Música de Concerto Brasileira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

Escola Básica e Secundária de Santa Maria
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
O nascimento de uma arte nova e a Semana de 22
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Capoeira.
Mario Raul de Moraes Andrade
Compositor Elaborado por: Raquel Xavier nº6 turma:6ºc.
TÍTULO ELEITORAL.
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL – MINERAÇÃO.
MOVIMENTO MURALISTA Historiadores da arte estudam, além da vida e do trabalho dos artistas, como cada momento histórico propicia o aparecimento de um tipo.
Literatura Informativa
MUDANÇAS CULTURAIS PROMOVIDAS PELA SEMANA DE ARTE MODERNA
Revolução nas Artes e nas Ciências
A SOCIOLOGIA NO BRASIL.
Anita Malfatti Di Cavalcanti Cândido Portinari Tarsila do Amaral
AMBIENTE MODERNISTA BRASILEIRO.
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Ritmos Afro-brasileiros
RESUMO O Encontro Regional dos Estudantes de Economia do Nordeste - ERECO é um dos eventos mais tradicionais.
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
Laura Reydon e Luana Castro
Ritmos Afro-brasileiros
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA
As Invasões Francesas no Brasil
ORIGEM DO SAMBA DE RODA SUERDIECK
XVI SEMANA DE GRADUAÇÃO
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
A origem da Cultura Brasileira.
Música Viva.
O que a Conferencia de Berlim ocorrida em 1884 na Alemanha tem a ver com o dia 25 de maio instituído pela ONU em 1972 como o dia da África no mundo? Um.
Prof. Everton da Silva Correa
Movimentos nativistas e separatistas
Migrações internas no Brasil
Ritmos Afro-brasileiros
O maior compositor... maestro latino – americano do século XX...
Ermínio Francisco de Souza
A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Ritmos Afro-brasileiros
Rio Verde - Goiás - Brasil
Lilian l. bonfim costa e tatiane b. da silva
Ritmos Afro-brasileiros
REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL
Monumento Nacional ao Imigrante
Ritmos Afro-brasileiros
OCUPAÇÃO E POVOAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de.
Ritmos Afro-brasileiros
Semana de Arte Moderna Nomes: Michael Douglas Bruno
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
Etnias Conceito- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas , culturais e semelhanças genéticas.
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
Etapa 2 – A devastação da Mata Atlântica
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA CULTURA DOS NEGROS.
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
Revolução Francesa  Criação de conservatórios;  Aproveitamento político da arte;  “A música deve ser suficientemente simples, para que possa ser por.
IVAN VILELA “Música Popular nas Escolas” Ana Carolina Bonagamba de Paula
RESUMO DO TEXTO DE TECA ALENCAR DE BRITO LUCIENE LEME OLIVEIRA NºUSP O ser humano como o objetivo de educação musical.
Transcrição da apresentação:

Música de Concerto Brasileira PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DEPARTAMENTO DE ARTES CENTRO DE ENSINO LICEU MARANHENSE Coordenador / UFMA: Prof. Daniel Lemos Supervisor / Liceu Maranhense: Prof. Garcia Junior www.imagetica.net/blog garcia@imagetica.net @imageticadesign Imagética Design Design:

ARTE - MÚSICA MÚSICA DE CONCERTO BRASILEIRA PIBID / UFMA PANORAMA Brasil teve uma produção de música erudita bem vasta e rica a qual ainda é muito pouco conhecida; Remete suas origens ao período da colonização cujo caminho remonta a cinco séculos de transformações e adaptações.

Por volta de 1710 muitos compositores portugueses ARTE - MÚSICA MÚSICA DE CONCERTO BRASILEIRA PIBID / UFMA Panorama Por volta de 1710 muitos compositores portugueses iam se aperfeiçoar na Itália e compositores italianos eram financeados a atuar em Portugal; Como o Brasil era a principal colônia, estava em sintonia com o que acontecia em Portugal e atuava de acordo com os moldes portugueses.

ARTE - MÚSICA MÚSICA DE CONCERTO BRASILEIRA PIBID / UFMA Panorama As regiões que tiveram uma rica produção musical foram as dos estados de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com destaque para esta última devido a extração de ouro.

