PEDAGOGIA VOCACIONAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma fonte de água jorrando
Advertisements

1 EVANGELHO – Mt 1,18-24 Ambiente:
«..Levanta-te, toma o Menino e sua
Pr. Jolivê Chaves MIPES - USB.
A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
Conscientização Vocacional
A INFÂNCIA DE JESUS.
A VOCAÇÃO.
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
uma oportunidade perdida
A Amizade na vida de Jesus.
CATEQUESE 8 QUEM É ESTE HOMEM?
SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO
A bendita entre as mulheres
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
A bendita entre as mulheres
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
O PERFIL DO ANIMADOR VOCACIONAL
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
Uma Morada para o Senhor
Em busca da ovelha perdida. Jo
JESUS CAMINHO, VERDADE, VIDA.
Novena a São José Quinto dia
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
DEUS TRINDADE.
Aprender a reconhecer que a oração é um ingrediente essencial no discipulado. Perceber que a oração é comunicação com Deus, pura e simples.
Uma perspectiva Bíblica
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
O que procuro? Onde procuro?
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
«Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo».
Essa é uma clássica expressão de Jesus: “Vem e segue-me
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
FÉ.
Jesus é a VIDA João
82 anos pregando as boas novas. 82 anos pregando as boas novas.
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
Deus Acontece … “Quando um profundo silêncio envolvia todas as coisas (…) a vossa palavra omnipotente desceu dos céus e do trono real…” Sab. 18, 14-15a.
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
Meus irmãos e minhas irmãs;
1º DOMINGO DA QUARESMA 28 DE FEVEREIRO
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
Ave Maria Comentada.
A Fé que transforma sua vida
VENDE TUDO O QUE TEM E SEGUE-ME!.
QUEM DIZEM OS HOMENS QUE
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
Catequese 2.
“ SE O GRÂO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. 22 DE MARÇO DE 2015.
«Tu és o meu Filho muito, amado em Ti pus toda a minha complacência».
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
O tema fundamental que a liturgia nos convida a refletir, neste domingo, é o tema da oração. Ao colocar diante dos nossos olhos os exemplos de Abraão.
Jesus é a VIDA João
A Rocha.
NA INJUSTIÇA, MOSTRA-ME O TEU CAMINHO SENHOR!
Fé e o sim de Maria ao Chamado de Deus 
Artigo 22 Cremos que, para obtermos verdadeiro conhecimento desse grande mistério, o Espírito Santo acende em nosso coração a verdadeira fé. Essa fé abraça.
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
6º Domingo da Páscoa 10 de maio de 2015.
A liturgia do 15º Domingo do Tempo Comum Recorda-nos que Deus atua no mundo através dos homens e mulheres que Ele chama e envia como testemunhas do.
Quem sou eu? Catequese 2.
Solenidade da Santíssima trindade
elevesuavida.com Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei! Pv
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
Entender Ajudar Colaborar Ser presente Dar presente Perdoar Superar Doar-se Fazer feliz Gostar Respeitar Dedicar Ser fiel Dar atenção Compreender.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Transcrição da apresentação:

PEDAGOGIA VOCACIONAL

PEDAGOGIA VOCACIONAL A orientação vocacional tenta que o chamamento de Deus não fique sem resposta, pois esse chamamento é: Vocação de Deus que,sobre a forma de chamamento, respeitando a liberdade da pessoa, pode ser entendida e correspondida... Convocação, quer dizer,chamamento a partir de outros,com os outros e para os outros. Missão: Deus chama para algo, confia tarefas e encargos aquele que se sente vocacionado há-de procurar cumprir.

PEDAGOGIA VOCACIONAL A Pedagogia Vocacional há-de ter em conta estes três aspectos (Vocação,Convocatória,Missão) percorrendo os seguintes passos: Fazer a proposta vocacional com sentido de “mediação significativa” do chamamento; Dar tempo suficiente para que opere a “Significatividade”; Suscitar e motivar a adesão e a “resposta”; Respeitar a “Pluralidade” de formas de entender e responder ao chamamento.

