Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Bem-vindos!.
Encontro com professores
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Maio / 2006.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Universidade de Aveiro
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Curso de Especialização em Gestão da Produção
Desafios e oportunidades do EAD
Grupo 3 Relatório Final.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Sumário - A Área de Administração como Campo Científico -Características Gerais -Especificidades Brasileiras - A Formação e a Produção de Conhecimento.
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Metodologia Científica CEPEA. Sistema de Pós-graduação no Brasil: Metodologia Científica Pós-Graduação Lato-sensu Stritu-sensu.
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
EXPANSÃO E QUALIDADE: INTERNALIZAÇÃO DA GRADUAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS Profª. Vera L. G. Stivaletti – Pró-Reitora de Graduação – Universidade Metodista.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
O AVA precisa ser uma obra aberta, onde a imersão, a navegação, a exploração e a conversação possam fluir na lógica da completação Um AVA é uma organização.
VII ESUD 2010 Congresso Brasileiro de Ensino a Distância- Cuiabá Grupo de Discussão- 7 Institucionalização Mediadora: Dra. Katia Siqueira de Freitas Universidade.
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Escolhendo o nosso Futuro
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
Flexibilização Curricular
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Curso de Especialização em Educação a Distância
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Educação a distância no SENAI: Cursos e serviços sob medida
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
Maria Lucia Cavalli Neder Reitora da UFMT
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
GENTE E GESTÃO Miguel de Paula.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior
SABERES E PRÁTICAS EM EAD: FORMANDO PROFISSIONAIS ATUANTES Verônica D. L. Araújo FUNDAJ Rita Melo UFPE.
Gestão pedagógica em EaD
PAINEL REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ONDE ESTAMOS, PARA ONDE VAMOS. PALESTRANTE: Jorge Rodrigo Araújo Messias DEBATEDORES:
Educação a Distância – Soluções Educacionais
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Painel: TIC e a Formação de Recursos Humanos 4/9 14h Experiências e Estratégias UNIFESP Prof. Livre-docente Ivan Torres Pisa Departamento de Informática.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Escola Nacional de Ciências Estatísticas Escola Virtual IBGE 03/12/2010.
Transcrição da apresentação:

A Institucionalização da EaD na UNIGRANRIO a partir da inovação na modelagem pedagógica Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Unigranrio

A UNIGRANRIO em números   47 Cursos de Graduação e Graduação Tecnológica 5 Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (1 Doutorado e 4 Mestrados) Cerca de 50 Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu 45 Cursos de Extensão 28.749 alunos matriculados na graduação

A EaD na UNIGRANRIO EaD GRADUAÇÃO - 72 disciplinas semipresenciais (24.632 matrículas) - Agosto /2014 = Administração e CST em Gestão de RH PÓS-GRADUAÇÃO - 2 módulos = Metodologia da Pesquisa e Estatística - Agosto /2014 = 1 Curso EXTENSÃO - E-commerce com mais de 200 cursos - Cursos in company customizados EDUCAÇÃO CORPORATIVA - Programas de Capacitação Docente - Programas de Capacitação de Tutores

Caminhos da Institucionalização da EaD na UNIGRANRIO 2005 GT para uso das TICs 3 disciplinas no Moodle 2007 Criação do NEaD 16 disciplinas Extensão: 5 cursos livres 2008 Projeto ENADE (107 docentes e 1.668 alunos) Monitoria Online

Caminhos da Institucionalização da EaD na UNIGRANRIO 2009 Capacitação de Docentes para uso do AVA 2010 AVA Customizado Tutoria Grupo de Pesquisa (CNPq) 2011-12 Processo de Credenciamento Educação Corporativa

Caminhos da Institucionalização da EaD na UNIGRANRIO 2013 GT = Remodelagem pedagógica Integração Presencial X EaD E-commerce 2014 Implantação, acompanhamento e avaliação dos Cursos 100% 2015-2018 Consolidação e Crescimento

2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013

Inovações Científicas Tecnoló-gicas Professo-res/Tuto-res Mundo do Trabalho Alunos Professo-res/Tuto-res Sociedade Legislação Pesquisas em Educação   Marcos do Processo de Institucionalização IES

Currículo DCNs + ENADE Mundo do Trabalho COMPETÊNCIAS DURÁVEIS Autoconhecimento Conectividade Relacionamento Interpessoal Sensibilidade e Intuição Versatilidade Negociação e Administração de Conflitos Aprendizagem ao longo da vida COMPETÊNCIAS RENOVÁVEIS Possuem valor de mercado porque podem ser utilizadas em qulaquer forma de atividade remunerada (emprego, atividade autônoma ou empreendedora) (Krausz,1999)

Protagonismo do Aluno Empreendedorismo Aprendizagem significativa Inovação e Criatividade Fluência Tecnológica Autonomia Aprendizagem permanente Criticidade Autoconhecimento Desenvolvimento Pessoal

Redefinição de Papéis dos Docentes e Tutores De transmissor de conteúdos e práticas para mediador do processo de construção/recontrução de conhecimentos Valorização Profissional e Reconhecimento Formação Inicial e Permanente Transformação do professor de uma entidade individual para uma entidade coletiva Avaliação e feedback Política de Incentivos à Qualificação

Modelagem Pedagógica Unicidade: Presencial e EaD Aprendizagem baseada na vivência de experiências profissionais significativas Currículo baseado no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais Uso de Metodologias Ativas

MATRIZ CURRICULAR INTEGRATIVA Modelagem Pedagógica MATRIZ CURRICULAR INTEGRATIVA Unicidade: Presencial e EaD Aprendizagem baseada na vivência de experiências profissionais significativas Currículo baseado no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais Uso de Metodologias Ativas

Obrigada! lines@unigranrio.com.br 1