ARTE - MÚSICA MÚSICA DE CONCERTO BRASILEIRA PIBID / UFMA Panorama Na sociedade colonial a música estava presa ao princípio da funcionalidade; Os compositores deveriam adaptar sua criatividade aos gostos da Igreja e do poder político

ARTE - MÚSICA MÚSICA DE CONCERTO BRASILEIRA PIBID / UFMA Panorama Padre José Nunes Garcia foi além de padre compositor de descendência africana que teve grande destaque nessa época compondo obras de grande valor musical e histórico reconhecidos atualmente.

ARTE - MÚSICA MÚSICA DE CONCERTO BRASILEIRA PIBID / UFMA Panorama A partir da Semana de Arte Moderna de 1922 que iniciou-se o processo de modernismo e nacionalismo na música e artes brasileiras em geral; Os princípios eram de libertar o Brasil dos moldes europeus, valorizar as influências indígenas e africanas e esquecer o passado de tendências europeias.

ARTE - MÚSICA MÚSICA DE CONCERTO BRASILEIRA PIBID / UFMA Panorama Atualmente com a globalização não é tão prático lidar com um nacionalismo radical; Mas devemos atentar sobre a importância de cada ideologia de criação artística para o desenvolvimento da música e da arte no Brasil, já que estas sempre recebem influência da sociedade que as produz .

Fortaleza 06/07/1864 – Rio de janeiro 10/10/1920 ARTE - MÚSICA MÚSICA DE CONCERTO BRASILEIRA PIBID / UFMA Alberto Nepomuceno Fortaleza 06/07/1864 – Rio de janeiro 10/10/1920 Deu passos iniciais no nacionalismo Musical ao compor canções em portugues e incluir rítmos como maxixe e lundu em obras rquestrais

Rio de janeiro 05/03/1887 – Rio de janeiro 17/11/1959 ARTE - MÚSICA MÚSICA DE CONCERTO BRASILEIRA PIBID / UFMA Heitor Villa Lobos Rio de janeiro 05/03/1887 – Rio de janeiro 17/11/1959 Grande representante musical do Brasil no exterior; Teve contato com a música clássica no seu dia a dia além de participar das rodas de choro desde cedo Despejou em sua música forte devoção ao Brasil

ARTE - MÚSICA MÚSICA DE CONCERTO BRASILEIRA PIBID / UFMA Heitor Villa Lobos Realizou expedições pelo Norte e Nordeste e Amazônia para pesquisar a música genuinamente brasileira Estudou com grandes mestres em Paris e Estados Unidos, unindo as técnicas aprendidas com elementos nacionais

Tietê – SP 01/02/1907 – São Paulo 13/01/1993 ARTE - MÚSICA MÚSICA DE CONCERTO BRASILEIRA PIBID / UFMA Camargo Guarnieri Tietê – SP 01/02/1907 – São Paulo 13/01/1993 Começou a compor regularmente Após a semana de arte moderna aderindo a seus ideais Compôs obras em todos os estilos totalizando num total de aproximadamente 700 obras. Faleceu após receber o prêmio “Gabriela Mistral” com o título de “Maior Compositor Contemporâneo das Três Américas”.

Petrópolis – RJ 18/03/1914 – Rio de Janeiro 26/11/1993 ARTE - MÚSICA MÚSICA DE CONCERTO BRASILEIRA PIBID / UFMA Guerra peixe Petrópolis – RJ 18/03/1914 – Rio de Janeiro 26/11/1993 A presença da música popular em sua vida foi constante Estudou composição no Conservatório Brasileiro de música (RJ) Pesquisou muito as tradições musicais brasileiras que passaram a influenciar sua obra

Foi um dos mais polivalentes músicos de nosso tempo ARTE - MÚSICA MÚSICA DE CONCERTO BRASILEIRA PIBID / UFMA Cláudio Santoro Manaus 23/11/1929 – Brasília 27/03/1989 Foi um dos mais polivalentes músicos de nosso tempo produção composicional bem vasta abrangendo por volta de 500 obras como óperas, música de câmara, música vocal, instrumental, eletroacústica e 14 sinfonias.