1 Sistemas Inteligentes Sistemas baseados em LPO Extrato de Aula resumida... Flávia Barros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lógica de Predicados e Representação de Conhecimento
Advertisements

Inteligência Artificial I
Prof. Marcone Sotéro Cálculo de Predicados Prof. Marcone Sotéro
INTRODUÇÃO À LÓGICA DIGITAL
Lógica Matemática e Computacional 7 – Introdução à Programação Lógica
Lógica de Primeira Ordem -1
Tópicos de Lógica Proposicional
Software Básico Silvio Fernandes
Lógica de Predicados Sintaxe. O que não é possível expressar em Lógica Prop. Todo tricolor é um campeão. Roberto é tricolor. Logo Roberto é um campeão.
Lógicas em Dedução Natural
Introdução à Programação Lógica
Resolução.
Árvores.
BCC 101– Matemática Discreta
Agentes Baseados em Conhecimento
Agentes que raciocinam com base na lógica de primeira ordem (LPO)
Bem-vindos ao “Mundo do Wumpus”
Agentes Baseados em Lógica
Programação em lógica e lógica
Lógica de primeira ordem First Order Logic (FoL)
3. Sintaxe e Semântica.
Aula 6 Subprogramas Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Agentes Cognitivos Adaptativos
Sistemas Baseados em Regras de Produção
Otter Provador de Teoremas
Lógica de Primeira Ordem -3
Lógica de Primeira Ordem -2
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
A Lógica das Sentenças Abertas Profa. Ana Florencia Aula 9
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS
Como aplicar leis da lógica
Inteligência Artificial: A Linguagem Prolog (parte 2)
Aula Prática - Prolog Sistemas Inteligentes /~if684
Prolog Programação Lógica Ícaro A. Souza.
Sistemas Inteligentes
Inteligência Artificial
Sistemas Inteligentes
Aula Prática - Prolog Sistemas Inteligentes /~if684
SISTEMAS DIGITAIS ALGEBRA DE BOOLE E SIMPLIFICAÇÃO DE CIRC. LÓGICOS
Linguagens lógicas 2013 – Luiz Mauricio Nascimento Silva
Conceitos de Lógica Digital
INF 1771 – Inteligência Artificial
Engenharia do Conhecimento
Agentes Baseados na Lógica Proposicional
Engenharia do Conhecimento
Engenharia do Conhecimento
Lógicas e Inferência para IA
Agentes Baseados em Conhecimento
Lógica de Predicados Sintaxe.
Teorema de Herbrand e Unificação
Agentes Cognitivos Adaptativos Aula: Sistemas Baseados em Regras de Produção Flávia Barros 1.
Agentes Cognitivos Autônomos
ENGA78 – Síntese de Circuitos Digitais
Sistemas Especialistas
Conceitos básicos em grafos
Sistemas Inteligentes
André Luiz da Costa Carvalho
BCC101 Matemática Discreta I
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO EM LÓGICA Profa. Joseluce de Farias Cunha
CIn- UFPE 1 Construindo Bases de Conhecimento Lógica de Primeira Ordem eficiente para representar conhecimento e para raciocinar porém, nada diz sobre.
Inteligência Artificial: Lógica Proposicional e Prolog
Introdução a Programação em Lógica e Prolog Jacques Robin CIn-UFPE Aula I/II.
Sistemas Inteligentes Aula: Agentes Baseados em Conhecimento Obs.: esta aula não foi totalmente baseada no livro- texto AIMA... Flávia Barros 1.
Inteligência Artificial: A Linguagem Prolog (Parte 1)
1 Engenharia do Conhecimento Patrícia Tedesco Revisada por Flávia Barros.
1 Lógica de Predicados BCC101 Matemática Discreta I.
Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Inteligentes Sistemas baseados em LPO Extrato de Aula resumida... Flávia Barros

2 Plano de Aula Contexto LPO – ocultei os slides... Sintaxe e semântica Um exemplo de construção de BC

Engenharia do Conhecimento Etapas Aquisição do conhecimento Formalização do conhecimento  Ontologias Nível semi-formal  LPO nível formal Construção da BC  Regras de produção, objetos com regras, Prolog... 3

