Naturalismo Casa e capela de Antônio Raposo, de João Batista da Costa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2010/01
Advertisements

ANÁLISE LITERÁRIA O CORTIÇO BILLY ELLIOT.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Este.
O Romance Experimental
Naturalismo O discurso.
Realismo - Naturalismo
O Quinhentismo no Brasil
Romantismo - Prosa Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Preservam as características estruturais dos folhetins estrangeiros, Os autores,
Realismo e Naturalismo
TEATRO DRAMÁTICO.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Pré-Modernismo O pré-modernismo deve ser situado nas duas décadas iniciais deste século, até 1922, quando foi realizada a Semana da Arte Moderna. Serviu.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Vertentes Realistas.
REALISMO/NATURALISMO NO BRASIL 1881
Peneiradoras de trigo, de Gustave Coubert,
Pré-Modernismo EE CORONEL CALHAU.
REALISMO E NATURALISMO
REALISMO - NATURALISMO
Pré-Modernismo.
Origem e desenvolvimento da crônica
Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro
Raul Pompeia.
Aluisio de Azevedo.
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Quinhentismo no Brasil (1500 – 1601)
Naturalismo no Brasil.
Naturalismo William Bell Scott (1811 – 1890) – Ferro e Carvão.
Características Gerais:
Naturalismo “Para os naturalistas, o homem é visto como um “caso” a ser cientificamente analisado.”
AULAS 27 E 28 CADERNO 4 AINDA!!!!.
A Literatura como Instituição
Hortônimo e Heterônimos
Nome: Rubens Série do integral: 4º ano Professora: Cris
Peneiradoras de trigo, de Gustave Coubert,
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
Lima Barreto ( ).
E.E. Leontino A. Oliveira ALUNOS: Bruna, Caroline, Izadora e Lucas
2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
REALISMO.
Realismo - Naturalismo
Trabalho de literatura
Eça de queiros.
Realismo - Naturalismo

NATURALISMO.
Realismo - Naturalismo
O CORTIÇO AUTOR: ALUÍSIO AZEVEDO OBRA LITERÁRIA DO REALISMO/NATURALISMO.
REALISMO PORTUGUÊS Prof. Karen Olivan.
REALISMO / NATURALISMO
Teatro no Brasil.
1° Seminário de Integração Etapa VI
QUESTÃO COIMBRÃ / REALISMO / EÇA DE QUEIRÓS
NATURALISMO.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano.
 Prof. Florêncio Caldas.
Trabalho Realizado por: -Jonas Costa nº13 -Luís Filipe nº14 Disciplina de Português Professora Cristina Pimentel.
REALISMO E NATURALISMO
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Teófilo Leite Beviláqua
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Eça de Queirós Trabalho realizado por: Francisco Palas nº 8 Madalena Prestes nº 16 Professora: Cristina Pimentel Disciplina: Português Escola.
PARNASIANISMO LITERATURA.
Naturalismo BRASILEIRO
Transcrição da apresentação:

Naturalismo Casa e capela de Antônio Raposo, de João Batista da Costa

Nega manhosa (Herivelto Martins) Levanta, levanta nega manhosa Deixa de ser preguiçosa, Vai procurar o que fazer Nega, deixa de fita Prepara minha marmita Levanta, nega, vai te virar Deixei embaixo do rádio uma nota de cinquenta Vai à feira, joga no bicho Vê se te aguenta Economiza, olha o dia de amanhã Eu preciso do troco Domingo tem jogo no Maracanã Do bate-bola sou um fã

Naturalismo na França Nasceu na França, no fim do século XIX; Os romances naturalistas analisam a realidade humana como um produto do determinismo biológico e do meio social; O principal autor do Naturalismo francês é Emile Zola, cuja principal obra é O Germinal, que aborda a realidade social nas minas de extração de carvão; Outros autores: Edmond e Jules de Goncourt; Guy de Maupassant e Jons-Karl Huysmans. Emile Zola

Naturalismo em Portugal Alguns autores levaram ao extremo os dogmas realistas. José Antonio dos Reis Dâmaso estreou na revista Revolução de setembro publicando folhetins; publicou também o livro de contos Scenographias; atacou Eça de Queirós na Revista de estudos livres, pois considerava que o autor, ao publicar O mandarim, teria traído o movimento; Júlio Lourenço Pinto publicou primeiramente artigos sob o título “Revistas semanais” no jornal Comércio do Porto; publicou também a obra Estética naturalista, que descreve esse novo estilo literário; escreveu, ainda, o romance Margarida. Hoje esses autores são esquecidos por seu radicalismo e baixa qualidade literária. Reis Dâmaso Lourenço Pinto

Naturalismo no Brasil Fim de romance, de Antonio Parreiras, 1912 Os autores naturalistas brasileiros surgiram em paralelo aos realistas e cultivaram o romance de tese; Eles utilizavam conhecimentos científicos para explicar o comportamento de seus personagens; Pela primeira vez na literatura brasileira, o negro e o mulato excluído, o pobre, o doente mental, o homossexual foram representados.

Raul Pompéia Nasceu em Angra dos Reis, mas passou grande parte de sua vida na capital, Rio de Janeiro; Estreou na literatura com a novela Uma tragédia no Amazonas; Em seguida publicou o livro de poemas Canções sem metro; Sua principal obra é O Ateneu. Raul Pompéia

Aluísio Azevedo É maranhense, mas viveu bastante tempo no Rio de Janeiro, onde trabalhou como cartunista e jornalista; Alcançou popularidade com a publicação de O mulato, o que lhe permitiu viver de literatura; Sua obra mais representativa é O cortiço; Uma de suas principais características é a capacidade de descrever ambientes e cenas coletivas; Publicou também a obra Casa de Pensão. Aluísio Azevedo

Características gerais do Naturalismo O mundo pode ser explicado através das forças da natureza; O ser humano está condicionado a suas características biológicas e ao meio em que vive; A realidade é mostrada através de uma forma científica; Descrições de ambientes e de pessoas; Linguagem coloquial.