Liturgia A palavra compreende uma celebração religiosa pré-definida, de acordo com as tradições de uma religião em particular; pode incluir ou referir-se.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AGRADECIMENTO.
Advertisements

A UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO
UMBANDA – DESVENDANDO O MISTICISMO
COSMOVISÕES SOBRE A ÁGUA
UMBANDA CRISTÃ IEMANJÁ Salve 15 de agosto! “Odô Feaba”
“E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17).
bom soldado de Jesus Cristo.”
encontro pessoal e comunitário com Jesus
Meditemos escutando “Comi o Teu Corpo” (7’) da Paixão de Bach
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
O CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA
Gravura do livro do DR. MAURÍCIO
Quantas tribos africanas
Incorporação I.
Umbanda Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos vários, inclusive de outras religiões como o catolicismo,
NAGÔ A NAÇÃO DE ANCESTRAIS INTINERANTES.
Sistema Energético Humano.
A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA
UMBANDA e ESPIRITISMO – SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
MEDIUNISMO E MEDIUNIDADE
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
LUA CHEIA NO CÉU, CORAÇÕES ABERTOS NA TERRA E NO ASTRAL
Dietas Africanas Culinária que se formou no Nordeste;
Culto à Virgem Maria.
E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Lógica Proposicional Caderno de Exercícios.
A eucaristia Começar.
Espiritismo – PARTE II.
Santeira Maior OBA ADDA
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Rituais.
Pentecostes Vem Espírito Santo.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Oração da Semana..... IGREJA CORPO DE CRISTO Pr. Pedro DEUS ! LIGUE O SOM.
TRUNQUEIRO.
IDENTIDADE, REGULAÇÃO E CONTROLE SOCIAL DAS PRÁTICAS AFRO-RELIGIOSAS EM SANTARÉM/PA: UM ESTUDO SOBRE UMA FEDERAÇÃO RELIGIOSA Autora: Telma de Sousa Bemerguy.
Religiosidade do brasil
1 Religiões afro-brasileiras. 2 Fontes  Livros – Gaarder, pp – Neuza Itioka, Os deuses da umbanda – Edison Carneiro, Candomblés da Bahia – Volney.
Um dos instrumentos existentes dentro do Tabernáculo, era feito de madeira de acácia, e revestida com ouro puro. Medindo dois cúbitos (91.44 cm : 3 pés)
Herança Cultural Afro Brasileira
5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 DE MAIO DE 2014 Atos 6,1-7 Salmo 32 (33) 1 Pedro 2,4-9 Jo 14,6.
Celebrando a Palavra de Deus: inspiradaé útil condenar corrigirensinar  (...) toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade,
Batismo de Jesus.
Congá Os fundamentos do Congá são: atrator, condensador, escoador, dispersor, expansor, transformador e alimentador.
Festas Juninas.
Religiosidade Africana
OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA
O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
Solenidade da Santíssima trindade
NO QUE CREMOS NOSSOS PRINCÍPIOS A LEI MAIOR.
AULA VIII - EXUS.
Rituais Continuação....
As Religiões Afro-brasileiras
JESUS REALIZOU ESTE INICIO DE SINAIS
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
CATEQUESE COM ADULTO.
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
I- Leitura– Is 62,1-5 Salmo 95 (96) L II -leitura– 1 Cor 12,4-11 Evangelho – Jo 2,1-11.
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
ORAÇÃO Reunimo-nos para prepararmos a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
MORTIFICAÇÃO Cfd. Antônio Lopes VIRTUDE VICENTINA MORTIFICAÇÃO MORTIFICAÇÃO : Virtude de privar-se de um bem, por um bem maior!
O Candomblé Integrantes: Isabela Gonçalves Rayssa Magalhães
3º BIMESTRE ( AGOSTO E SETEMBRO/2012 )
Religião na colônia Sagrado X profano.
A vida é liturgia. A vida é liturgia… Quando as pessoas trabalham para ganhar a vida e para melhorar o mundo, estão continuando o ato de amor pelo qual.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
Como explicar o mundo?.
A S FUNÇÕES DOS R ITOS E R ITUAIS. A primeira função é difundir a própria tradição religiosa e garantir-lhe sobrevivência - PROPAGAR.
Transcrição da apresentação:

Liturgia A palavra compreende uma celebração religiosa pré-definida, de acordo com as tradições de uma religião em particular; pode incluir ou referir-se a um ritual formal e elaborado (como a Missa Católica) ou uma atividade diária como as salats muçulmanas.

