Origem da Linguagem Aula introdutória

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Advertisements

A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
PSICOLOGIA.
O Início da Comunicação
Comunicação.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Escola Secundária de Oliveira do Bairro
Prof. Everton da Silva Correa
LINGUAGEM E PENSAMENTO
AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Teorias da imitação Guillaume – A criança aprende a imitar, o que é evidente no domínio dos movimentos não visíveis do seu corpo. Ex.; Bocejo por reflexo.
Intencionalidade discursiva
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Funções Mentais Superiores
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Teorias do conhecimento
Conexionismo.
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
O Processo de Socialização - Crianças Selvagens
Tema 1 – Linguagem e línguas Universidade de Vigo, 2007.
“A aula de Educaçao Física
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
AULAS 5 A 8 Profª Lídia Helena Gomes de Oliveira
ESPECIFICIDADES DA LINGUAGEM NA 1ª E 2ª INFÂNCIAS
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Tipos de Comunicação.
Teoria Sociocultural.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Sensação Aula 1.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
CIÊNCIAS – 2010 Planos e metas
Profª Karina Oliveira Bezerra
Comportamento Verbal e Linguagem
COMUNICAÇÃO Tudo o que nos envolve estabelece connosco um diálogo, transmite-nos uma informação. Recebemos mensagens através dos gestos, das expressões.
A complexidade funcional do cérebro. Lateralização e dominância
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Psicopatologia da Inteligência
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Como Falar Bem em Público
1. Pressupostos Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas:
Prof.ª Gláucia Lobo Sócio e Psicolinguística
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
CULTURA O QUE É?.
Linguagem Natureza e Aquisição.
As bases da ciência moderna
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
- Dois cérebros nunca são iguais: genética e ambiente têm impacto expressivo na sua formação e especialização.
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
Fundamentos biológicos da linguagem
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Mª João Rodrigues Linguagem e Comunicação. Mª João Rodrigues LÍNGUA E FALANTE Linguagem – é a capacidade humana de usar símbolos para representar o mundo.
Introdução à Comunicação
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
CEJA/CECIERJ Módulo 1 – Unidade 1. É o conjunto de conhecimentos de um povo, transmitidos através de gerações. Estes conhecimentos congregam arte, folclore,
Consciência humana e Identidade cultural
FALAFALA Sf.1- Ação ou faculdade de falar. 2- Voz. 3- Discurso.
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
A pré história da linguagem escrita
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
 Por que o SOCIAL é tão importante na abordagem Luriana e Vigotskiana???
6 passos para melhorar a inteligência e a psicologia emocional.
Foram descobertos por Rizzolatti e colaboradores, na área pré-motora de macacos. Alguns neurônios da área F5, localizada no lobo frontal, era ativado quando.
 Linguagem e cognição Aula 8_IEEC_2015 Joana Andrade Falada Escrita Ouvida Sentida Silenciada Recriada Ecoada Constituidora Libertadora Transformada....
Transcrição da apresentação:

Origem da Linguagem Aula introdutória Documentário: https://www.youtube.com/watch?v=jP_vIsjsXWQ Profª Karina Oliveira Bezerra

Origem da Linguagem De acordo com os especialistas, a linguagem pode ter se originado, quando os primeiros hominídeos começaram a cooperar entre si, adaptando sistemas anteriores de comunicação baseado em sinais expressivos, a fim de incluir a teoria da mente, compartilhando assim intencionalidade. Nessa linha, este desenvolvimento pode ter coincidido com o aumento do volume do cérebro, e muitos linguistas veem as estruturas da linguagem como tendo evoluído a fim de servir a funções comunicativas específicas. A linguagem é processada em vários locais diferentes do cérebro humano, mas especialmente na área de Broca e na área de Wernicke. Os seres humanos adquirem a linguagem através da interação social na primeira infância. As crianças geralmente já falam fluentemente quando estão em torno dos três anos de idade.

Gestos e linguagens A linguagem evoluiu dos gestos. A própria fala é um gesto. O rosto passou a fazer gestos e precisamos vocalizar para torna-los acessíveis. Ao perceber um evento, e transforma-lo no cérebro em uma forma que possa ser interpretada por nossos neuros-motores, precisamos mexer nossos músculos. Se uma pessoa não for capaz de mexer músculos no seu rosto, na sua voz, no seu corpo, para representar um evento que compreendeu. Não conseguirá transmitir conhecimento a outra pessoa. Dessa forma, o primeiro passo foi a imitação, a capacidade de representar eventos.

Árvore A linguagem é um conjunto de formas comuns a todos nós a qual associamos o mesmo som. Proto - Linguagem Sintaxe Gene da linguagem. Comunicação era necessário para sobrevivência= surgiu a linguagem Homem ser social= ser falante Fala serviu para contar histórias. Assim estabeleceu-se a cultura, e se superou a biologia. As regras podiam ser explicadas pelos humanos graças a linguagem. Tente não usar a linguagem! Ela torna a percepção da realidade para duas pessoas. E a gramatica é necessária para um comunicação mais complexa. Quais linguagens vocês usam?