Igreja Nossa Senhora dos Prazeres

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PONTOS DE INTERESSE DA NOSSA TERRA.
Advertisements

Gótico em Portugal Mosteiro da Batalha.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Roteiro Turístico Pelas 7 Maravilhas Nacionais
ARTE ROMÂNICA - PORTUGAL
As 7 maravilhas de Portugal
Teatro de Felgueiras e Igreja de Sendim
CIDADE DO RIO AZUL UMA VISITA
VITÓRIA – 452 ANOS Léa da Silveira Seixas.
ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA
Um pouco sobre Vigia O município de Vigia é um dos mais antigos do Pará. Os primeiros moradores foram os índios Tupinambás, que ergueram no local a aldeia.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
As 7 Maravilhas de Portugal
Roteiro das nossas Freguesias Junho de 2008 Concepção: Pólo nº 4 do Agrupamento de Escolas de Castro Verde.
Estudo do Meio 2010 Descobrindo o antigo.
7 Maravilhas de Portugal
Torre do Esporão O Castelo de Esporão, também denominado como Torre do Esporão ou Solar da Herdade do Esporão localiza-se na povoação, freguesia e concelho.
Tema D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV
Vila Ruiva.
Mosteiro dos Jerónimos
Património Cultural Trabalho realizado por: Ana Alves nº 1
M i r a n d a d o D o u r o Visita ao Centro Histórico
Monumento Convento Dos Capuchos.
Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
Turismo e Desenvolvimento Sustentável
Igreja de S. Lourenço Maiorga - Alcobaça.
As Sete Maravilhas de Portugal
História de Portugal I 1.º Semestre do ano lectivo 2013/2014
Pelourinho & Torre Relógio
Visita Pastoral Paroquia de Castanheira do Ribatejo de 14 a 16/02/2014
Visita de Estudo “Património Cultural e Arquitectónico de Felgueiras”
VILA DE ÓBIDOS PORTUGAL.
Monumentos da CIDADE DO PORTO
MONUMENTOS DE PORTUGUAL
A Identidade Regional Sara Santos e Tiago Costa Nº 20 e 21
Ambiente Apresentação Membros do grupo David Santos Inês Mendes Nuno Costa Membros do grupo David Santos Inês Mendes Nuno Costa.
CUBA Cuba é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e subregião do Baixo Alentejo, com cerca de habitantes, tendo.
Pia do Urso.
A arte e a mentalidade barrocas
Batalha De Aljubarrota
Barroco no Brasil ( ).
Castelo de Almourol Situado numa pequena ilha escarpada, no curso médio do rio Tejo, o Castelo de Almourol é um dos monumentos militares medievais mais.
CHAVES PATRIMÓNIO HISTÓRICO E CULTURAL
Arte Romana.
Santa Maria del Fiore.
Assunção de Maria.
Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho. Arte
Arte Gótica.
História da Cultura e das Artes
História da Cultura e das Artes A Cultura da Catedral
Renovação do Espaço do Antigo Matadouro em Viseu
Incêndios em Lisboa “Nós Propomos!”Cidadania, sustentabilidade e inovação na educação geográfica 2014/15 Geografia A-11º Trabalho realizado por: Ana Faria.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária Caldas Das Taipas Ringue de Caldas das Taipas.
História da Cultura e das Artes
O estilo pombalino Sebastião José de Carvalho e Melo,
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária das Caldas das Taipas Escola primária abandonada.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Cooperativo da Benedita Ciclovias e passeio pedonal.
MARAVILHAS DE PORTUGAL
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
NO CONCELHO DE MIRANDELA
Parte XVI Igreja Matriz de Santo Antonio Corria o ano de 1909 Foi nesse ano que Antônio Agu deixou Osasco para jamais revê-la: em viagem de visita a.
Por terras de Castela Parte III Alcalá de Henares CLICAR.
História e Geografia de Portugal A arte barroca no concelho de Santo Tirso.
Maio, mês de Maria Clicar O mês de maio mais uma vez chega com muita esperança para todos nós.
IGREJA DE S. PEDRO DE RATES Caso Prático 2 ______ História da Cultura e das Artes – 10º Ano/Curso de Artes Visuais Módulo 3: A Cultura do Mosteiro Escola.
CLICAR A 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, em Fátima. Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco.
Rostos de cantaria, cobertas de azulejos, forradas a talha dourada, na sua singeleza de matrizes ou monumentos nacionais, em estilos tão diversos como.
O Barroco surgiu na Itália (Roma) do séc. XVI, espalhando-se depois por toda a Europa. O Barroco abandonou a sobriedade e equilíbrio do Renascimento,
Igreja de São João Baptista Matriz de Cinfães Trabalhos de Conservação e Restauro.
Transcrição da apresentação:

Igreja Nossa Senhora dos Prazeres

Igreja Nossa Senhora dos Prazeres Localizada no Litoral Oeste, no distrito de Leiria, freguesia dos Prazeres de Aljubarrota, concelho de Alcobaça, na Rua D. Nuno Álvares Pereira. O Sr. Padre Ramiro Pereira Portela, amigo da terra, senhor do povo, relata, assim, a um amigo da mesma algumas informações acerca de um grande monumento existente na Freguesia dos Prazeres de Aljubarrota.

