétricos como trólebus, trens e metrô); Pedágios nas principais vias de trânsito; Rodízio de veículos para aliviar o trânsito e diminuir emissão de gases (sobretudo no inverno onde é comum a inversão térmica); Presença de catalisadores em escapamentos; Redução da emissão pela presença de filtros nas chaminés das indústrias.

Poluição do solo Lixo é todo resíduo sólido descartado pela atividade humana. Com o aumento das atividades urbanas e industriais houve um aumento do padrão de produção e consumo e hábitos contribuindo para a produção de milhões de toneladas de lixo por dia: - consumismo; - modismos passageiros; - rápida obsolência tecnológica (ex:lixo eletrônico); - produtos descartáveis.

O lixo contém materiais que podem e devem ser reaproveitados como o material orgânico por exemplo; Destino do lixo após a coleta: Lixões (depósitos a céu aberto) e os aterros sanitários (enterrados e compactados); Problemas: - Proliferação de insetos e ratos que podem transmitir doenças; - produção do chorume (substância líquida e ácida fruto da decomposição da matéria orgânica) que infiltra no solo contaminando o lençol freático; - acúmulo de materiais não biodegradáveis;

Lixões

Esquema de um lixão

Aterros Sanitários

Esquema de um aterro sanitário

Soluções para o lixo Lixo hospitalar: incineração (grande risco de contaminação) Lixo domiciliar: - Orgânico (restos de alimentos): produção de adubos e fertilizantes nas usinas de compostagem.É possível coletar o gás metano (combustível) através da fermentação deste tipo de lixo (rico em matéria orgânica e minerais) e estes, uma vez recuperados, podem ser incorporados ao solo; - Inorgânico: através de bons serviços de coleta seletiva e da reciclagem (papéis, vidros, plásticos ou metais); Tais ações necessitam de uma sociedade cada vez mais consciente e compromissada em colaborar.

Poluição das águas A água corresponda a ¾ da superfície do planeta; Sua distribuição é desigual: - 97,6% água salgada (a dessalinização é de custo alto); - 2,4% água doce, distribuída em: - geleiras e calotas polares (maior parte - 2,08%); - lençóis freáticos; - presentes no solo ou pântanos; - disponível em rios e lagos (apenas 0,02%). Fontes de água doce são as que mais recebem poluentes – Exemplo: ocupação de áreas de mananciais devido ao povoamento desordenado, inclusive ilegal;

A poluição ocorre com o lançamento de resíduos orgânicos acima da capacidade de absorção pelos organismos decompositores ou de resíduos inorgânicos não biodegradáveis; A poluição dos aquíferos (águas subterrâneas), devido a atividade agrícola, é muito comum devido à utilização de pesticidas ou mesmo com o chorume, produzido nos lixões;

Nas cidades especificamente, devido ao elevado consumo, há grande volume de efluentes industriais (poluição tóxica) e de esgotos domésticos. Aqui, a água utilizada é devolvida ao meio ambiente, parcial ou totalmente poluída. O excesso de matéria orgânica por exemplo, ajuda proliferar a população de algas comprometendo a qualidade da água;

Solução para o problema da poluição das águas TRATAMENTO Sistema de captação e tratamento de esgoto domiciliares e industriais; Fossas sépticas. Tal setor atualmente demanda elevados investimentos, assim como os projetos de despoluição dos rios, por exem- plo.