Liturgia em nossa casa Defumação Prece a Deus Saudação aos "compadres“ Hino da Umbanda Abertura da Jurema Saudação aos Orixás Bate Cabeça Acompanhado por pontos cantados Pontos cantados para Oxalá, para os dois Orixás da casa e o Homenageado do dia Prece final e fechamento da Jurema

Rituais Um ritual é um conjunto de gestos, palavras e formalidades, geralmente imbuídos de um valor simbólico, cuja performance é, usualmente, prescrita e codificada por uma religião ou pelas tradições da comunidade.

Rituais de Umbanda BATISMO CASAMENTO RITUAIS FÚNEBRES OBRIGAÇÕES AOS ORIXÁS PRECEITOS OFERENDAS LEITURA DOS ORIXÁS, ETC.

IMPORTÂNCIA DOS RITUAIS Os rituais existentes têm a sua importância em nosso sistema social que procura controlar o comportamento dos indivíduos. Os comportamentos do líder, ou do representante de um determinado grupo, ocorrem com o objetivo de organizar o grupo oferecendo condições para que seus membros se comportem de maneira adequada.

Um grupo sem um líder, conforme o meio social no qual está inserido, acaba não funcionando de forma adequada para a sua sobrevivência.

Temos que ter claro que o médium espírita, ao contrário do médium que labuta na umbanda, não trabalha com desmanche de pesados fluídos do Astral inferior,

não desintegra campos de força magnéticos sustentados por despachos feitos com sangue e animais sacrificados, nem serve de escudo fluídico para energias jogadas contra consulentes que procuram os terreiros, por isso a importância da ferramenta ritualística.

Falaremos sobre alguns rituais que fazem parte também dos rituais: Amaci Banhos Defumação

Amaci O amaci é uma mistura de ervas maceradas acrescentada a água da cachoeira, que é devidamente magnetizada em ritual próprio, na frente do congá, a fim de fortalecer o médium, facilitando as incorporações.

A aplicação do sumo extraído das ervas se dá atrás do crânio, massageado na altura do bulbo raquidiano, diretamente numa linha vertical, com a glândula pineal, centro psíquico de recepção da mediunidade que está diretamente ligado ao chacra coronário.

Banhos Todos os banhos de descarga devem ser tomados do pescoço para baixo; só se deve jogar o banho na cabeça quando for indicado pelo Guia Chefe do Terreiro, ou autorizado pelo Babalaô ou Mãe de Santo.

Há banhos para todos os Orixás e Entidades e sempre que tiver dúvida consulte-os ou consulte um Pai, Mãe ou a Entidade chefe da casa sobre o banho a ser tomado.

A DEFUMAÇÃO A defumação é essencial para qualquer trabalho num terreiro de Umbanda. É também uma das coisas que mais chamam a atenção de quem vai pela primeira vez assistir a um trabalho. Em geral a defumação na Umbanda é sempre acompanhada de pontos cantados específicos para defumação.

Ao queimarmos as ervas, liberamos em alguns minutos de defumação todo o poder energético aglutinado em meses ou anos absorvido do solo da Terra, da energia dos raios de sol, da lua, do ar, além dos próprios elementos constitutivos das ervas.

Deste modo, projeta-se uma força capaz de desagregar miasmas astrais que dominam a maioria dos ambientes humanos, produto da baixa qualidade de pensamentos e desejos, como raiva, vingança, inveja, orgulho, mágoa, etc.

Babalaô É o nome dado aos sacerdotes exclusivos do Orixá Orunmilá-Ifá do Culto de Ifá, das culturas Jeje e Nagô. E que não entram em transe, sua função principal é a iniciação de outros babalaôs, a preservação do segredo e transmissão do conhecimento do Culto de Ifá para os iniciados.

Babalorixá O babalorixá, ou baba (pai), é um sacerdote e líder de um centro de culto de uma das religiões afro-brasileiras. O termo é especialmente, mas não sempre, utilizado pelos líderes de terreiro de candomblé.

Pai de santo Pai de santo, padrinho de umbanda ou chefe de terreiro, são termos usados em várias das religiões afro-brasileiras para designar a pessoa responsável ou autoridade máxima de um terreiro ou tenda de Umbanda.

O Babalorixá no Candomblé é chamado de zelador de santo, e muitas vezes de pai-de-santo também.

A diferença entre o padrinho de umbanda e o babalorixá, é que o primeiro não passa pelos ritos de passagem a que são submetidos os babalorixás durante sua iniciação. O padrinho de umbanda não tem sua cabeça raspada.

Mãe-pequena Mãe Pequena é o mesmo que Iyakekerê, é a segunda pessoa na casa, na ausência da Iyalorixá ou Babalorixá, é ela que assume o comando. Está sempre presente e faz parte de todos os preceitos e obrigações.

‘A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.’ Mahatma Gandhi