Seis Graus de Separação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Árvores 2010/1 Teoria dos Grafos (INF 5037/INF2781)
Advertisements

Árvores CC/EC/Mestrado Teoria dos Grafos ‏ 1.
Introdução à Internet.
Tolerância a Erros e Ataques em Redes Complexas
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Fluxo em Redes Prof. Ricardo R. Santos.
Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Grafos - V
BREVE HISTÓRIA DA INTERNET
Serviços na Internet: Caracterização e Acesso
UFES CC/EC/Mestrado Teoria dos Grafos Árvores. UFES CC/EC/Mestrado Teoria dos Grafos Árvores Grafo Acíclico: não possui ciclos.
Laboratório de Informática Introdução à Linguagem HTML
Internet NOÇOES BASÍCAS DE INTERNET Carlos Roberto das Virgens.
Grafos – Parte 1 Projeto e Análise de Algoritmos Aline Vasconcelos
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
Tecnologia da Informação Orientação a Aspectos
Respostas das atividades da aula 4.
Respostas das atividades da aula 4.
PROJETO DE APRENDIZAGEM TEMA : CHATTERBOTS Wagner Soares de Oliveira Disciplina de Inteligência Artificial Professor Orivaldo L. Tavares Período 2009/2.
Internet Principais conceitos.
Aula 3: Buscadores ou Sites de Busca
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Modelos de Redes Complexas
OSA - Operação de Software e Aplicativos
O Monster Brasil Desde 2010 no Brasil 2 milhões de visitantes por mês 1,5 milhão de usuários cadastrados Parceria estratégica com o Yahoo BeKnown: tendência.
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
INFORMÁTICA BÁSICA EXTRANET INTERNET
História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações.
Plataforma de Ensino a Distância
Detecção de Comunidades
Finding and Evaluating Community Structure in Networks
Redes complexas – Mundo pequeno, redes sem escala e redes aleatórias
Modelos de Redes Ricardo Prudêncio.
Modelo de Mundo Pequeno
Análise de Redes Complexas – Conceitos e Propriedades Básicas
Redes de Obesidade Luan Dutra Duarte
Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa I Básica.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Introdução A natureza da Física e o método científico
Lembra algumas curiosidades da História da Internet…
Redes de Transporte Aéreo João Victor Wanderley Ramos Rafael Barbosa Gonçalves {jvwr, cin.ufpe.br Tópicos Avançados em Inteligência Artificial.
Hyperlinks e o Desenvolvimento de Redes Sociais
Problema do menor Caminho
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
DESEMPENHO EM EQUIPES DE ARENA DO WOW Filipe Vieira Victor Lorena.
1. Aprenda o básico sobre o Google
Professor: Márcio Amador
O que é a Internet? É uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites.
Planear um Website Principais etapas.
Serviços básicos da Internet
Análise de Redes Complexas – Conceitos e Propriedades Básicas
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
Dados abertos interligados
Locus Localização Eudes Cavalcanti.
Link Prediction Problem for Social Networks
INTERNET BÁSICA.
Redes Complexas Silvia Benza Bareiro
Mecanismo de sugestão e processo de caracterização de redes sociais
Redes sociais e as novas tecnologias
Tecnologias de Informação e Comunicação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE P ERAFITA.
REDES COMPLEXAS Rafael Dahis Engenharia de Computação e Informação UFRJ Redes de Computadores II – 2009/2 Professores: Luis Henrique Otto.
Slides desenvolvidos com base no livro de Recuero
 São um meio de nos conectarmos com as pessoas na Internet;  Podemos compartilhar gostos, interesses, hobbies, profissão, nível de ensino, objectivos.
Redes Complexas Carlos Felipe Saraiva Pinheiro
Linguagem de Apresentação e Estruturação de Conteúdos Professora: Fabrícia F. de Souza.
A Força dos Laços Fracos
Breve introdução. INTERNET A Internet é a rede das redes, um conglomerado de milhares de redes electrónicas conectadas criando um meio global de comunicação.
Uso Educativo da Internet. O que é Internet? É uma rede mundial de computadores interligados, que permite trocar informações dos mais variados assuntos,
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
O poder dos seis graus Connected: The Power of Six Degrees, 2008 Vídeo da BBC – Discovery Channel Legendado por 6-8 membros da E=R Coord Luiz de Campos.
Transcrição da apresentação:

Seis Graus de Separação Mundo Pequeno Seis Graus de Separação Filipe Magalhães

Roteiro Introdução Seis Graus de Separação Mundos Pequenos Conclusão Referências

Introdução Seria possível que eu conhecesse o presidente da República Tcheca através de amigos de amigos meus? Será que eu conheço alguém, que conhece alguém, que estava envolvido no desastre do japão? As respostas são: Sim! Vamos ver porque…