4 Lógica de Primeira Ordem - LPO É um formalismo de referência para representação de conhecimento o mais estudado e o melhor formalizado Satisfaz em grande parte os seguintes critérios: adequação representacional  permite representar o mundo (expressividade) adequação inferencial  permite inferência eficiência aquisicional  facilidade de adicionar conhecimento Modularidade

5 Engajamento Ontológico Natureza da realidade, descrição do mundo Na Lógica Proposicional, o mundo consiste em fatos. Na Lógica de Primeira Ordem, o mundo consiste em: objetos: “coisas” com identidade própria  ex. pessoas, casas, Wumpus, caverna, etc. relações entre esses objetos  ex. irmão-de, tem-cor, parte-de, adjacente, etc. propriedades (que distinguem esses objetos)  ex. vermelho, redondo, fundo, fedorento, etc. funções: um ou mais objetos se relacionam com um único objeto  ex. dobro, distância, pai_de, etc.

6 Engajamento Ontológico Além disso, a LPO exprime: fatos sobre todos objetos do universo (  ) fatos sobre objetos particulares (  ) Exemplos: = 2  objetos: 1, 2; relação: =; função: +. Todas as Cavernas adjacentes ao Wumpus são fedorentas.  objetos: cavernas, Wumpus; propriedade: fedorento; relação: adjacente. A LPO não faz engajamentos ontológicos para tempo, categorias e eventos... neutralidade favorece flexibilidade

7 Engajamento Epistemológico Estados do conhecimento (crenças) A LPO tem o mesmo engajamento epistemológico que a lógica proposicional tudo é verdadeiro ou falso Para tratar incerteza, usamos Outras lógicas (n-valoradas, fuzzy, para-consistente, etc.) Probabilidade

8 Resumo

Sistema Formal em LPO Cálculo = Cálculo de Predicados Teoria Linguagem = LPO Regras de derivação = regras de inferência sintaxe + semântica Teoremas = fatos derivados (axiomas + regras de inferência) Axiomas = fatos + regras gerais diacrônicas síncronas Base de Conhecimento = fatos e regras gerais do domínio (só axiomas) Memória de Trabalho = fatos particulares à instância do problema e fatos derivados (só fatos) Máquina de Inferência = regras de inferência (de derivação)

10 LPO: Sintaxe Sentença  SentençaAtômica | Sentença Conectivo Sentença | Quantificador Variável,... Sentença |  Sentença | (Sentença) SentençaAtômica  Predicado(Termo,...) | Termo = Termo | Verdade | Falso Termo  Função(Termo,...) | Constante | Variável Conectivo   Quantificador  Constante  A | X | João |... Variável  a | x | s |...(letras minúsculas) Predicado  Vermelho | Tem-cor | IrmãoDe |... Função  Mãe | MelhorAmigo |...

11 LPO: Semântica Constantes e Variáveis denotam Objetos: ex. João, aluno, cadeira, estrela... uma interpretação especifica a que objeto no mundo cada constante e cada variável livre se refere. o mesmo objeto pode ser referenciado por mais de um símbolo:  ex. “Vênus” e “A estrela Dalva” referem-se ao mesmo objeto (planeta) no universo.

12 LPO: Semântica Predicados denotam Propriedades e Relações: uma interpretação especifica a que propriedade (predicado unário) ou relação no mundo o predicado se refere:  ex., irmão = predicado binário que se refere à relação de irmandade: Irmão(Caetano, Betânia )  ex. Feio(Maguila) - faz referência à propriedade ser feio

13 LPO: Semântica Funções denotam Relações Funcionais: ligam um objeto (ou mais) a um único objeto no mundo Uma interpretação especifica que relação funcional no mundo é referida pelo símbolo da função, e que objetos são referidos pelos termos que são seus argumentos  Termos denotam Objetos: são constantes, variáveis ou funções.

