Liderança Cristã APRESENTAÇÃO Professor Roney Ricardo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Você é um Verdadeiro Discípulo de Jesus?
Advertisements

Zelo e Cuidado pelas Ovelhas de Deus Pr. Sandro Oliveira.
JOVENS COMO MODELOS DE DEUS
Pois tudo que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar
O que esperar dos nossos Filhos?
“A.C. e D.C. - o homem e a humanidade antes e depois de Cristo”
Classe Visão Bíblica IPJG Ref Bibliográfica Ouça o Espírito, Ouça o mundo John Stott. Ed. ABU Aula 20 A Igreja na Sociedade Pastores P.Lane 05 Agosto.
“E disse:Ouvi a voz as minhas palavras; se entre vós houver profetas, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer ou em sonhos falarei com ele.” ( Números.
Seminário de Pequenos Grupos
Autoridade Masculina Dentro Da Família
MARCOS 6.30 A identidade de Jesus.
As histórias da “tempestade” e “do endemoninhado gadareno”
O EVANGELHO DE MARCOS 2ª PARTE: 8:31-16:20 Café teológico – 20/03/2010.
VELHO TESTAMENTO E.
VELHO TESTAMENTO D JUÍZES.
VELHO TESTAMENTO "IV" JUÍZES.
VELHO TESTAMENTO 5.
OS PATRIARCAS GÊNESIS
Velho Testamento 4 Juízes.
Como Lidar com o Dinheiro – Parte 1
A Revelação e sua transmisão
CAMPANHA VOU TRIUNFAR VILA SOLANGE 2013 ANOS DE GRANDES CONQUISTAS.
TEXTO BASE: Tito 2.1 “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.
A Célula Principal: A Família!
Introdução ao Curso Bíblico "Conhecendo o Evangelho da Graça"
MARCAS DA VIDA. MARCAS DA VIDA PASSADO MARCAS DA VIDA A. MARCAS DO PASSADO.
PRECISO DE UMA IGREJA?. PRECISO DE UMA IGREJA?
RETIRO DE LÍDERES COMUNIDADE CRISTÃ DE LAJEADO NOVEMBRO IMIGRANTE (RS)
ABRAÃO INTRODUÇÃO 2000 AC Abrão : pai exaltado
ABRAÃO INTRODUÇÃO 2000 AC Deus o chama de seu amigo
Uma perspectiva Bíblica
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
DA IGREJA DO NOVO TESTAMENTO
Hebreus 7 A Aliança Superior
O Sistema Presbiteriano de Governo da Igreja
Vencendo os Gigantes do Dia a Dia
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
OS DONS ESPIRITUAIS.
TEMPO.
O dispensacionalismo é um grupo religioso que interpreta as profecias de acordo com o método futurista.
Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR
VIDA DEVOCIONAL 3a aula Pr. Kenneth Eagleton.
Qualidades Presentes Na Vida De Um Líder
Como nasce a Fé e nasce a Bíblia
Dons Espirituais: Chaves Para o Ministerio
VELHO TESTAMENTO JUÍZES.
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
Dr. Mark A. Ellis Igreja Batista do Méier
Os propósitos de Deus na história de uma nação
Liderança Cristã APRESENTAÇÃO Professor Roney Ricardo
A Vontade de Deus em Quatro Dimensões
INTEGRIDADE “Quando se perde as riquezas, nada se perdeu; quando se perde a saúde, houve alguma perda; porém, quando se perde o caráter, tudo está.
LIDERANÇA E DISCIPULADO
Liderança Cristã APRESENTAÇÃO Professor Roney Ricardo
Liderança Cristã APRESENTAÇÃO Professor Roney Ricardo / Blog Fundamentos Inabaláveis.
A IGREJA EM ANTIOQUIA.
As Epístolas Católicas
BREVE HISTÓRIA DOS HEBREUS
JURAMENTO E ORAÇÃO Tiago 5:12-20.
Escola Perseverança – 9 lição IGREJA DE CRISTO - Fortaleza
Josué o líder da conquista de Canaã Josué, sem dúvida alguma, é o personagem que predomina na fase da conquista da terra prometida, tendo.

Hebreus.
HEBREUS: Geografia: ocuparam a maior parte da Palestina composta por terras áridas, com um pequeno vale fértil junto ao Rio Jordão. Origens: eram pastores.
Hebreus.
Gostaria de relacionar alguns homens, que apesar de serem fracos e vulneráveis ao pecado, Deus os usou poderosamente para desempenhar alguns trabalhos.
INTRODUÇÃO – Neste trimestre letivo, estudaremos o livro de Gênesis.
ANTIGO TESTAMENTO Livros Históricos
ATÉ ONDE VAI A RESPONSABILIDADE DOS PAIS SOBRE OS FILHOS? Aula 06 – A Família Cristã.
De Canaã A Conquista Congregação Rocha da Bênção - ROBEN Escola Bíblica Dominical Congregação Rocha da Bênção - ROBEN Escola Bíblica Dominical Lição nº.
Transcrição da apresentação:

Liderança Cristã APRESENTAÇÃO Professor Roney Ricardo roneycozzer@hotmail.com 99773-4158 / 98854-3678 Blog Fundamentos Inabaláveis

Modelos de Liderança no Antigo e Novo Testamentos APRESENTAÇÃO Modelos de Liderança no Antigo e Novo Testamentos Professor Roney Ricardo roneycozzer@hotmail.com 99773-4158 / 98854-3678 Blog Fundamentos Inabaláveis

APRESENTAÇÃO No Antigo Testamento Professor Roney Ricardo roneycozzer@hotmail.com 99773-4158 / 98854-3678 Blog Fundamentos Inabaláveis

Modelo Patriarcal O patriarca era um “Pai e chefe de uma família, tribo ou raça. São chamados de patriarcas alguns antepassados dos israelitas, como, por exemplo, Abraão (Hb 7.4), os filhos de Jacó (At 7.8-9) e Davi (At 2.29)” – Dicionário da Bíblia de Almeida 2ª edição, SBB.

