Silvio Pléticos Ao chegar a Santa Catarina, nos anos 60, sua pintura matérica e vanguardista passou a ser uma referência para a geração que despontava.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

Artistas africanos: Moçambique
A arte moderna e a arte na sociedade industrial
"Moço, continuarei até a morte porque, além dos bens que obtenho com minha imaginação, nada mais ambiciono." ... Di Cavalcanti.
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
O Concretismo A expressão arte Concreta foi criada em 1930 pelo artista holandês Theo Van Doesburg. N verdade, inicialmente não era usado para designar.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
8ª série/9° ano ARTE Prof. Juliana Sena
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
‘EMEF ARTHUR DA COSTA E SILVA’
PORTINARI ARTE BRASILEIRA.
Modernismo no Brasil.
MOVIMENTO MURALISTA Historiadores da arte estudam, além da vida e do trabalho dos artistas, como cada momento histórico propicia o aparecimento de um tipo.
Professora:Micheline Barros Autora:Nilta Mª Anjos Santos
Estética – Rubens Gerchman
ISABEL GUERRA SÉRIE ARTE/REFLEXÃO TEXTOS: Mulheres Famosas
IPANEMA Musa Centenária
Emef Santo andré Disciplina: Dança Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – anos finais.
Revolucionários da “Arte no Brasil”!
Tomie Ohtake.
Amadeo de Souza Cardoso
Artista Plástica Maria Alzira Garcia.
Menu Anita Malfatti Di Cavalcante Candido Portinari Tarsila do Amaral
Cuidar e Educar: Papel de quem?
Graffitis Graffitis….
Cândido Portinari.
O Expressionismo Brasileiro, segundo Anita Malfati
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
LEITURA DE IMAGENS.
OBJETIVOS DO ENCONTRO Refletir sobre os diferentes tempos presentes no dia a dia de um espaço de educação Refletir sobre possibilidades de organização.
Colégio Notre Dame Disciplina: Arte Professora : Débora
Web Quest Web quest Renascimento Público alvo 7º ano.
ESTÉTICA ‘Pintor brasileiro - JOÃO CÂMARA” Claudia. nº13 Genita
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Filho Série: 5° ano - vespertino.
Monumento Nacional ao Imigrante
EDGARD LOEPERT Edgard Loepert, brasileiro, nascido em São Paulo em 21/03/1956. Sua paixão pela pintura remonta à infância onde fez durante 9 anos curso.
Abordaremos a produção artística da década de 50 até os dias atuais.
A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922
Expressionismo.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
E.E DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS - INDAIATUBA
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Art Nouveau.
Cândido Portinari 29/12/ /02/1962.
Em 1953 Erbo Stenzel produz seu trabalho mais conhecido: o monumento que comemora o primeiro centenário de emancipação política do Paraná. O conjunto,
Primeira geração moderna
Arte moderna e contemporânea catarinense
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
Formadora: Janaína Lapuente
Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903,
Arte Negra: Mulheres, vidas, cotidiano Obras da professora Jane Márcia Madureira, secretária de Gênero e Igualdade Racial do Núcleo Sindical da APP Curitiba.
Leonardo da Vinci.
AMAR, VERBO INTRANSITIVO (MÁRIO DE ANDRADE)

Vik Muniz.
RIO GRANDE DO SUL.
Denise Dubiella.
Gravuras Cromomusicais de Bavaresco 01 - As violinistas CLIC PARA INICIAR.
Perspectiva - Renascimento
SÉCULO XIX NO BRASIL: A INFLUÊNCIA ESTRANGEIRA
Moisés Braun: Lomba Grande - Novo Hamburgo, RS, Brasil:
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
“A República dos Rabos Presos” Lya Luft Algumas pinturas do artista plástico catarinense Willy Alfredo Zumblick. Formatação: Christina Meirelles Neves.
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
A mão.
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba Disciplina de Filosofia “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Nome:Número3ºG Douglas09 Guilherme14.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886) MANET, MONET, RENOIR, DEGAS.
ALL STAR & MONET.
Performance Marilde Ferreira Nara Odaya Renata Ribeiro.
Transcrição da apresentação:

Silvio Pléticos Ao chegar a Santa Catarina, nos anos 60, sua pintura matérica e vanguardista passou a ser uma referência para a geração que despontava no cenário artístico local. A pesquisa de novas possibilidades para a expressão artística sempre norteou seus passos. Sua vinda para Santa Catarina ocorreu num momento em que surgia toda uma nova geração de artistas que buscava fugir do figurativismo realista com tímidas nuances modernistas que predominava na arte catarinense.

Willy Alfredo Zumblick (Tubarão, 1913 - Tubarão, 2008) foi um pintor brasileiro. Foi casado por 60 anos com Célia Sá Zumblick. De pai alemão e mãe descendente de italianos, iniciou sua carreira ainda jovem. Devido a suas obras e sua posição sócio-cultural na cidade de Tubarão, foi concedida a designação Museu Willy Zumblick ao museu situado na praça denominada com o nome de seu irmão, o historiador Walter Zumblick. Relojoeiro e ótico, foi proprietário de estabelecimento do gênero, iniciado por seu pai Roberto Zumblick, em 1902. Um marco descritivo afixado à parede frontal de seu estabelecimento registra o nível atingido pelas águas do Rio Tubarão na catastrofal enchente de 1974. Autodidata, suas obras abordaram, em sua maioria, os aspectos históricos e sociais da gente de sua região.

"Anita à procura de Garibaldi" Óleo sobre tela, 140x200cm, 1984 Acervo: Willy Alfredo Zumblick

Anita Garibaldi (Laguna, 1821- Mandriole, Itália, 1849) foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida como a "Heroína dos Dois Mundos". Ela é considerada, até hoje, uma das mulheres mais fortes e corajosas da época.

"Fuga de Anita com seu filho Menotti" Óleo sobre tela, 120x230cm, 1953 Coleção: Túlio Zumblick

"Barcos em Chamas - Batalha de Imbituba" Óleo sobre tela, 100x130cm, 1980 Coleção: Carmem Gaidzinski

Vera Lúcia Sabino Nasceu em Florianópolis no ano de 1949. Desenhista e pintora autodidata, passou parte da infância e adolescência em Brasília e no Rio de Janeiro. Jovem, desenhava compulsivamente e preferia temas fortes e trágicos. Seu estilo é facilmente reconhecível pelas expressões. É uma das artistas que mais produz em Santa Catarina. Vera Sabino tem preferência pelo folclore catarinense, além de contextualizar sua obra na cidade de Florianópolis. A temática de seus quadros sempre foi voltada para as histórias que ouviu quando criança: “as bruxas de Cascaes, as histórias da ilha, os santos, as igrejas, as flores e as figuras femininas”. Para Vera, sua marca registrada é a técnica que utiliza, com tinta acrílica e eucatex.

Vera Sabino, sem título, nanquim sobre papel, 51 x 39 cm, 1980.

Vera Sabino, sem título, acrílica sobre tela, 58 x 38 cm, 1982.

Vera Sabino

Elke Hering

Elke Hering foi uma artista antenada e visionária, contemporânea como poucos. É uma artista especial, não apenas por sua produção, mas também por suas atitudes. Em Santa Catarina, faltam maiores estudos e melhores exposições, que possam novamente trazer à tona a vasta produção da artista, não como mais uma homenagem póstuma, mas como direito de todos ao conhecimento desse importante legado.