14 LPO: Semântica Funções denotam Relações Funcionais: Exemplos: 1) Mãe(Roberto Carlos) -> LadyLaura  função que devolve o nome da mãe do seu argumento 2) Nota(Zezinho) = 9  devolve a nota do argumento Zezinho

15 LPO: Semântica Sentenças Atômicas: predicados + termos o valor-verdade de uma sentença depende da interpretação e do mundo.  Irmão(Caetano, Betânia) termos simples  Casados(PaiDe(Caetano),MãeDe(Betânia)) termos complexos

16 LPO: Semântica Sentenças Complexas: usam conectivos e quantificadores a semântica dessas sentenças é atribuída da mesma maneira que na lógica proposicional:  semântica dos conectivos + valor-verdade das sentenças individuais.  Irmão(Caetano, Betânia)  Filho(Zeca,Caetano) => Tia(Betânia,Zeca)

17 LPO: Semântica Igualdade: declara que dois termos se referem ao mesmo objeto  Mãe(Roberto Carlos) = Lady Laura pode ser visto como a relação identidade... Exemplo Para dizer que Huguinho tem pelo menos dois irmãos (Luizinho e Zezinho), escreve-se:  x, y irmão(Huguinho,x)  irmão(Huguinho,y)   (x = y)

18 LPO: semântica dos quantificadores Universal (  conjunção sobre o universo de objetos  x P(x) é verdade sse P é verdade para todos os objetos no mundo Ex.  x Gato(x)  Mamífero(x)  o valor-verdade é dado pela semântica do quantificador universal e do conectivo 

19 LPO: semântica dos quantificadores Existencial (  ) disjunção sobre o universo de objetos  x P(x) é verdade sse P é verdade para algum objeto no mundo. Ex.  x  y pessoa(x)  mãe(y,x) Correspondência entre os dois quantificadores  x Gosta(x,Banana)   x  Gosta(x,Banana)

20 Leis de De Morgan: Equivalência entre sentenças quantificadas e entre sentenças não quantificadas  x)  P  (x)  P  P   Q  P  Q )  (x)  P  (x)  P  P  Q)  P   Q  (x)  P  (x)  P P  Q  P   Q)  (x)  P  (x)  P P  Q  P   Q) Moral da história: Não precisamos de ambos os quantificadores  e  nem de ambos os conectivos  e  ao mesmo tempo! Útil para melhorar a eficiência da inferência  ex. cláusulas de Horn (PROLOG) LPO: Leis de De Morgan

21 Propriedades da Inferência Lógica Corretude gera apenas sentenças válidas Composicionalidade o significado de uma sentença é função do de suas partes Monotonicidade Tudo que era verdade continua sendo depois de uma inferência Localidade inferência apenas com comparações locais (porção da BC). Localidade e composicionalidade ---> modularidade ---> reusabilidade e extensibilidade

22 Sistemas baseados em LPO

23 Sistemas baseados em LPO Representando sentenças no mundo: Pedro possui um cachorro. Todo dono de cachorro é um protetor dos animais. Nenhum protetor dos animais mata um animal. Representando sentenças na Lógica:  x cachorro(x)  possui(Pedro,x)  x  y (cachorro(y)  possui(x,y))  protetorAnimais(x)  x protetorAnimais(x)   y animal(y)   mata(x,y)

24 Sistemas baseados em LPO Base de Conhecimento fatos e regras básicos, gerais, permanentes   (x,z) Avó(x,z)  (y) Mãe(x,y)  (Mãe(y,z)  Pai(y,z)) Memória de Trabalho fatos particulares à instância do problema  Pai(Caetano,Zeca), Mãe(Canô, Caetano) e fatos derivados  Avó(Canô, Zeca) Máquina de Inferência regras de inferência

25 Relembrando... Raciocínio regressivo ou progressivo Primeiros passos 1. Armazenar as regras da BC na máquina de inferência (MI) e os fatos na memória de trabalho (MT) 2. Adicionar os dados iniciais à memória de trabalho

26 Agentes baseados em LPO função Agente-BC(percepção) retorna uma ação TellPercepções-Sentença Tell(MT, Percepções-Sentença(percepção,t)) AskPergunta-Ação ação  Ask(MT, Pergunta-Ação(t)) TellAção-Sentença Tell(MT, Ação-Sentença(ação,t)) t  t + 1 retorna ação Onde... MT – memória de trabalho Pergunta-Ação função Pergunta-Ação cria uma query como:  a Ação(a,6) ASK função ASK devolve uma lista de instanciações: {a / Pegar} - Pegar é atribuída à variável ação. TELL função TELL grava a ação escolhida na memória de trabalho.