Modelo Patriarcal O período patriarcal dura aproximadamente 286 anos – de 1921 a 1635 a.C., de Abraão a José. Os patriarcas adoravam a Deus construindo altares e a eles, o Senhor prometeu a terra de Canaã por herança.

Modelo Teocrático (Juízes) O período dos Juízes de Israel vai da morte de Josué até o fim do governo do profeta Samuel. De 1425 a 1095 a.C., portanto, mais de 300 anos. Foi, sem dúvida, um dos períodos mais tristes da história de Israel; assim se pronuncia o cronista sagrado: “Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo” (Jz 21.25). Fonte: artigo publicado por Monergismo – Link: http://www.monergismo.net.br/textos/apologetica/Debora-Baraque_Bouwman.pdf – Acesso em 27/05/2014.

Modelo Teocrático (Juízes) “Muitos perguntam, 'Onde estão as Déboras?' Porém, uma questão de maior relevância hoje é: onde estão os Baraques, Lapidotes e os 10.000 homens que querem deixar Deus usar Suas Déboras?” Fonte: artigo publicado por Monergismo – Link: http://www.monergismo.net.br/textos/apologetica/Debora-Baraque_Bouwman.pdf – Acesso em 27/05/2014.

Modelo Monárquico (Reis) Este período vai do primeiro rei de Israel Saul até o cativeiro babilônico (importante distinguir entre o Reino Unido e o Reino Dividido). Período: 1095-975 a.C. - 120 anos. O governo regido por um monarca. Quando o rei era bom e temente a Deus, a nação seguia nessa direção; quando o contrário, a nação, igualmente, se corrompia. Fonte: artigo publicado por Monergismo – Link: http://www.monergismo.net.br/textos/apologetica/Debora-Baraque_Bouwman.pdf – Acesso em 27/05/2014.

APRESENTAÇÃO No Novo Testamento Professor Roney Ricardo roneycozzer@hotmail.com 99773-4158 / 98854-3678 Blog Fundamentos Inabaláveis

Liderança pelo Presbiterato “De acordo com o Novo Testamento, os presbíteros são responsáveis pela liderança e supervisão de uma igreja local. A função e o papel de um presbítero é bem resumida por Alexander Strauch em seu livro Biblical Eldership: “Os presbíteros lideram a igreja [1Tm 5.17; Tito 1.7; 1 Pedro 5.1-2], ensinam e pregam a Palavra [1 Timóteo 3.2; 2 Timóteo 4.2; Tito 1.9], protegem a igreja de falsos mestres [Atos 20.17, 28-31], exortam e admoestam os santos na sã doutrina [1 Timóteo 4.13; 2 Timóteo 3.13-17; Tito 1.9], visitam e oram pelos doentes [Tiago 5.14; Atos 20.35], e julgam questões doutrinárias [Atos 15.16]. Em terminologia bíblica, presbíteros pastoreiam, supervisionam, lideram e cuidam da igreja local” (FONTE: site Monergismo). Fonte: http://www.monergismo.com/matt-perman/qual-e-o-papel-de-um-presbitero/ Acesso em 03/06/2014

Liderança pelo Presbiterato “Presbítero” e “pastor” não são dois ofícios diferentes. Como John Piper argumenta na seção cinco do livreto “Biblical Eldership”, essas são simplesmente duas palavras diferentes para o mesmo ofício. Ele dá três razões. Primeiro, em Atos 20.28, os presbíteros são encorajados nos deveres “pastorais” de supervisionar e pastorear. Segundo, em 1 Pedro 5.1-2, os presbíteros são exortados a “pastorear” o rebanho de Deus que está aos cuidados deles, papel que é de um pastor.” (FONTE: site Monergismo). Fonte: http://www.monergismo.com/matt-perman/qual-e-o-papel-de-um-presbitero/ Acesso em 03/06/2014

Liderança pelo Presbiterato “Terceiro, em Efésios 4.11, a única vez que a palavra pastor ocorre no Novo Testamento, os pastores são tratados como pertencendo ao mesmo grupo dos mestres. Isso sugere que o papel principal do pastor é alimentar o rebanho por meio do ensino, que é um dos papeis principais dos presbíteros (Tito 1.9). Dessa forma, o Novo Testamento parece indicar que “pastor” é outro nome para “presbítero”. Um presbítero é um pastor, e um pastor é um presbítero” (FONTE: site Monergismo). Fonte: http://www.monergismo.com/matt-perman/qual-e-o-papel-de-um-presbitero/ Acesso em 03/06/2014

Liderança Familiar “e alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente” 1 Timóteo 5:8 Fonte basilar para estes slides: http://www.lideranca.org/cgi-bin/index.cgi?action=viewnews&id=7659