Produção de texto dissertativo-argumentativo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
WEB 2.0 VAI TER DINHEIRO PRÁ TODO MUNDO. WEB 2.0 Especialistas usam esse termo para descrever o que se chama de segunda geração da WWW (World Wide Web).
Advertisements

A Sombra do Imposto.
EU ACOMPANHO A AVALIAÇÃO ESCOLAR DE MEU FILHO. E VC?
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
MEIA HORA: DE 0 A 120 MIL EM 10 MESES. Mercado de jornais no Rio em setembro de 2005 CLASSE A – O Globo e Jornal do Brasil CLASSE A – O Globo e Jornal.
25 de Abril de 1974.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: A-01 PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA.
PROCESSOS E FORMAS ESPACIAIS
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS DISCUTIR A TRANSIÇÃO PARA O.
ARTIGO CIENTÍFICO.
Redação Publicitária I
Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20.
Prof. Everton da Silva Correa
Rolezinhos A palavra “rolê” é uma gíria associada a dar uma volta e se divertir. Os primeiros rolezinhos aconteceram em dezembro de 2013, organizados por.
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
Comunicação Digital // ESPM-Rio Klaus Denecke-Rabello
Redação para ENEM CASDVest 2014.
Dissertação Profa. Rose Fortunato
Diagnóstico Social: Conhecer para Mudar
O nó de afeto.
PROTEÇÃO A SÁUDE E SEGURANÇA DO CONSUMIDOR
A Indústria Cultural no Brasil
PRODUÇÃO TEXTUAL.
Cenas juvenis: o caso dos punks no Brasil Os primeiros grupos punks no Brasil surgem na região do ABC, no Estado de São Paulo, na década de Como.
Curso Direito à Memória e à Verdade
SELECIONANDO CLIENTES
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Sabe como capturar porcos
Notícia “O CACHORRO MORDER O HOMEM NÃO É NOTÍCIA, NOTÍCIA É UM HOMEM TER MORDIDO UM CACHORRO.” CHARLES A. DANA 
Prof.ª Irislane Figueiredo
Globalização.
Desigualdades sociais no Brasil
Jornadas de Junho de 2013 Vem para a rua vem!!!. O que foram?  Estopim: reajuste das passagens do transporte público em grandes capitais, como Porto.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural.
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
Processo de Pesquisa Como surgiu o tema Porque a escolha de São Paulo Relação: consumo-lazer-preconceito Relação dos temas com o rolezinho.
O QUE É FILOSOFIA ?.
Utilização de redes tecnológicas para aumentar a participação social e a mobilização de voluntários.
E u o de io re da çã o. pro ble ma s - Histórico de produção pro ble ma s.
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Formatado por Cris Sousa ADAPTAÇÃO- NOVA VISÃO (JAN-2009)
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Democracia.
No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
Leitura e interpretação de texto
Principais Decisões em Relações Públicas de Marketing
MOBILIZAÇÃO CONGRESSO Debate incidindo na sociedade Mobilizar em combinação com nossas responsabilidades políticas, cujo foco é o projeto 2014 Incidir.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Redação UNESP CASDVest 2013.
Por que o jornal na escola?
Teorias e Técnicas de Comunicação
Texto dissertativo-argumentativo
REDAÇÃO – ENEM/2016 ESTRUTURA E TEMAS.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi.
Professor: Suderlan Tozo Binda
Marketing Plan Aplicados à Eventos Carlos Dell´Aglio FMU TECNOLOGIA EM EVENTOS TECNOLOGIA EM EVENTOS.
O melhor time de profissionais, o melhor atendimento.
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Transcrição da apresentação:

