Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras de Linguagem.
Advertisements

Figuras de Linguagem “Palavras“
Profª Cláudia Rodrigues
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO Profª Andréa Fávaro.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA
Figuras de Linguagem Por Anna Frascolla Design por Bruna Frascolla.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan.
Figuras de estilo Literatura.
Figuras de Linguagem 15.
Figuras de linguagem By Christopher.
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSOR JESWESLEY MENDES.
Introdução à estilos e figuras de linguagem
Aliteração- repetição de sons consonantais (consoantes)
Hipérbole e Eufemismo.
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE.
ROSAS VERMELHAS Por:
FIGURAS DE LINGUAGEM.
FIGURAS DE LINGUAGEM A linguagem possibilita-nos exprimir não só nossa compreensão de mundo (ideias, conceitos, opiniões...), mas também nosso mundo psíquico.
Liberdade para voar Rayma Lima. Liberdade para voar Rayma Lima.
ACREDITE SE QUISER.
Por Veridiana B. B. Corrêa
O Segredo do Sucesso.
Recursos estilísticos. O texto literário diferencia-se dos demais pelo emprego recorrente da linguagem conotativa, que torna possível a exploração dos.
A MAIS BELA FLOR O estacionamento estava deserto quando me sentei para ler embaixo dos longos ramos de um velho carvalho. Desiludido da vida,
Saudade.
EU TE AMO JESUS E NÃO TENHO OUTRO DESEJO SENÃO TE AMAR ATÉ O ULTIMO INSTANTE DA MINHA VIDA. EU TE AMO MEU DEUS MEU CÉU E PREFIRO MORRER AMANDO A TI DO.
MARIA... MINHA MÃE MARIA! LIGUE O SOM!
FIGURAS DE LINGUAGEM JN Profª. Luciana Balduíno.
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
As figuras de linguagem nos textos:
Figuras de linguagem Figuras de linguagem.
Figuras de linguagem ou estilo
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
Principais Figuras de Linguagem.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Sirlene Kolb
Figuras de Linguagem Profa. Karla Faria.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Figuras de Linguagem.
Interpretação textual Aula 02- Linguagem Figurada - Pensamento
Oração Faça esta oração mesmo que não sinta vontade!!
FIGURAS DE LINGUAGEM É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE CONSISTE EM UTILIZAR PALAVRAS EM SENTIDO FIGURADO, ISTO É, EM UM SENTIDO DIFERENTE DAQUELE EM QUE CONVENCIONALMENTE.
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
Preciso perder o medo de falar para não te perder vou me declarar Morro de saudades quando você some da uma vontade de gritar seu nome.
ENQUANTO EU RESPIRAR Te dou meu coração, e tudo que há em mim. Entrego meu viver por amor a Ti, meu Rei! Meus sonhos rendo a Ti e meus direitos dou. O.
RIO DE VIDA Deus, eu ouço a Tua voz Chamando o meu nome Para entrar em comunhão Pois tenho sede e fome Da Tua presença é o que mais quero ter Da Tua presença.
DIZ-ME, ANTÓNIO.
Acredite Se Quiser (Autor desconhecido)     Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e ao lado colocava uma.
Figuras de linguagem são recursos que tornam o texto mais expressivo.
NOSSA HISTÓRIA DE AMOR QUANDO ME LEMBRO SINTO AQUELE SABOR TEUS OLHOS ENCONTRANDO OS MEUS TODO EU, QUERENDO SER SEU OLHA SÓ O QUE DEUS PLANEJOU NA INFÂNCIA.
Irismar Andrade Santiago
1. Paradoxo dos Sentimentos (e a Lógica): “O coração tem razões que a razão desconhece” (Pascal). VINTE PARADOXOS CÉLEBRES.
Figuras de Linguagem 1.
Figuras de Linguagem Figuras de Palavra.
EU ENCONTREI UM AMOR PERFEITO UM TESOURO ESCONDIDO DIANTE DESSE ALTAR SEU VALOR É MAIOR QUE TUDO, NADA PODERÁ SE IGUALAR.
O amor da minha vida é alguém especial, você.
O Ex-mendigo Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e colocava ao lado uma placa com os dizeres: "Vejam como.
Receita de um Sonhador.
Figuras de Linguagem Figuras de Pensamento.
  Língua Portuguesa Recursos expressivos.
VOCÊ PASSOU Nem me lembro quanto tempo faz, que já não a vejo mais.
Segundo Mauro Ferreira, a importância em reconhecer figuras de linguagem está no fato de que tal conhecimento, além de auxiliar a compreender melhor os.
REGÊNCIA “É o mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou nome e os seus complementos.”
LITERATURA BRASILEIRA
ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia.
Figuras de linguagem.
By Búzios Slides Avanço automático LIBERDADE PARA VOAR.
EU QUERIA SÓ TE DIZER QUE ME FIZESSE ENTENDER O QUE É A VIDA
Transcrição da apresentação:

Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa

METÁFORA Emprego de uma palavra ou expressão com um sentido diferente do usual, a partir de uma comparação subentendida entre os dois elementos – transferência de sentido. "E assim nossa vida é um rio secando As pedras cortando, e eu vou perguntando: até quando? (...) Veja bem, nosso caso é uma porta entreaberta Eu busquei a palavra mais certa“ (Gonzaguinha)

Metonímia Substituição (troca) de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma proximidade de sentidos que permite essa troca. Ex: “Ele tem duzentas cabeças de gado em sua fazenda”. (a parte pelo todo) Ex: “Pedro comeu vários pratos e ainda saiu falando mal”. (o continente pelo conteúdo) Ex: “Tenho lido Machado de Assis e Graciliano Ramos”. (o autor pela obra)

Eufemismo Emprego de uma ideia com o objetivo de atenuar o seu efeito.

Hipérbole Exagero de uma informação para produzir determinado efeito.

Por você (Frejat) Por você Eu dançaria tango no teto Eu limparia Os trilhos do metrô Eu iria a pé Do Rio à Salvador (...) Eu mudaria Até o meu nome Eu viveria Em greve de fome Desejaria todo o dia A mesma mulher Exagerado (Cazuza/ Frejat) Amor da minha vida Daqui até a eternidade Nossos destinos Foram traçados na maternidade Paixão cruel desenfreada Te trago mil rosas roubadas (...) Eu nunca mais vou respirar Se você não me notar Eu posso até morrer de fome Se você não me amar E por você eu largo tudo Vou mendigar, roubar, matar

SINESTESIA Consiste no emprego de palavra ou expressão que associa sensações captadas por sentidos diferentes. Ex: “Como um perfume a tudo perfumava. / Era um som feito luz, eram volatas / Em lânguida espiral que iluminava / Brancas sonoridades de cascatas...” (Cruz e Sousa) Ex: “ainda que lá se possa de manhã / lavar o rosto no orvalho / e o pão preserve aquele branco / sabor de alvorada”. (Ferreira Gular)

ANÁFORA Consiste na repetição de um vocábulo (ou expressão) no início de uma sequência de frases. Ex: “Se você cantasse Se você gemesse Se você tocasse”. (Carlos Drummond de Andrade)

Prosopopeia ou personificação Atribuição de uma característica humana a um ser ou objeto não humano.

Ei, dor! Eu não te escuto mais Você não me leva a nada Ei, medo! Você não me leva a nada.. (“O sol”. Antônio J. Nastácia)

Ironia Afirmações que declaram, pragmaticamente, o oposto daquilo que é enunciado.

Paradoxos Associação de ideias e conceitos que se opõem. "Era um homem tão pobre, tão pobre, tão pobre, que só tinha dinheiro". "Quanto mais damos, mais recebemos". "O coração tem razões que a própria razão desconhece". (Pascal) "O silêncio é o grito mais forte". (Schopenhauer)

Antítese Uso de termos com sentidos contrários. Uso de antônimos.