PEDAGOGIA VOCACIONAL Fazer a proposta vocacional com sentido de “mediação significativa” do chamamento. Deus dirigiu-se aos Homens e fez-se entender por eles através de mediadores e de mediações. Jesus Cristo, seu filho,foi a grande e definitiva mediação (Heb 1,2). Consciente do seu papel de mediador, que faz a proposta vocacional há-de proceder de acordo com a pedagogia Divina: Ensinando a Ler na vida, na história e no “grito dos pobres” o chamamento de Deus. Ensinando a dirigir o olhar e a atenção a Jesus Cristo, em quem Deus deu a conhecer a sua vontade (Jo 1,18) Assumindo com realismo e humildade o poder,mas também a debilidade, de toda a mediação comunicativa: Significado Significante Significativo

PEDAGOGIA VOCACIONAL Dar tempo suficiente para que opere a “Significatividade Por ser proposta, e não imposição, a oferta vocacional há-se saber contar com a paciência com a confiança. É então necessário o saber-se “instrumento nas mãos de Deus”: O reconhecer-se como mediação sacramental, pobre,limitada, do misterioso jogo entre o amor de Deus e a liberdade do homem, em cuja conjugação se situa o processo da salvação.

PEDAGOGIA VOCACIONAL Dar tempo suficiente para que opere a “Significatividade” Este misterioso jogo de interacção requer, de uma parte, tempo e paciente espera, como o dão a entender algumas parábolas (Mc 4, 26-29); e evita, da outra parte,uma espera confiada em que a semente, embora minúscula e insignificante, dará fruto (Mt 13, 31-33) e em que a proposta feita, embora limitada em inúmeros, encontrará eco, mais tarde ou mais cedo, na pessoa a quem foi comunicada.

PEDAGOGIA VOCACIONAL Suscitar e motivar a adesão e a “resposta” A vocação pede sempre uma resposta: Assim procedeu Deus com aqueles que chamou-homens e mulheres – a quem chamou para guiar o seu povo pelo caminho da liberdade: o seu chamamento e projecto traduziu-se neles em disponibilidade e aceitação.Maria é o exemplo perfeito do “Faça-se em mim segundo a sua Palavra”. (Lc 1,38)

PEDAGOGIA VOCACIONAL Suscitar e motivar a adesão e a “resposta” A vocação pede sempre uma resposta: Assim actuou também Jesus no chamamento dos discípulos:”vem e segue-me” (Mt 4,19;Mc 2,14)ou o “vinde e vê-de” (Jo1,39) recebeu o estimulo a adesão e a correspondência no “Deixando tudo seguiram-no” (Lc 5,1) e no “Foram e ficaram com Ele” (Jo 1,39).

PEDAGOGIA VOCACIONAL Suscitar e motivar a adesão e a “resposta” A vocação pede sempre uma resposta: Assim deve entender-se o trabalho de orientação e de acompanhamento vocacional: ajudar a entender e discernir a vontade de Deus sobre as pessoas e a favorecer pelos meios ao seu alcance que essa vontade seja entendida, assumida e correspondida.

PEDAGOGIA VOCACIONAL Respeitar a “Pluralidade” de formas de entender e responder ao chamamento. Deus respeita a originalidade e a peculiaridade de cada pessoa. Na resposta que dela espera: A nós cabe-nos motivar e estimular a resposta, exercitar essa plenitude de possibilidades que são confiadas a cada ser humano de dizer “sim” a Deus com a sua peculiaridade própria.

PEDAGOGIA VOCACIONAL Respeitar a “Pluralidade” de formas de entender e responder ao chamamento. A referência que nos oferecem os relatos neo-testamentários é que as confissões de fé e a adesão a Jesus foram as mais variadas e diversas, e a todas Jesus se mostrou sensível e acolhedor: Desde Nicodemos: “Como é possível nascer de novo?” (Jo 3,4), ou depois de ter duvidado como Tomé: “ Senhor meu e meu Deus!” (Jo 20,28