1 de 27 Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades Telecentros.BR 1º de Maio de 2010
2 de 27 Embasamento legal 1) Decreto No 6.991/2009: institui. 2) Portaria MP/MCT/MC No 535/2009: regras. 3) Portaria MP No 66/2010: Colegiado. 4) Aviso de Selecao Publica MP/MCT/MC No 1/2010: edital para apresentaçao de propostas.
3 de 27 O que são telecentros públicos e comunitários? Acesso público e gratuito Computadores conectados à Internet Disponíveis para múltiplos usos: Navegação livre e assistida. Cursos. Atividades coletivas (cultura, lazer, geração de renda etc).
4 de 27 O que será ofertado pelo programa? - Equipamentos de informática novos Kit de 10 PCs + 1 servidor + mobiliário + impressora (MC) - Equipamentos de informática recondicionados Kit de 10 ou 5 PCs + 1 servidor (Projeto CI/ MP) - Conectividade Serviço de conexão à Internet (Gesac/ MC) - Bolsas para jovens monitores de telecentros (CNPq/ MCT) 2 bolsas de R$ 241,50 - Formação para bolsistas e não bolsistas Todos os bolsistas 1 a 2 vagas para não bolsistas por telecentro
5 de 27 Contrapartidas exigidas - Espaço físico adequado e acessível (inclusive com construção de rampas). - 48m2 de área disponível, no caso dos novos telecentros. - Rede elétrica interna adequada. - Manutenção de energia elétrica, limpeza, segurança e conservação básica dos equipamentos de informática do telecentro. Distribuição de responsabilidades entre Entidade Proponente, parceiros e Entidades Beneficiárias.
6 de 27 Contrapartidas exigidas - Mobiliário e rede lógica interligando computadores a um servido no caso de telecentros que demandem equipamentos recondicionados. Atendimento às diretrizes de funcionamento. - Acompanhamento pela Entidade Proponente e prestação de informações à Coordenação de maneira continuada. - Climatização dos espaços para ampliar a vida útil dos equipamentos.
7 de 27 Por que aprovamos a proposta? - Atendimento às diretrizes do Programa. - Grau de apoio da Prefeitura aos telecentros da Proposta. - Experiência prévia do PAD e capacidade de Continuidade com qualidade e responsabilidade. - Atuação do PAD convergente com as políticas federais.
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9 de 27 Quantitativo de propostas propostas submetidas e avaliadas; - 63 propostas aprovadas em todo o país; - 06 propostas aprovadas no Estado do Ceará; - 01 proposta aprovada no Vale do Jaguaribe (PAD).
10 de IGES - Instituto de Gestão Social do Terceiro Setor 27 -Ministério da Integração Nacional 69 - Fundação Municipal de Educação de Niterói (RJ) 86 - Prefeitura Municipal de Cariacica (ES) 87 - GIRAL - Grupo de Informática, Comunicação e Ação Local 91 - Movimento Ceará - Associação dos Educadores Populares do Ceará 98 - PRODABEL – Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte MMA – Ministério do Meio Ambiente IDEAR - Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social Prefeitura Municipal de Russas (CE) Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Sudoeste do Paraná Tanquinho Prefeitura (BA) Entidades com propostas aprovadas
11 de SECTI/ Governo do Estado da Bahia PMPA SMDHSU CIDAT – Prefeitura de Porto Alegre (RS) Fundação Banco do Brasil Prefeitura Municipal de Vitória (ES) Prefeitura Municipal de Campo Grande (MS) Banco do Brasil Prefeitura Municipal de Caxias do Sul (RS) Sedect/ Governo do Estado do Pará Casa de Cultura Tainá Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal Ministério do Desenvolvimento Agrário Prefeitura de Novo Hamburgo (RS) Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante (CE) Associação de Resgate da Dignidade Humana Providência Divina Ministério da Justiça Prefeitura Municipal de Ivinhema (MS) Prefeitura Municipal de Bauru (SP) Entidades com propostas aprovadas