Produção de texto dissertativo-argumentativo Tema de redação: ROLEZINHO

Decifrando os rolezinhos Texto 1 Decifrando os rolezinhos   Jornal O Globo Denis Lerrer Rosenfield Publicado: 27/01/14 - 0h00 Atualizado: 27/01/14 - 13h28 [...]Note-se que, nas jornadas de junho, os jovens se manifestaram nas ruas, que é o local mais adequado para esse tipo de mobilização. Não houve, em seu primeiro momento, nenhuma conotação anticapitalista, mas sim, pelo contrário, uma indignação apartidária em relação aos governos federal, estaduais e municipais, pela péssima qualidade dos serviços públicos. Ademais, havia uma clara insatisfação em relação aos partidos políticos e movimentos sociais organizados. Agora, há uma diferença essencial. As manifestações estão sendo feitas em shopping centers, que são locais privados, empresariais. Isto é, os manifestantes, mesmo os genuínos rolezinhos, apesar de gostarem de roupas de grife, já se dirigem a estabelecimentos privados, apagando a distinção entre o público e o privado. De um lado, identificam-se com a economia de mercado e o consumo, procurando ter mais de seus produtos; são pró-capitalistas nesta perspectiva. De outro lado, não respeitam a propriedade privada.

Neste sentido, eles se tornam uma massa de manobra de alto potencial de manipulação, pois são mais facilmente dirigidos contra um “símbolo” do capitalismo e do consumo, como que é o caso dos shopping centers. Observe-se que os representantes da esquerda governamental logo fizeram declarações contra a “discriminação racial”, a favor dos “excluídos” que não seriam tolerados pelas “elites”, contra os “conservadores” e assim por diante. Eles procuraram imediatamente se colocar junto aos “rolezinhos” visando a cooptá-los e, na verdade, a arregimentá-los às suas hostes. Estaria em curso um processo de apropriação dos rolezinhos na perspectiva dos movimentos sociais organizados, estilo sem-teto/MST, CUT, UNE e outros congêneres. O que está hoje em foco é toda uma campanha de formação da opinião pública de parte desses grupos mais à esquerda, visando a criar uma mentalidade contrária aos shopping centers, que sirva de base às ações de ocupação/invasão. É como se os shoppings se colocassem de forma contrária à liberdade constitucional de ir e vir.

Texto 2 O que a imprensa internacional diz sobre os rolezinhos, ou "little strolls“ Jornais como o El País e o New York Times citam a falta de espaço público, o funk ostentação e a violência policial Os rolezinhos se espalharam por São Paulo, chamaram a atenção da imprensa nacional e agora estão nas páginas dos principais jornais do mundo. Ora se referindo a "flash mobs", ora a "little strolls", a imprensa internacional publicou textos tentando explicar o fênomeno brasileiro, desde as reuniões massivas de jovens nos Shoppings de São Paulo e a cultura da periferia até o medo de lojistas e comerciantes. Os rolezinhos são reuniões informais, marcadas via redes sociais, como o Facebook, por jovens das periferias nos shoppings em São Paulo. Os primeiros rolezinhos foram marcados no final do ano passado. No dia 7 de dezembro, no Shopping Itaquera, na zona leste da capital, mais de 6 mil jovens se reuniram para "dar um rolê" - e ao mesmo tempo deixando lojista em pânico. Após outros rolezinhos, shoppings conseguiram ordens judiciais proibindo o evento.

A Bloomberg explica o fênomeno dizendo que eles são causados em parte pela falta de espaços públicos de lazer em São Paulo. Eles conversaram com Jefferson Luis, um dos criadores de um evento de rolezinho no Facebook. "Os jovens querem demonstrar que têm o mesmo direito de visitar os shoppings que as classes mais altas", disse. Por ser um veículo voltado para o mundo dos negócios, a Bloomberg também optou por falar dos riscos para os shoppings. Ela cita um analista do banco JP Morgan sobre o medo dos lojistas e o risco de grupos radicais, como os Black Blocs, se juntarem a multidão gerada pelos rolezinhos. "Qualquer tipo de movimento que saia um pouco do controle gera medo de atrair grupos mais agressivos. A possibilidade de um dano indireto - que não foi visto ainda - seria afastar consumidores dos shoppings". A matéria também lembra as manifestações de junho, que derrubaram a popularidade da presidente Dilma Rousseff.

Texto 3

Texto 4

Texto 5

Texto 6

Proposta de redação Com base na leitura dos textos motivadores, charges, vídeo e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da Língua Portuguesa sobre o seguinte tema: “Rolezinho: o que ele revela sobre o Brasil?" Leve em consideração as ideias oferecidas pela coletânea, mobilize argumentos, levante fatos, dados, exemplos que levem seu texto a ir além do senso comum e realizar uma crítica análise da problemática imposta.