Seis graus de separação

Seis Graus de Separação x o o o o o o o o o o Seis Graus de Separação Sequência histórica Frigyes Karinthy Poeta, escritor, húngaro Láncszemek “Cadeias” (1929) Primeira manifestação do conceito Stanley Milgram Professor de Havard Traduziu o “Láncszemek” para sociólogos (1967) Experimento nos Estados Unidos

Seis Graus de Separação x x o o o o o o o o o Seis Graus de Separação Sequência histórica Tim Berners Lee Programador na CERN (Organização Européia para Pesquisas Nucleares), em Genebra Criar um repositório único de informações Albert-László Barabási, Réka Albert e Hawoong Jeong Grupo de pesquisas na Universidade de Notre Dame Obter um mapa da web

Seis Graus de Separação x x x o o o o o o o o Seis Graus de Separação Frigyes Karinthy – 1929 Aposta: “escolher 2 pessoas entre 1,5 bilhão; provar que estão interligados por, no maximo, 5 conexões.” Ligou o ganhador do Prêmio Nobel ao personagem. (3 links) Ligou um operário da Ford ao personagem. (4 links)

Seis Graus de Separação x x x x o o o o o o o Seis Graus de Separação Stanley Milgram – 1967 Objetivo: “descobrir a ‘distância’ entre duas pessoas quaisquer nos EUA”. Procedimento: Enviar cartas de um lado a outro dos EUA, descobrir a quantidade de links.

Seis Graus de Separação x x x x x o o o o o o Seis Graus de Separação Stanley Milgram – 1967 Regras: 1) Adicionar o nome ao fim da lista; 2) Devolver um postal à Universidade de Havard; 3) Caso conheça o alvo, envie-lhe diretamente; 4) Caso contrário, envie para um conhecido com a maior probabilidade de conhecê-lo.

Seis Graus de Separação x x x x x x o o o o o Seis Graus de Separação Stanley Milgram – 1967 Curiosidade “Perguntou a alguém inteligente quantos links seriam necessários, responderam-lhe ‘centenas’” Resultado: Primeira carta com 2 links; Média de 5,5 links – arredondando: 6. Surgiu o termo “seis graus de separação”

Seis Graus de Separação x x x x x x x o o o o Seis Graus de Separação Tim Berners Lee – 1980 Idéia: “armazenar e disponibilizar todas as informações do planeta em um só lugar” Programa que permitia aos computadores conectar-se entre si. (1980) Mais tarde tornou-se a: World Wide Web (1990) “Se algo pode ser escrito, desenhado ou fotografado, há chances de que já exista um nó na web que de alguma forma o contém.” Por que não “filmado” também? (2011)

Seis Graus de Separação x x x x x x x x o o o Seis Graus de Separação Hawoong Jeong - 1988 Criou um robô para mapear os documentos (300 mil) da Universidade de Notre Dame Média de links: 11 E na Web toda? 3 mil vezes maior que nd.edu (1999) Vamos por partes... mil, 10 mil, 800 milhões Relação: d = 0,35 + 2log N Resultado: 19 graus de separação.

Seis Graus de Separação x x x x x x x x x o o Seis Graus de Separação Como redes com bilhões de nós possuem caminhos tão curtos? Links Considere uma rede com k links por nó. Com um único passo, atingiremos k² nós; Com d-1 passos, atingiremos kd nós; Se k é grande, mesmo para d pequenos, chegaremos a todos os N nós da rede. d = log N/log k

Seis Graus de Separação x x x x x x x x x x o Seis Graus de Separação Porém… Não é fácil encontrar tudo. Exemplo: Encontrar um documento na web (dado: k = 7). Partindo de uma página, temos 7 possibilidades; No “último” passo (o 19o) chegaríamos a 1016 docs, ou seja, 107 vezes maior que o número de páginas na web Se levássemos 1 segundo para checar um documento, precisaríamos de 300.000.000 de anos para checar todos os documentos a 19 links de distância.

Seis Graus de Separação x x x x x x x x x x x Seis Graus de Separação Truque: Interpretar o link Exemplo: Busca: “Picasso” Primeiras páginas: Lutador de boxe; Arte moderna; Vida amorosa das rãs. Escolha trivial: Arte moderna. O que não garante ser o mais curto.

Mundos pequenos

Mundos Pequenos São uma propriedade genérica das redes em geral. x o o o o o o o o o o o o Mundos Pequenos São uma propriedade genérica das redes em geral. Características principais: os nós não são necessariamente vizinhos uns dos outros, porém chegamos a qualquer nó com poucas ligações. O número de ligações é proporcional ao logarítmo do número de nós. É um modelo matemático de redes

Mundos Pequenos Sequência Histórica Mark Granovetter x x o o o o o o o o o o o Mundos Pequenos Sequência Histórica Mark Granovetter Estudante de Havard “The Strenght of Weak Ties” (1973) Paul Erdós & Alfred Rényi Universo Randomico

Mundos Pequenos Mark Granovetter x x x o o o o o o o o o o Mundos Pequenos Mark Granovetter “os vínculos sociais fracos são, às vezes, mais importantes que os amigos próximos” Ex: Procura de emprego, espalhar notícia Ego: “grupo íntimo de amigos, no qual há interação recíproca” Rede social: Grupos fortemente conectados + Conexões fracas entre tais grupos

Mundos Pequenos Mark Granovetter Diferente do conceito de Erdós-Rényi x x x x o o o o o o o o o Mundos Pequenos Mark Granovetter Diferente do conceito de Erdós-Rényi “A probabilidade de que dois grandes amigos meus se conhecerem é igual à de um esquimó conhecer um sapateiro indiano.”