12 de SEMED/ Prefeitura Igarapé-Miri (PA) Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão / Prefeitura Municipal de Osasco (SP) AFFAS - Ação Faça uma Família Sorrir PMVR – Prefeitura Municipal de Volta Redonda (RJ) Prefeitura Municipal de Arapiraca (AL) 645 – Censipam - Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia Prefeitura Municipal de Guarulhos (SP) - Secretaria do Trabalho MPA – Ministério da Pesca Prefeitura Municipal de Patos (PB) Coletivo Digital Prefeitura Municipal Boa Esperança (MG) Universidade do Estado do Amazonas – UEA Prefeitura Municipal de Cruzeiro (SP) Prefeitura do Recife (PE) Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT Prefeitura Municipal de Fortaleza (CE)
13 de – Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados Secretaria de Estado da Gestão Administrativa do Acre PMPV – SEMDESTUR – Prefeitura de Porto Velho (RO) Centro Marista de Solidariedade Iguatu Prefeitura (CE) Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB) Movimento de Integração e Orientação Social – MEIOS UNBEC - União Norte Brasileira de Educação e Cultura Prefeitura Municipal de Caruaru (PE) SECTI/ Governo do Estado de Alagoas COMANAS – Consórcio de Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional Prefeitura Municipal de Bom Jardim (RJ) Universidade Estadual do Norte Prefeitura Municipal de Cascavel (CE) Fluminense Darcy Ribeiro UFPA – Universidade Federal do Pará CEDDISP – Comitê de Educação para Democratização da Informática São Paulo Centro de Desenvolvimento do Trabalho Integrado ao Social Governo do Estado da Paraíba
14 de 27 1)Montagem dos horários de funcionamento de cada espaço (novos e existentes) e encaminhamento por ofício à secretaria do PAD; 2)Visita in loco aos espaços que serão contemplados para registro visual e confirmação da adequação dos espaços (montar cronograma); 3)Contrapartida das associações (central de ar e/ou ventilador, reforma, acabamento do espaço, forro, instalação de tomadas, custeio de batas dos facilitadores, etc. 4)Aguardar contato do Ministério do Planejamento para orientações; E agora o que deve ser feito?
15 de 27 5) Assinatura dos respectivos termos entre prefeitura, presidentes de associações e diretores de escolas (Termo de doação com encargos dos equipamentos e Termo de compromisso para uso da internet (GESAC) entre o Ministério da Comunicações e associações/escolas; assinatura do Termo de doação com encargos de bens recondicionados com a escolas e instituição doadora de equipamentos usados. 6) Elaboração do edital de seleção (deve ser construído com os 26 representantes dos espaços envolvidos) dos bolsistas; 7) Divulgação da seleção nas comunidades. A seleção será feita com alunos que estejam no EM ou tenham concluído com idade entre 16 e 29 anos, comprovadamente carente. E agora o que deve ser feito?
16 de 27 8) Assinatura dos respectivos termos entre prefeitura, presidentes de associações e diretores de escolas; 9) Elaboração do edital de seleção (deve ser construído com os 26 representantes dos espaços envolvidos) dos bolsistas; 10) Divulgação da seleção nas comunidades. A seleção será feita com alunos que estejam no EM ou tenham concluído com idade entre 16 e 29 anos, comprovadamente carente. (2 bolsistas remunerados e 2 voluntários e a bolsa não pode ser renovada após 12 meses) 11) Participação no curso de Gestão de Telecentros com início em 17/06 de 2010 e em cursos de informática básica para iniciantes. E agora o que deve ser feito?
17 de 27 12) Definição da fachada principal de acesso ao telecentro (deve conter obrigatoriamente a logo do Programa, do PAD e da Prefeitura. 13) No interior do espaço deve conter, obrigatoriamente, breve histórico de vida do homenageado que deu nome ao telecentro. (banner em lona) 14) Realização do II Ciclo de palestras nas escolas e comunidades contempladas no período de 03/05 a 31/05 de E agora o que deve ser feito?
