Introdução ao Pensamento Científico sobre o Social Formação do mundo moderno: Renascimento, iluminismo, cientificismo Surgimento do Sistema Capitalista
NADA É POR ACASO: Visão Sistêmica MOTIVAÇÃO AÇÃO SOCIAL EFEITOS
Organização Hierárquica Social REI NOBREZA CLERO POVO ESCRAVOS
Linha do Tempo - Final idade antiga - Idade média 800ac 338ac 500 1000 1300 1500 RENASCIMENTO MUNDO CLÁSSICO Sistema Feudal GRECO-ROMANO Papa + Reis GRÉCIA Sócrates, Platão, Aristóteles. ROMANO
MUNDO CLÁSSICO GRECO - ROMANO Esparta - Oligarquia Paternon - Atenas - Democracia
Cidades e colônias gregas por volta de 550 a.C.
Sócrates "O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter".
Platão "O belo é o esplendor da verdade."
Aristóteles "É necessário admitir, em princípio, que as ações honestas e virtuosas, e não apenas a vida comum, são a finalidade da sociedade política."
Arte - A Busca a Perfeição
Arte
Educação na Grécia
FILME SÓCRATES
Império Romano
Ataques Bárbaros
Queda do Império Romano
Feudalismo Sec V a XIII
Castelo Feudal “Chateau Vianden”
Organização Hierárquica Social PAPA REI CLERO NOBREZA POVO ESCRAVOS
Na idade Média o livro sofre um pouco, na Europa, as consequências do excessivo fervor religioso, e passa a ser considerado em si como um objeto de salvação.
No início da era medieval a vida cultural concentrou-se nos mosteiros.
Tribunal da Inquisição
Mapa Cristianismo
Burgos – Burguesia Feiras de Trocas Início do Comércio Busca do Lucro Oferta e Demanda Necessidade
valer-se de artistas e intelectuais para melhorar a própria imagem. Ascensão Burguesa Como conseguir o Status de nobre? Instituição do Mecenato valer-se de artistas e intelectuais para melhorar a própria imagem. pessoa dotada de poder ou dinheiro que fomenta concretamente a produção de intelectuais, literatos e artistas.
Renascimento, Renascença ou Renascentismo Redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. Estudo da natureza e do ser humano
Universidades Medievais 1150 Medicina, Direito e Teologia
ANTROPOCENTRISMO Considerar o homem como o centro ou a medida do Universo, sendo-lhe por isso destinadas todas as coisas. Toda razão deve ser usada para encontrar meios de trazer felicidade ao homem.
Estímulo à Ciência Luca Bartolomeo de Pacioli 1445 – 1517 É considerado o pai da contabilidade moderna.
Estímulo à Arte Deposição de Cristo, Giotto, 1304 a 1306
Estímulo à Arte Estímulo à Arte Escola de Atenas Por Rafael, 1509
David Michelangelo
Estímulo à arquitetura Bramante: O Tempietto na igreja de San Pietro in Montorio, 1502. Roma
HUMANISMO Metas dos humanistas: - individualismo a vontade do poder refinamento cultural (racionalismo)e espiritual Vasculharam os mosteiros a procura de livros e manuscritos antigos – aprendiam outras línguas Otimistas quanto ao progresso - cultivavam todos os ramos do saber humano.
Reformas religiosas O predomínio da religião e seus dogmas deixou de ser absoluto e abriu caminho para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como hoje as conhecemos. Revolução Gloriosa Reino Unido 1688-1689
Martin Lutero 1483 - 1546 Lutero aos 46 anos (Lucas Cranach, o Velho, 1529) Filme
1440 – Invenção técnica de impressão – Gutenberg Contribuiu para a disseminação de idéias
Biblioteca do Vaticano foi aberta ao público em 1475
Pátio do Colégio da França - 1530 Estímulo a leitura
Inovação! Analises de Leonardo da Vinci - 1452 -1519
Nicolau Copérnico 1473 - 1543