Bioética O Surgimento da Bioética

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ética em pesquisa envolvendo seres humanos
Advertisements

Conceitos Fundamentais: da Moral à Bioética.
Bioética – Fundamentos Básicos Projeto de Ensino
ÉTICA EM PESQUISA.
ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS.
Envolvimento das pessoas.... envolvimento das pessoas...
O CREMESP E A BIOÉTICA BRASILEIRA
BIOÉTICA.
Introdução a Ética e Bioética
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Bioética na Formação Profissional
Descritiva Metaética Tipos de éticas
A ética (como teoria) Ética é uma argumentação,
Resolução 196/96 de 10 de Outubro de 1996
EE.Dom José de Camargo Barros
Bios (vida) + ethos (conduta)
Legislação e Bioética.
Prof. Everton da Silva Correa
Bioética e malformações congênitas
Rafaela Ferreira Grassi
Flávio Paranhos PUC Goiás UnB CEP-HC-UFG CONEP
SEMINÁRIO EXPERIMENTAÇÃO HUMANA D.S.Amorim; Arq. Bras. Cardiol. 28/2: Abril-1975 Disciplina: Metodologia e Ética Científica UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
ANÁLISE SENSORIAL-Definição e Histórico MÉTODOS SENSORIAIS- objetivos
ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Cremesp
APÓS INICIAR A MÚSICA, CLIQUE PARA AVANÇAR.
TERAPIA OCUPACIONAL NO ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES
Docente: Enf. Herton Gomes. Turma: R8N – 18 de Setembro de 2013.
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Eutanásia – aspectos bioéticos
DISCIPLINA DE ÉTICA : CONDUTA ETICA DOS PROFISSIONAIS DA AREA DE SAUDE. Obrigada! Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :
Comitê de Ética em Pesquisa
“Eutanásia”.
Princípios da Medicina de Família e Comunidade
História da fisioterapia no brasil
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
Professor MS Alcidemar Junior
Manual do Aluno Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas
Prof. Bruno Silva Aula de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
AULA 01 BIOÉTICA BIODIREITO Aula 01
Ciência Política & Teoria do Estado Prof. Marlon Corrêa.
Primeiras Jornadas Científicas Hospital Central de Maputo
Genetogramas e o Ciclo de vida familiar
ASPECTOS LEGAIS E NORMATIVOS.
Disciplina de Bioética II
Aula 2. História e conceitos da bioética
Carlos Fernando M. Francesconi José Roberto Goldim Marcia Mocellin Raymundo Moacir Assein Arus Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação Hospital de Clínicas de.
Bioética e Cirurgia José Roberto Goldim abril/2002.
Biotecnologia Módulo 2 Profª. Chayane C. de Souza
PRINCÍPIOS ÉTICOS BÁSICOS Deontologia e responsabilidade
Uma área do conhecimento relacionada à MANUTENÇÃO e RESTAURAÇÃO da saúde
Ética e pesquisa em Saúde Mental
Ciência Política & Teoria do Estado Prof. Marlon Corrêa.
22 de Novembro de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Fórum experiências exitosas em 2013 Fórum experiências exitosas em 2013 Título da experiência:
II SEMINÁRIO “A JUSTIÇA E A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL” SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA - STJ DIA Mesa Redonda: HORIZONTE JURÍDICO E PRÁTICAS.
Ética, Eticidade, Valor, Moral
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
CRONOLOGIA PSICOLOGIA BRASILEIRA
INOVAÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE SAÚDE PARA INSCRIÇÃO DE PACIENTE EM LISTA DE RECEPTORES DE RIM DE DOADOR FALECIDO PROJETO GIOS.
BIOÉTICA.
Ética Profª: Vanessa Indio 26/04/2017.
 BIOÉTICA Objetivos Definir bioética Descrever a história da bioética Conhecer a influência da bioética no nosso cotidiano   Conteúdos Definição de bioética.
Ética na Pesquisa com Seres Humanos
OS DESAFIOS DA NUTRIÇÃO NO SÉCULO XXI
11º Festin Lançamento do tema do concurso social “Incentivo a Doação de órgãos” SPOT – Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos do HC Dr.Jeová Nina Rocha.
Ensaios clínicos em países em desenvolvimento: a falácia da urgência ou a ética do mercado Encontro Nacional dos Comitês de Ética em Pesquisa Brasília,
Franciele dos Santos Souza Isabela de Oliveira Carvalho Tamiggi Di Karla Melo.
Bioética e cuidados paleativos na assistência à saúde O conceito de cuidados paleativos a pacientes terminais ficou conhecido a partir da década de 60,
Transcrição da apresentação:

