Papel da Logística na Empresa

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Transcrição da apresentação:

Papel da Logística na Empresa A Logística é responsável por toda movimentação de materiais, tanto no ambiente interno quanto no externo das empresas, desde a chegada da matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente. As atividades da Logística podem ser divididas em duas partes, as atividades primárias (transporte, gestão de estoques e processamento de pedidos) e as secundárias (armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, programação de produtos e manutenção de informação).

Três Tipos de Fluxo ou Processos Logísticos, Noções Fluxo descontínuo de material: É o sistema clássico, conhecido como método de empurrar estoque. Estes sãos alguns de seus usos e métodos: Estoque para demanda: visa manter os níveis de estoques proporcionais à sua demanda. Ponto de reposição: objetiva otimizar os investimentos em estoque. Quando o estoque cai para um nível conhecido como ponto de reposição, um pedido de ressuprimento é disparado em uma quantidade fixa conhecida como lote econômico de reposição. Reposição periódica: há um ciclo de tempo fixo em que as revisões periódicas do nível de estoque acontecem. Assim, quando ocorre o período de revisão e o estoque é determinado, é emitido um pedido de ressuprimento calculado pela diferença entre o nível máximo e o nível do estoque naquele momento.

Três Tipos de Fluxo ou Processos Logísticos, Noções Fluxo contínuo de materiais: Com a chegada do pedido, ele é transmitido on line para a fábrica. Essa produz contra a demanda, em ciclos de produção curtos e rápidos. Daí, o produto é despachado para o cliente, seja diretamente, seja através do estoque regulador.

Três Tipos de Fluxo ou Processos Logísticos, Noções Fluxo sincrônico de materiais: utiliza sistemas automatizados de gestão de materiais para balancear o fluxo de material. O sistema também fornece informações atualizadas sobre material a todos os envolvidos: fornecedores, fábricas, estoque regulador e distribuição.

O modelo direto de negócio da Dell É um modelo inovador, que aumenta o relacionamento com os clientes e fornecedores. Caracteriza-se pela eliminação dos custos de estocagem e das despesas com revendas. Esse modelo também integra fortemente os fornecedores e prestadores de serviço no negócio da empresa, pois seus sistemas estão conectados em tempo real com o sistema da Dell de seus funcionários participam de equipes de projetos e lançamentos de produtos.

O modelo direto de negócio da Dell Segundo matéria do blog http://opssession.blogspot.com OpsSession de setembro de 2008, naquela época, a Dell não tinha armazens. E apesar de montar cerca de 80 mil a cada 24 horas, ela mantinha não mais que 2 horas de estoque nas suas fábricas e um máximo de 72 horas considerando a operação inteira. (http://penofaparanoid.blogspot.com/2009/06/just-in-time-production-dell-way_18.html)