Igreja Nossa Senhora dos Prazeres A Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres é uma das únicas igrejas da região de Alcobaça, da diocese Leiria/ Fátima, que apresenta os quatro estilos universais perfeitos de arquitectura portuguesa, resultantes de diferentes épocas. Assim, são visíveis intervenções de diferentes estilos: românico, gótico, renascentista, barroco e, no final do século XVIII , estilo pombalino. Sendo uma igreja matriz, tem, desde os tempos primórdios, uma Capela Baptismal e uma Torre Sineira. Ligado a esta igreja temos o milagre de Nossa Senhora do Laço, cuja imagem de metal, pequena como um dedo, sai todos os anos em procissão. Conta-se que foi neste local que se recolheu em oração antes de se lançar nos campos de batalha de Aljubarrota, onde se coroou de glória, D. Nuno Álvares Pereira.

Os vários estilos da arquitectura Portuguesa Românico Gótico Renascentista Barroco Pombalino

Estilo gótico capela do fundador O estilo gótico encontra-se na Capela do Fundador, cujo interior, de uma só nave, enquadra as arcas tumulares dos instituídos Martim Palença e sua mulher, dona Fellipa Simoens. Enquadram-se na mesma época as colunas facetadas com capitéis zoomórficos e vegetalistas. Figuram, também, aves estranhas de cunho naturalistas nas esculturas dos capitéis.

Capela do Fundador

Estilo Românico O estilo românico está presente no Pórtico de entrada com (3) três arquivoltas de arcos de volta inteira tipo ferradura

CAPELA DE ISABEL CORDEIRO ANO DE 1596 ESTILO RENASCENTISTA CAPELA DE ISABEL CORDEIRO ANO DE 1596 ALTAR DE SANTO ANTÓNIO

Como vestígio do estilo barroco temos o Altar em Talha Dourada

Estilo Pombalino Existe também a Capela-mor com estilo pombalino reconstruída pelo arquitecto Eugénio dos Santos e Carvalho, meados do século XVIII, mais precisamente em 1755.

. Origem Sendo uma igreja matriz, tem, desde os tempos primórdios, uma Capela Baptismal e uma Torre Sineira

Anjo Sº Gabriel Podemos encontrar ainda, no interior da Igreja uma escultura quinhentista representando o anjo São Gabriel denominado artisticamente por Anjo da Anunciação.

D. Nuno Álvares Pereira Neste local que se recolheu em oração D. Nuno Álvares Pereira. Antes de se lançar nos campos de batalha de Aljubarrota, onde se coroou da grandeza da sua gloria

faixa etária dos 10 aos 22 anos Análise Estatística faixa etária dos 10 aos 22 anos faixa etária dos 32 aos 42 anos Faixa etária dos 58 aos 60 anos Conhece os túmulos existentes no monumento? Frequenta a igreja? Acha que o padre dinamiza convenientemente a Igreja? Já visitou o monumento? Conhece a pia baptismal? Sabe em que rua fica a Igreja? Sabe que escultura quinhentista existe no monumento e o que representa? Segundo a lenda, sabe quem rezou na Igreja antes da batalha de Aljubarrota? Sabe em que ano foi construída a "Capela de Isabel Cordeiro X Dona Víuva"? Conhece os vários estilos de arquitectura existentes no monumento?

Conclusões: Sobre o inquérito realizado acerca da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres de Aljubarrota, por faixa etária dos 10 aos 60 anos, conclui-se que: A maioria das pessoas inquiridas tem pouca informação acerca do monumento, pelo que este precisa de ser mais divulgado.

Estas informações foram gentilmente cedidas pelo Sr Estas informações foram gentilmente cedidas pelo Sr. Padre Ramiro Pereira Portela O jornal “ O Mensageiro”, “página nº6 Leiria 31/12/87 Por terras dos Antigos Coutos de Alcobaça Livro de Maria Zulmira Albuquerque Furtado Marques - página nº71 www.monumentos.pt

TRABALHO REALIZADO POR FERNANDO JORGE MELO ESCOLA SECUNDÁRIA D. INÊS DE CASTRO CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS EFA B3 INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS NIVEL 2 MAIO DE 2008