27 Agentes baseados em LPO Como a função ASK responde as queries Quantificador  : a resposta é booleana  ASK(BC, Irmã(Betânia,Caetano)) -> true  ASK(BC,  x (Irmã(x,Caetano)  Cantora(x))) -> false Quantificador  : a resposta é uma lista de instanciações/substituições de variáveis - binding  ASK (BC,  x Irmã(x,Caetano)) -> {x/Betânia,x/Irene}  ASK (BC,  x (Irmã(x,Caetano)  Cantora(x))) -> {x/Betânia}

28 Hipótese do Mundo Fechado Tudo que não estiver presente na base é considerado falso Isto simplifica (reduz) a BC Ex. Para dizer que a população dos países Nova Zelândia, África do Sul, Irlanda e França gostam do jogo Rugby, não precisa explicitamente dizer que os outros não gostam...

29 Um Exemplo de Construção de BC Do livro AIMA

30 Construindo uma BC 1) Decida sobre o que falar 2) Escolha o vocabulário de predicados, funções e constantes (Ontologia do Domínio) 3) Codifique o conhecimento genérico sobre o domínio (axiomas)  x,y,z Americano(x)  Arma(y)  Nação(z)  Hostil(z)  Vende(x,z,y)  Criminoso(x) 4) Codifique uma descrição de uma instância específica do problema: Nação(Cuba), Nação(USA) 5) Proponha questões para o procedimento de inferência e obtenha respostas: West é criminoso?

31 Um Exemplo: Circuitos Digitais Objetivo: determinar se o circuito está de acordo com sua especificação (o circuito acima é um somador) responder a perguntas sobre o valor da corrente em qualquer ponto do circuito

32 Decida sobre o que falar Para alcançar o objetivo, é relevante falar sobre circuitos, terminais, sinais nos terminais, conexões entre terminais Para determinar quais serão esses sinais, precisamos saber sobre: portas e tipos de portas: AND, OR, XOR e NOT Não é relevante falar sobre: fios, caminhos dos fios, cor e tamanho dos fios, etc.

33 Decida qual vocabulário usar Usado para nomear objetos e relações do domínio com funções, predicados e constantes constantes  distinguir as portas: X1, X2...  distinguir os tipos de porta: AND, OR, XOR... funções e predicados  tipo de uma porta: Tipo(X1) = XOR, Tipo(X1, XOR), XOR(X1)  indicar entradas e saídas: Out(1, X1), In(1, X2)  indicar conectividade entre portas: Conectado(Out(1, X1), In(1, X2))

34 Codifique regras genéricas (1) Dois terminais conectados têm o mesmo sinal:  t1, t2 Conectado(t1, t2)  Sinal(t1) = Sinal(t2) (2) O sinal de um terminal é On ou Off (nunca ambos)  t Sinal(t) = On  Sinal(t) = Off, On  Off (3) Conectado é um predicado comutativo  t1,t 2 Conectado(t1, t2)  Conectado(t2, t1) (4) Uma porta OR está On sse qualquer das suas entradas está On:  g Tipo(g) = OR  Sinal(Out(1,g)) = On  n Sinal(In(n,g))=On

35 Codifique a instância específica Portas: Tipo(X1) = XOR Tipo(X2) = XOR Tipo(A1) = AND Tipo(A2) = AND Tipo(O1) = OR Conexões: Conectado(Out(1,X1),In(1,X2)) Conectado(Out(1,X1),In(2,A2)) Conectado(Out(1,A2),In(1,O1))...

36 Proponha questões ao mecanismo de Inferência Que entradas causam Out(1,C1) = Off e Out(2, C1) = On?  i1, i2, i3 Sinal(In(1,C1)) = i1  Sinal(In(2,C1)) = i2  Sinal(In(3,C1)) = i3  Sinal(Out(1,C1)) = Off  Sinal(Out(2,C1) = On Resposta: (i1 = On  i2 = On  i3 = Off)  (i1 = On  i2 = Off  i3 = On)  (i1 = Off  i2 = On  i3 = On)

Próxima aula Nadinha... Acabou 37