18 de 27 1) 52 bolsistas = ,00 2) Kit dos 12 novos telecentros: ,00 (valor aproximado) Valor total aproximado: ,00 (sem repasses para prefeitura ou Projeto) O Programa em valores
19 de 27 1)Cadastro de todos os usuários e cursos dos telecentros no Sistema de Gerenciamento dos Usuários dos Telecentros Públicos de Russas – SIGUT (em desenvolvimento). 2)Oferta de cursos e atividades de acordo com as necessidades da região; 3)Capacitação dos monitores (feita por rede de formação definida pelo Ministério do planejamento) 4)Reunião mensal com líderes comunitários e bimestral os facilitadores. 5)Elaboração de relatório semestral das atividades realizadas pelos facilitadores assinado pelo responsável do telecentro. E após a instalação dos telecentros?
20 de 27 1)Técnicos do Ministério do Planejamento; 2)Coordenação do Projeto Ação Digital através de visitas; 3)Responsáveis pela administração da unidade. Como será feita a fiscalização?
21 de 27 Equipe João Paulo de Oliveira - Coordenador Geral Funcionário público do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Estado do Rio Grande do Norte, lotado no setor de ensino e assuntos estudantis. Atuou como professor dos programas especiais de formação de professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROFORMACAO e Projeto Pedagogia da Terra/UERN), tendo participado ainda do projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UERN, para capacitação de professores com software livre. Márcia Maria de Oliveira Santiago – Coordenadora Executiva Professora da Rede Pública Municipal de Russas. Atuou como coordenadora de Cursos do Projeto ABC até É professora do Colégio Raimundo Pelópidas de Araújo, tendo lotação provisória no Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio.
22 de 27 EQUIPE Jezmael Oliveira Basílio – Web Master Atuante como bolsista na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tem experiências em Webdesign (HTML, CSS e Criação de layout), multimídias e também em programação (Java, ActionScript e C). Tem ampla experiência com design gráfico e já atuou na construção de websites comercial e para instituições públicas. Higo da Silva Lima – Coordenador de Comunicação Atualmente é repórter de cotidiano do Jornal de Fato, em Mossoró (RN). Já atuou na cobertura jornalística pelo site empauta.net e com Assessoria de Imprensa e redação jornalística pela agência Zumba Comunicação e Marketing. Tem artigos acadêmicos publicados em diversos periódicos do Brasil, com estudos em música popular e Análise do Discurso. Em 2008, foi o vencedor do Prêmio Dorian Jorge Freire de Jornalismo, na categoria Webjornalismo
23 de 27 EQUIPE Naraline Basílio de Oliveira – Secretária e Facilitadora Estudante do curso de Administração da Universidade Potiguar (UNP). Professora da Rede Pública Municipal de Russas com mais de 13 anos de experiência na educação. Ozenir da Silva Maia Ferreira – Coordenadora de assuntos Pedagógicos e comunitários
24 de 27 EQUIPE DE FACILITADORES Adriano Ferreira Júlio César Anderson Freitas (Coordenação de comunicação)
25 de 27 MINUTA DA REUNIÃO Horário reunião: 8h Início: 08:15 Término: 10:30 Quantidade de convocados: 26 Quantidade de presentes: 20 Ausentes: 04 Ausências justificadas: 0
26 de 27 MINUTA DA REUNIÃO Principais deliberações: - Definição do cronograma de visitas às escolas e comunidades; - Participação de todos os convocados no curso de Gestão de Telecentros.
27 de 27 Obrigado pela atenção! Obrigado(a) pela atenção! Projeto Ação Digital - PAD Trav. João de Deus, s/n, Centro, Russas – Ceará. CEP: Funciona na sede do Projeto ABC Contato: (88) / (88) / (88)