Mundos Pequenos Trabalhos relacionados Duncan Watts x x x x x o o o o o o o o Mundos Pequenos Trabalhos relacionados Duncan Watts Tese de doutorado sobre a sincronização do cricrilar dos grilos (1990) Desviou o foco do seu estudo para redes sociais ao se deparar com o conceito dos 6 graus de separação dentre os grilos “Qual a probabilidade de dois amigos meus se conhecerem?” Introduziu o conceito de coeficiente de clusterização

Mundos Pequenos Coeficiente de Clusterização x x x x x x o o o o o o o Mundos Pequenos Coeficiente de Clusterização Nos informa o grau de coesão em nosso círculo de amigos 1 = todos os amigos são bons amigos uns dos outros 0 = somos os únicos que agregamos nossos amigos

Mundos Pequenos Paul Erdós Número de Erdós x x x x x x x o o o o o o Mundos Pequenos Paul Erdós Publicou cerca de 1500 trabalhos Foi coautor com 507 pessoas Número de Erdós Erdós possui Número de Erdós = 0 Seus 507 coautores possuem Número de Erdós = 1 Um coautor com algum dos coautores, 2 E assim por diante

Mundos Pequenos Número de Erdós Curiosidade É um mundo pequeno x x x x x x x x o o o o o Mundos Pequenos Número de Erdós É um mundo pequeno Raramente dois coautores de um trabalho não se conhecem, formando assim laços sociais fortes. Curiosidade Número de Bacon http://oracleofbacon.org/ 1. Sharon Stone 1. Brad Pitt 2. Angelina Jolie 2. Matheus Nachtergaele 3. Kuki

Mundos Pequenos A Rede: 70.975 matemáticos x x x x x x x x x o o o o Mundos Pequenos A Rede: 70.975 matemáticos Mais de 200.000 links de coautoria Se fosse randômica (segundo Erdós-Rényi) Coeficiente de clusterização = 10-5 Mas não é Coeficiente de clusterização = 10-1

Mundos Pequenos Curisosidade: Número de Erdós Pessoas 1 502 2 5713 3 x x x x x x x x x x o o o Número de Erdós Pessoas 1 502 2 5713 3 26422 4 62136 5 66157 6 32280 7 10431 8 3214 9 953 10 262 11 94 12 23 13 14 15 16 Mundos Pequenos Curisosidade:

Mundos Pequenos Trabalhos relacionados Caenorhabditis elegans x x x x x x x x x x x o o Mundos Pequenos Trabalhos relacionados Caenorhabditis elegans Verme de 1mm e 300 neurônios Rede neural com alto grau de clusterização Probabilidade de neurônios vizinhos se conectarem é 5x maior nesta rede em relação a uma randômica Curiosidade: Rede neural do C. elegans possui o mesmo padrão da Rede Elétrica do Oeste dos Estados Unidos

Mundos Pequenos “As pessoas vivem em círculos” x x x x x x x x x x x x o Mundos Pequenos “As pessoas vivem em círculos” Proposto por: Watts e Steven Strogatz (seu orientador de doutorado) Cada nó se conecta a seus 4 vizinhos (cc = 3/6) Se aumentar o número de nós, o cc cái para 4/N Não temos mais um Mundo Pequeno

x x x x x x x x x x x x x Mundos Pequenos Uma sociedade em círculo é altamente clusterizada e representa um mundo demaziado grande. Java Applet Conclusão de Watts & Strogatz Com poucos links extras, reduzimos drasticamente a separação média entre os nós

Conclusão Mesmo para grandes redes, não precisamos de muitos links aleatórios para verificarmos que temos um mundo pequeno. Numero de bacon (achar coisas engracadas)

Referências Livro “Linked“ – Barabási http://www.onesiteperday.com/2010/12/visualizing-friendship-on- facebook.html http://en.wikipedia.org/wiki/Small-world_network http://en.wikipedia.org/wiki/Six_degrees_of_separation http://measure.igpp.ucla.edu/GK12-SEE- LA/Lesson_Files_09/Tina_Wey/TW_social_networks_activity.ht m http://www.yalaworld.net/Engage/SmallWorlds/tabid/751/Default. aspx http://www.oakland.edu/?id=9570&sid=243 http://www.bordalierinstitute.com/target1.html http://movito.net/all-on-the-same-map/ http://www.mun.ca/biology/scarr/4241_Devo_Germ_Celegans.ht ml