Manual de instruções.

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Cores.
Transcrição da apresentação:

Manual de instruções

Manual de instruções É um gênero textual que faz parte do tipo instrucional, assim como, por exemplo, as receitas e as bulas de remédio. O manual de instruções serve para ensinar o cliente a montar e a manter determinado produto. Pode, também, servir para, por exemplo, ensinar as regras de um jugo ou as regras de convivência de detreminado ambiente.

Manual de instruções A linguagem usada nesse gênero é clara, direta, padrão e formal. Os verbos, geralmente, aparecem no modo imperativo. O manual de instruções usualmente apresenta-se estruturado em tópicos, mas pode ser escrito em prosa (estruturado em. no mínimo, três parágrafos), quando escrito para ser avaliado.

Manual de instruções 1º parágrafo: 2º e 3º parágrafos: 4º parágrafo: Apresentação do produto e de suas funções. 2º e 3º parágrafos: Instruções quanto à montagem e ao correto manuseio do produto. Dicas de como o produto pode durar mais. 4º parágrafo: Avisos quanto à segurança, à garantia, ao órgão responsável pela inspeção do produto.

Exemplo Detetive é um jogo de tabuleiro criado pela Waddingtons, na Inglaterra, em 1949. E trazido ao Brasil pela Estrela. O jogo de tabuleiro simula uma mansão, vários cômodos e muitos objetos. O objetivo é descobrir qual dos seis suspeitos (dos quais nomes são ou lembram cores conhecidas), qual das seis armas e qual dos nove lugares estão envolvidos no crime de assassinato.

Como jogar detetive – O jogo No começo do jogo, 3 cartas (suspeito, arma e local) são selecionadas aleatoriamente e colocadas em um envelope, para que ninguém as veja. Estas cartas revelarão, a identidade do assassino, o objeto usado no crime e o local onde aconteceu o assassinato. O restante das cartas são dadas aos participantes. O objetivo é resolver o crime, isso ocorre quando alguém descobre quais são as cartas que estão dentro do envelope. No total existem 6 suspeitos, 6 armas e 9 locais, que combinados resultam em um total de 324 possibilidades. Durante o jogo, um jogador por vez palpita quais as três cartas que ele acha que está no envelope. Os outros participantes devem desmentir o palpite, exibindo uma das cartas que faça parte do palpite, provando que tal carta não pode estar no envelope. A carta deve ser mostrada apenas a quem palpitou.

As cartas do jogo Suspeitos Quando um dos jogadores achar que desvendou o crime, faz uma acusação, na qual diz em definitivo quem é o autor do crime, qual o objeto usado, e em qual cômodo ocorreu o assassinato. O acusador deve verificar as cartas contidas no envelope, mas em segredo. Caso ele tenha acertado, é o vencedor do jogo. Se ele tiver errado, estará eliminado, apenas podendo desmentir o palpite dos outros participantes. As cartas do jogo São três tipos de carta (Suspeitos, Armas e Locais) as cartas de suspeitos tem cores para diferenciá-las: Suspeitos Coronel Mostarda (amarelo) Dona Branca (branco) Sr. Marinho (azul) Dona Violeta (lilás) Professor Black (preto) Srta. Rosa (vermelho)

Curiosidades sobre o jogo detetive Armas Castiçal Cano Chave inglesa Cômodos Biblioteca Cozinha Escritório Hall Curiosidades sobre o jogo detetive O jogo foi ao cinema com um filme chamado “Os Sete Suspeitos”. Em versões antigas da Estrela, a história do filme aparece na própria caixa do jogo. Confirmando que o filme foi inspirado no jogo e não o contrário. Corda Punhal Revólver Sala de estar Sala de jantar Sala de música Salão de festas Salão de jogos

Como ficaria o exemplo em prosa

Detetive é um jogo de tabuleiro que simula uma mansão, na qual há vários cômodos e muitos objetos. O objetivo é descobrir qual dos seis suspeitos (Coronel Mostarda, Dona Branca, Sr. Marinho , Dona Violeta, Professor Black ou Srta. Rosa), qual das seis armas (castiçal, cano, chave inglesa, corda, punhal, revólver) e qual dos nove lugares (biblioteca, cozinha, escritório, hall, sala de estar, sala de jantar, sala de música, salão de festas ou salão de jogos) estão envolvidos no crime de assassinato. Para começar o jogo, 3 cartas (suspeito, arma e local) são selecionadas aleatoriamente e colocadas em um envelope, para que ninguém as veja. Estas cartas revelarão, a identidade do assassino, o objeto usado no crime e o local onde aconteceu o assassinato. O restante das cartas são dadas aos participantes.

A solução do crime ocorre quando alguém descobre quais são as cartas que estão dentro do envelope. Durante o jogo, um jogador por vez palpita quais as três cartas que ele acha que está no envelope. Os outros participantes devem desmentir o palpite, exibindo uma das cartas que faça parte do palpite, provando que tal carta não pode estar no envelope. A carta deve ser mostrada apenas a quem palpitou. Quando um dos jogadores pensar que desvendou o crime, faz uma acusação, na qual diz em definitivo quem é o autor do crime, qual o objeto usado, e em qual cômodo ocorreu o assassinato. O acusador deve verificar as cartas contidas no envelope, mas em segredo. Caso ele tenha acertado, é o vencedor do jogo. Se ele tiver errado, estará eliminado, apenas podendo desmentir o palpite dos outros participantes.

No Brasil, o jogo é distribuído em várias lojas de brinquedo, tendo sido, previamente, inspecionado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Não deve ser utilizado por crianças menores de três anos, por conter partes que podem ser engolidas.