TEATRO RENASCENTISTA
Do século XV ao XVI. Teatro erudito, imitando modelos greco- romanos, era muito acadêmico, com linguagem pomposa e temática sem originalidade. Em vários países, o teatro popular manteve viva a herança medieval. As peças eram cheias de ação e vigor, e o ser humano era o centro das preocupações. Teatro Renascentista
Teatro renascentista ITÁLIA Dois tipos de teatro: o teatro do povo (improvisado) e o teatro da corte (erudito, literário).
TEATRO ELIZABETANO O teatro elizabetano tem seu auge de 1562 a As peças caracterizam-se pela mistura sistemática de sério e cômico; pelo abandono das unidades aristotélicas clássicas; pela variedade na escolha dos temas, tirados da mitologia, da literatura medieval e renascentista, e da história; e por uma linguagem que mistura o verso mais refinado à prosa mais descontraída.
INGLATERRA Principais Gêneros Teatrais Peça Histórica: retratava a história com dramaticidade Tragédia de Sangue: representavam histórias com vilões, venenos, suicídios, fantasmas e aparições As Mascaradas: espetáculos luxuosos, representados pela própria aristocracia. Eram caracterizadas pela sucessão de quadros, danças e comicidade.
Principais casas de espetáculos Teatro da Rosa
Teatro o Globo
Teatro Fortuna
Principais representantes Christopher Marlowe: escreveu “O Judeu de Malta” e “A Trágica História de Doutor Fausto”. vende sua alma ao diabo por poder e conhecimento. diabo
William Shakespeare ( ): Todos os gêneros ao escrever dramas históricos, dramas de sangue e comédias. Principais obras: “Romeu e Julieta”, “Hamlet”, “Otelo”, “Rei Lear”, “Macbeth”, “Comédia dos Erros” e “Sonhos de Uma Noite de Verão”.
ESPANHA Características do teatro espanhol Histórias cheias de peripécias, lendas cheias de colorido e um sentimentalismo apaixonado Nativismo, religiosidade, muita ação e colorido Gêneros do Teatro espanhol Teatro Profano: representações alegóricas e danças mascaradas Teatro Religioso: culminou com o auto sacramental e os temas deveriam ser essencialmente religiosos
Principais Representantes: Tirso de Molina ( ): considerado o pai do teatro espanhol, escreveu cerca de 400 obras. Dentre elas destacamos: “La Major Espigadera”, “La Mujer que Manda em Casa”, “El Burlador de Sevilla”.
Lope de Vega ( ): Iniciou as comédias de capa e espada e as comédias heróicas. Dentre as suas principais obras, podemos destacar: “El Mejor Alcade, el Rey”, “La Estrella de Sevilha”, “El Cuerdo em su Casa”, “El Palacio Confuso”.
Calderón de La Barca ( ): um célebre autor do teatro espanhol. Escreveu várias obras, dentre elas destacam-se: “La Vida es Sueño”, “La Devocion de la Cruz”, “El medico de su Honra”, “El Alcade de Zalamea”, “El Gran Teatro del Mundo”.
PORTUGAL Representante: Gil Vicente - (1465 — 1536) Principais Obras: “Auto de Morfina”, “Auto da Barca do Inferno”, “Auto da Barca do Purgatório”, “Auto da Barca da Glória”, “Auto da Freira”, “Auto da Alma”, “Comédia do viúvo”.
FRANÇA Características: Desprezo pelo teatro religioso; influência do teatro clássico; obediência aos princípios aristotélicos. ação, tempo e lugar
Principais representantes Tragédia Explorava as paixões humanas e o heroísmo. Obras:“Clitandré”, “A Viúva”, “La Galeria du Palais”, “La Place Royale”, “O Cid”, “Anna”, “Le Menteur”, “Pompeé” e “Rodoguna”. Pierre Corneille ( )
Jean Baptiste Racine ( ): Abordava o homem comum, cheio de fraquezas e falhas. Principais Obras: “Andrômaco”, “Cid”, “Lês Plaideurs”, “Bazajet”, “Ifigênia”, “Phedre”.
Comédia: Jean-Baptiste Poquelin Moliére ( ): introdutor das comédias de costumes e da comédia de caráter.
Principais Obras / Moliére “O Aturdido”, “A Escola de Mulheres”, “Tartufo”, “O Avarento”, “Médico à Força”, “O Doente Imaginário”, “As Velharias de Scapin”, “O Burguês Fidalgo”.
CURIOSIDADES A comédia de costumes caracteriza-se pela criação de tipos e situações de época, com uma sutil sátira social.sátira social Proporciona uma análise dos comportamentos humanos e dos costumes num determinado contexto social, tratando freqüentemente de amores ilícitos, da violação de certas normas de conduta, ou de qualquer outro assunto, sempre subordinados a uma atmosfera cômica.
Comédia de caráter político satiriza o mundo da espionagem