Prof. Ismael Barros ismaelbarros.advogado@ig.com.br

Bioética O Surgimento da Bioética Em 1970 o biólogo norte-americano Van R. Potter iniciava uma nova fase da Ética, adotando a palavra “Bioética” para designar essa nova disciplina que emergia em diversos lugares do mundo, principalmente nos Estados Unidos, impulsionada pelos recentes avanços da Medicina e seus conflitos, entre outras coisas. O mundo ainda se ressentia dos efeitos das pesquisas inadequadas realizadas pelos nazistas, na Alemanha, com total desrespeito à autonomia dos sujeitos de investigação. Em consequência, a autonomia do sujeito de investigação e do paciente recebera um impulso favorável dos seguintes documentos: Código de Nuremberg (1948), elaborado pelo Tribunal de Nuremberg; Declaração de Helsinque (1964), elaborado pela Associação Médica Mundial devido às pesquisas inadequadas em seres humanos que continuavam a se realizar pelo mundo, Declaração dos Direitos do Homen (1978) emitida pela ONU.

Conflitos Morais e a Organização da Nova Ética Os casos mais conhecidos ocorreram nos Estados e são os seguintes: . Dificuldade de seleção de pacientes para Diálise de Seattle; . Caso Tuskegee; . Estado vegetativo persistente prolongado de Ann Karen Quinla; . Não autorização de cirurgia pelos pais do recém-nascido apelidado Baby Do; Tais acontecimentos desencadearam profunda reflexão em todo mundo, favorecendo o nascimento e crescimento da Bioética.

Caso Ann Karen Quinlan Karen Ann Quinlan vivia em New Jersey e tinha 22 anos de idade quando, em 15 de abril de 1975, entrou na emergência de um hospital em estado de coma. A etiologia da sintomatologia nunca foi esclarecida, mas supõe-se que houve a ingestão de librium, valium, barbitúrico e gim-tônica. Como a paciente permanecia em estado vegetativo persistente, o caso foi levado à Justiça. O Juiz solicitou parecer do Comitê de Ética do hospital. Tal comitê ainda não existia. Para resolver o impasse, o comitê foi criado às pressas e deu parecer de irreversibilidade do quadro de Karen. Em 31 de março de 1976, a Suprema Corte concedeu direito ao desligamento do respirador. Este foi desconectado, porém Karen sobreviveu por mais nove anos, despertando nas pessoas profundas reflexões sobre a terminalidade da vida, a beneficência e a não maleficência dos tratamentos.

Caso Tuskegee Durante o período de 1932 a 1972, desenvolveu-se nos EUA, mais especificamente em Tuskegee, no Alabama, uma pesquisa inadequada envolveu 399 negros sifilíticos. Tais sujeitos, em prol da ciência, foram impedidos de utilizar a penicilina quando esta foi descoberta e disponibilizada na década na década de 1940. As consequências foram graves tanto para os sujeitos da pesquisa quanto para seus familiares. Esse caso tornou pública a injustiça que era feita aos sujeitos de determinadas pesquisas, ensejando a introdução do princípio da justiça na sistematização da emergente Bioética. A comissão que analisou o caso divulgou um documento, o Belmont Inform, que veio a influir na sistematização da Bioética, introduzindo o princípio da justiça.

Caso Diálise de Seattle Em 1961 o médico norte-americano Belding Scribner descobriu cânulas apropriadas para a realização de diálise, havia poucos aparelhos, apenas sete, para muitos pacientes com insuficiência renal que buscavam tratamento. Como fazer justiça? Decidiu-se que a seleção dos pacientes para tão escassas vagas seria função de um comitê anônimo e multiprofissional que foi especialmente formado para tal fim. “Eles decidem quem vive e quem morre”, disse um jornal sobre o comitê. Esse caso favoreceu a reflexão geral sobre a justiça em recursos escassos e, por analogia, na sua aplicação por na sua aplicação em outras situações, como transplantes de órgãos e distribuições de recursos públicos para a saúde pública.

No Brasil a Bioética evoluiu desde o início dos anos noventa, tendo como fatos que contribuíram para seu progresso: A publicação da revista Bioética, pelo Conselho Federal de Medicina, em 1993, e O Mundo da Saúde, pelo Centro Universitário São Camilo, do Estado de São Paulo; A fundação da Sociedade Brasileira de Bioética, em 1995; A criação da Comissão Nacional em Ética em Pesquisa, em 1996, pelo Ministério da Saúde, e da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia; A criação do Comitê Hospitalar de Bioética, pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital de Clínicas de São Paulo e Instituto Nacional do Câncer do Rio de Janeiro. A primeira disciplina de Bioética no Brasil foi oferecida em 1994 na Unb, com denominação Introdução à Bioética.

Bons Estudos!