A Institucionalização da EaD na UNIGRANRIO a partir da inovação na modelagem pedagógica Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Unigranrio
A UNIGRANRIO em números 47 Cursos de Graduação e Graduação Tecnológica 5 Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (1 Doutorado e 4 Mestrados) Cerca de 50 Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu 45 Cursos de Extensão 28.749 alunos matriculados na graduação
A EaD na UNIGRANRIO EaD GRADUAÇÃO - 72 disciplinas semipresenciais (24.632 matrículas) - Agosto /2014 = Administração e CST em Gestão de RH PÓS-GRADUAÇÃO - 2 módulos = Metodologia da Pesquisa e Estatística - Agosto /2014 = 1 Curso EXTENSÃO - E-commerce com mais de 200 cursos - Cursos in company customizados EDUCAÇÃO CORPORATIVA - Programas de Capacitação Docente - Programas de Capacitação de Tutores
Caminhos da Institucionalização da EaD na UNIGRANRIO 2005 GT para uso das TICs 3 disciplinas no Moodle 2007 Criação do NEaD 16 disciplinas Extensão: 5 cursos livres 2008 Projeto ENADE (107 docentes e 1.668 alunos) Monitoria Online
Caminhos da Institucionalização da EaD na UNIGRANRIO 2009 Capacitação de Docentes para uso do AVA 2010 AVA Customizado Tutoria Grupo de Pesquisa (CNPq) 2011-12 Processo de Credenciamento Educação Corporativa
Caminhos da Institucionalização da EaD na UNIGRANRIO 2013 GT = Remodelagem pedagógica Integração Presencial X EaD E-commerce 2014 Implantação, acompanhamento e avaliação dos Cursos 100% 2015-2018 Consolidação e Crescimento
2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013
Inovações Científicas Tecnoló-gicas Professo-res/Tuto-res Mundo do Trabalho Alunos Professo-res/Tuto-res Sociedade Legislação Pesquisas em Educação Marcos do Processo de Institucionalização IES
Currículo DCNs + ENADE Mundo do Trabalho COMPETÊNCIAS DURÁVEIS Autoconhecimento Conectividade Relacionamento Interpessoal Sensibilidade e Intuição Versatilidade Negociação e Administração de Conflitos Aprendizagem ao longo da vida COMPETÊNCIAS RENOVÁVEIS Possuem valor de mercado porque podem ser utilizadas em qulaquer forma de atividade remunerada (emprego, atividade autônoma ou empreendedora) (Krausz,1999)
Protagonismo do Aluno Empreendedorismo Aprendizagem significativa Inovação e Criatividade Fluência Tecnológica Autonomia Aprendizagem permanente Criticidade Autoconhecimento Desenvolvimento Pessoal
Redefinição de Papéis dos Docentes e Tutores De transmissor de conteúdos e práticas para mediador do processo de construção/recontrução de conhecimentos Valorização Profissional e Reconhecimento Formação Inicial e Permanente Transformação do professor de uma entidade individual para uma entidade coletiva Avaliação e feedback Política de Incentivos à Qualificação
Modelagem Pedagógica Unicidade: Presencial e EaD Aprendizagem baseada na vivência de experiências profissionais significativas Currículo baseado no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais Uso de Metodologias Ativas
MATRIZ CURRICULAR INTEGRATIVA Modelagem Pedagógica MATRIZ CURRICULAR INTEGRATIVA Unicidade: Presencial e EaD Aprendizagem baseada na vivência de experiências profissionais significativas Currículo baseado no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais Uso de Metodologias Ativas
Obrigada! lines@unigranrio.com.br 1