Pontuação Entoação e Escrita.

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Transcrição da apresentação:

Pontuação Entoação e Escrita

Usar a pontuação adequada em um texto é importante? Leia. Um homem rico, percebendo que ia morrer, pediu papel e caneta e escreveu assim: Deixo os meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres

Não teve tempo de pontuar e morreu. A quem deixava sua fortuna Não teve tempo de pontuar e morreu. A quem deixava sua fortuna? Os concorrentes a herdeiros eram quatro: o sobrinho, a irmã, o alfaiate e os pobres. Deixo os meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres a) Imagine que você é o sobrinho. Que pontuação usaria para se tornar o herdeiro? b) Agora você é a irmã. Que pontuaçãoo usaria? c) A fortuna vai ficar para o alfaiate. Reescreva, utilizando outra pontuação. d) A fortuna deve ficar para os pobres. Como o texto deve ser reescrito. e) Agora, vamos reler todos os textos reescritos. O que se pode concluir da leitura e das diferentes maneiras de pontuar?

a) Deixo os meus bens a minha irmã. Não. a meu sobrinho a) Deixo os meus bens a minha irmã? Não! a meu sobrinho. jamais será paga a conta do alfaiate. nada aos pobres.

a) Deixo os meus bens a minha irmã. Não. a meu sobrinho a) Deixo os meus bens a minha irmã? Não! a meu sobrinho. jamais será paga a conta do alfaiate. nada aos pobres. B) Deixo os meus bens a minha irmã. Não a meu sobrinho. jamais será paga a conta do alfaiate. nada aos pobres.

c) Deixo os meus bens a minha irmã. Não. a meu sobrinho. Jamais c) Deixo os meus bens a minha irmã? Não! a meu sobrinho? Jamais ! será paga a conta do alfaiate. nada aos pobres.

c) Deixo os meus bens a minha irmã. Não. a meu sobrinho. Jamais c) Deixo os meus bens a minha irmã? Não! a meu sobrinho? Jamais ! será paga a conta do alfaiate. nada aos pobres. d) Deixo os meus bens a minha irmã? Não! a meu sobrinho? Jamais! será paga a conta do alfaiate? Nada. aos pobres.

Portanto, ao ler um texto, pode-se notar que as frases possuem melodia, entoação e ritmo. Na escrita, para marcar essas características próprias da língua oral, usa-se a pontuação. Assim: Ponto final Indica o final de uma frase declarativa ou imperativa. Ex.: A leitura é importante para a nossa vida. Ponto de interrogação Indica o final de uma frase interrogativa. Ex.: Por que a leitura é tão importante? Ponto de exclamação Indica o final de uma frase exclamativa ou imperativa. E.: Puxa, o melhor mesmo é ler sempre! Leia sempre que puder! Vírgula Indica (na escrita) uma pequena pausa entre os termos.

Nas datas: Maceió, 14 de setembro. Nos endereços: Rua Rio Branco, 234. Nas enumerações: Comprei bala, doce, pirulito e bombom. Nos vocativos ou chamamentos: Venha cá, rapaz! Nas repetições de termos: e a menina falava, falava , falava... Reticências Indicam dúvida, suspensão do pensamento, final de frase. Ex.: Eu gosto de você, mas...