Origem do Teatro Português

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Auto da Barca do Inferno
Advertisements

Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
Teatro Medieval.
O TEATRO Página Seguinte – 11º Ano.
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
AUTO DA BARCA DO INFERNO
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
Humanismo.
Comédia Dell’Arte.
Esse termo era usado para caracterizar ornamentos excessivos.
Teatro no Brasil.
TEATRO DO ABSURDO.
Literatura Prof. Henrique
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
Literatura de Cordel.
Humanismo Período literário.
HISTÓRIA DO TEATRO COLÉGIO ALUB.
O RITO DE PASSAGEM PARA O CLASSICISMO
GÊNEROS LITERÁRIOS: Conjuntos de elementos semânticos, estilísticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com.
AUTO DA BARCA DO INFERNO
Gil Vicente – “Auto da Barca do Inferno”
Gil Vicente Vida e obra.
Auto da Barca do Inferno
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Auto da Barca do Gil Vicente.
“Auto da Barca do Inferno”
O TEATRO
AS FÁBULAS.
Quinhentismo no Brasil (1500 – 1601)
Humanismo (1418 – 1527).
A origem do teatro.
O TEXTO DRAMÁTICO.
Introdução aos gêneros literários
O teatro brasileiro no século XIX
Na Roma Antiga era assim:
Teatro Linha do tempo.
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO.
O período humanista na Literatura
Cap. IV Gênero dramático
HUMANISMO
Humanismo ( ) Idade Média x Renascimento
Teatro Grego O teatro, na Grécia antiga, nasce em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dioniso ou Baco (em Roma). A cada nova safra.
Como fazer a leitura de obra de arte?
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
O teatro Popular em Portugal Gil Vicente (1465 – 1537)
Breve História do Teatro

Teatro no Brasil.
ESCOLA E.B 2,3 PROF. AMARO ARANTES A n d r e i a F e r r e i r a n º 2 A s h l e y B a r b o s a n º 5 C a t a r i n a M a r q u e s n º 9 7ºC Prof. Filomena.
Comédia Dell’Arte.
Comédia Dell’Arte.
Gêneros Teatrais.
Teatro Grego O teatro, na Grécia antiga, nasce em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dioniso ou Baco (em Roma). A cada nova safra.
→ elementos paratextuais
O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.
HUMANISMO O Humanismo, segunda Escola Literária Medieval, corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica. Como o próprio nome.
Teatro.
Martins Pena.
TEATRO.
Literatura Medieval (séc. XII a XV)
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Escola E.B.2,3 Professor Amaro Arantes
Ensino Fundamental, 8º Ano
Auto da Barca do Inferno O “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente é um clássico da literatura que retrata a sociedade portuguesa do século XVI e ao.
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
Auto da Barca do Inferno Teatro de Gil Vicente Ilustração da edição original do Auto da Barca do Inferno
GGil Vicente foi o principal representante da literatura renascentista portuguesa, anterior a Camões, incorporando elementos populares na sua escrita.
Transcrição da apresentação:

Origem do Teatro Português

Origens do Teatro A história da arte dramática, é tão velha como a dos homens na terra. Pensa-se que já na Pré-história o teatro era feito sob a forma de danças (guerreiras ou mágicas) com as quais tentavam atrair a boa vontade dos deuses e favorecer a vitória. Na Grécia, e, mais tarde, em Roma, o teatro atingiu uma grande perfeição e nobreza.

A importância do Teatro Medieval em Gil Vicente Se considerarmos teatro como de aplicação do género dramático, poderemos considerar três períodos distintos na história do teatro português: - o teatro pré-vicentino; - o teatro vicentino; - o teatro pós-vicentino. Sendo Gil Vicente o primeiro autor a produzir textos de acordo com o género dramático logo na sua origem, destinados a serem representados. Gil Vicente inicia o teatro propriamente dito.

O que era o teatro pré-Vicentino? O teatro pré-vicentino, impropriamente chamado "teatro", não passava de uma "récita" feita sobretudo pela altura das festas principais do calendário religioso (o Natal e a Páscoa). As pessoas limitavam-se a extrair passagens textuais da Bíblia e "recitar" de cor aqueles acontecimentos. Atores e espetadores situavam-se todos, ao mesmo nível, dado não existir palco para tais recitações.

Quais os tipos de representações? Recuando no tempo, de acordo com a intenção que presidia vários tipos de representações, havia a existência de agrupamentos que podemos classificar do seguinte modo: - as Moralidades - peças mais curtas cujas personagens eram abstracções personificadas de vícios ou virtudes. - os Milagres - apresentavam dramatizações da vida dos santos ou situações em que eles intervinham miraculosamente. - as Farsas - peças satíricas e muito populares. Aproximavam-se da nossa "comédia". - as Sotties - espécie de farsas em que intervinham "parvos" a fim de permitir a crítica mais livre e mordaz. - os Momos - são pantominas alegóricas bastante espectaculares devido ao desfile vistoso de personagens de novelas cavaleirescas ou de símbolos régios. É de notar a ausência de diálogo.

Porque era chamado Gil Vicente o pai do Teatro Português? Gil Vicente é o primeiro autor a utilizar o género dramático. À maneira do que já acontecia na Europa, sobretudo a Alemanha e a Inglaterra. Estas, introduzem nas suas representações o palco, a fim de colocar o ator acima do horizonte visual do espetador, e o cenário para recriar o espaço cénico adaptável ao conteúdo de cada peça. Por estas razões bem podemos dizer que Gil Vicente é o pai do teatro português.

Biografia de Gil Vicente Gil Vicente é considerado, além de poeta de renome, o primeiro grande dramaturgo português e o pai do teatro nacional. Parece ter desempenhado, para além da tarefa já referida, a de músico, actor e encenador. Com a realização dos já referidos espectáculos, Gil Vicente aproveitava para retratar a sociedade portuguesa do séc. XVI, demonstrando uma enorme capacidade de observação, característica própria do autor, que viveu numa época de transição entre o Medievalismo e o Renascentismo, pois era crítico em relação ao que via e tinha pensamentos modernos para a época, embora parte da sua inspiração seja de carácter religioso.

Algumas Perguntas Quais as diferenças entre o teatro Pré-Vicentino, Vicentino e Pós-Vicentino? Quais os tipos de representações que existiam antes de Gil Vicente? Porque era chamado Gil Vicente o pai do Teatro Português?

Trabalho elaborado por: -Miguel Leão Nº12 -Miguel Candeias Nº13 -Neuza Almeida Nº15 http://www.youtube.com/watch?v=iMJPZ-mu-Ts&feature=related