Pesquisa e Prática em Avaliação de Desenvolvimento Infantil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Advertisements

Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
A bíblia define bem claramente o assunto da aparência externa do cristão. Mas, infelizmente, muita gente mantém um estranho silêncio sobre o assunto.
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Acompanhamento e atendimento ao cliente
EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa –
Programa de Segurança Contribui para Redução de Lesões Avery Dennison Desafio A Avery Dennison comprou sua planta de uma família alemã em 2001.Poucos empregados.
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Oliveira 6/5/2003.
Pais com limites, Filhos com limites
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.
Hidal Rodrigues Sorocaba, 18 de agosto de 2007
UTEC – IBURA PROJETO 100 ANOS DE FREVO
1.
FICAR DOS ADOLESCENTES
Regras e limites na educação de crianças
Apresentação do projeto – reunião de pais
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
A necessidade de nascer de novo
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
DICAS DE UMA PROFESSORA:
Princípios básicos de funcionamento do Clube A moral e o espírito de equipe são elementos que determinam o sucesso de todo Clube de Desbravadores. A equipe.
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
Apresentação do projecto – reunião de pais
2008 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Desenvolvimento, implementação e avaliação.
Aula 7 - Cálculo do retorno econômico
avaliação econômica do Ensino médio profissional
População e Crescimento Econômico
Alcoolismo.
Universidade Positivo
Orientações ao líder sobre o uso deste material
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
“Não se preocupe por não poder dar aos seus filhos o melhor de tudo...
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
População: hab Promover o desenvolvimento integral da criança desde sua concepção até os 6 anos, priorizando a faixa etária de 0 à 3 anos, orientando.
O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Terapia do Elogio!.
Ética e Moral na formação dos filhos
Indicadores sociais e educacionais
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSE PROFESSORA COORD JACIRA DE SOUZA FERRAZ
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Geografia Humana e Econômica
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Conhecimentos Básicos de Cuidados com a Pele Parte II: Base
Aula 07 – Ensino Fundamental II
TEORIA DE BARKER Carlos Arcanjo
ATENÇÃO!!!' Doutor, o senhor terá de me ajudar num problema muito sério'. Este meu bebê ainda não completou um ano e estou grávida novamente.Não quero.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
A PAZ DO MUNDO... E A PAZ INTERIOR! Formatação: Celinha Neme.
Relações Precoces.
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
Terapia do Arthur Nogueira, psicólogo..
SITUAÇÕES.
Adolescência: Conflito entre gerações
Esta é uma bela história e é, também, uma história real.
Dados atualizados sobre Gravidez na Adolescência
Trabalho de filosofia do 3 bimestre de 2007.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
A PAZ DO MUNDO... E A PAZ INTERIOR! Formatação: Celinha Neme.
“São introduzidos demasiado cuidado e fardo no seio de nossas famílias e muito pouco de natural simplicidade, paz e felicidade é acariciado. Deve haver.
“Os pais devem considerar isso. Eles precisam compreender os princípios que fundamentam o cuidado e a educação das crianças. Devem ser capazes de criá-las.
BEM VINDOS UNIDADE PINK FAMILY & CONVIDADOS.
Transcrição da apresentação:

Pesquisa e Prática em Avaliação de Desenvolvimento Infantil

Avaliações rigorosas exigem pessoas muitas bem treinadas e excepcionalmente dedicadas Como um coral

Por que avaliar? Crucial para o bem estar da criança

Por que existem tão poucas boas avaliações? – 4,000 artigos publicados – 34 programas adequadamente avaliados Mrazek & Brown (1999)

Por que existem tão poucas boas avaliações? –Nós acreditamos no que fazemos –Nós não gostamos de saber que somos frequentemente sem sucesso –Mas as crianças precisam que aprendamos o que é bom para elas

Por que existem tão poucas boas avaliações? – Politicos querem ser reeleitos – Gerentes querem promoções – Educadores precisão de esperança e trabalho

Por que existem tão poucas boas avaliações? Nós encontramos razões para não avaliar -Eu gastei todo o meu dinheiro! -Eu não tenha dinheiro suficiente para fazer uma boa avaliação! -Eu não quero ouvir sobre avaliação, eu sei que não é ético!

Exemplos de Avaliação

Meninos 5-12 anos Difícil, como julgado pelos professores Recrutamento: Intervensão: Os conselheiros estabelecem relacionamento amistoso, ajuste escolar, saúde física, acampamento de verão. Duração média: 4 y. 10 m. (2 y. 6 m. to 8 y. 1 m.) TratadoNão Tratado Total N. Pares Joan McCord Cambridge-Somerville Estudo da Juventude: Um ensaio de prevensão randomizado

Resultado negativo de longo prazo McCord 1992 Tratado Não Tratado 42% 32% Condenado por crime, tratamento da psicose ou alcoolismo, morreu antes de 35

Resultado negativo de longo prazo Condenado por crime, tratamento da psicose ou alcoolismo, morreu antes de 35 Treated Not Treated 42% 32% Dishion, McCord, Poulin, 1999 Resultados ruins associados a participação do acampamento de verão

« a mensagem parece clara: programas de intervenção arriscam prejudicar os indivíduos que são concebidos para ajudar. Estas constatações podem ser tomadas por alguns como motivos para a cessação de programas de ação social. Creio que seria um erro. Na minha opinião, os novos programas devem ser desenvolvidos. Porém, devemos abordar os potenciais danos através da utilização de projetos-piloto com avaliações obrigatórias. » Joan McCord, 1978

Amostra total Meninos perturbados ALOCAÇÃO RANDÔMICA Tratado Controle Não Tratado Controle de Atenção MLES Design Experimental

Procedimento de tratamento A. Treinamento dos pais em casa (P ATTERSON ET AL., 1975) 1.Programa de leitura 2.Monitoria comportamental das crianças 3.Reforço positivo para comportamento pró-social 4.Disciplina efetiva sem punição abusiva 5.Técnicas de gerenciamento de crise B. Habilidades sociais treinadas na escola ( PROSOC./ DISRUPT =3/1) 1.Habilidades pró-sociais (Como: fazer contato, ajudar, perguntar porque?, convide alguém) 2.Auto controle e resolução de problemas (Olhe e escute; fazer o que quando: bravo, incomodado, rejeitado ) C. Suporte do professor

Efeitos de 24 anos de intervensão aos 7-9 anos NormalControleIntervenção GrupoGrupoGrupo Diploma 53.4%32.2%45.6% Ensino Médio 53.4%32.2%45.6% Ficha 16.1%32.6%21.7% Na Polícia 16.1%32.6%21.7% Boisjoli et al BJP

Estudo da Pré-escola de Perry através dos 40 anos Schweinhart, 2005 Programa de grupo Grupo com programaGrupo sem programa Preso 5 X pelos 40 Ganhou 20 mil aos 40 Formou-se no ensino médio regular Atividades básicas aos 14 Trabalho de casa aos 15 QI + de 90 aos 5

$12.9 retorno por dólar investido Taxas dos ganhos Poupança da educação Poupança de bem-estar Poupança de crimes Programa de custos e benefícios públicos Constante $2000,00, 3% de taxa de desconto

Olds et al., 1999 Os resultados de dois testes randomizados (um em Elmira, New York, e o outro em Memphis, Tennessee) estão resumidos, e um teste em andamento em Denver, Colorado que está brevemente descrito. Os resultados de Elmira e Memphis sugerem o seguinte: O programa beneficia as famílias mais necessitadas, mas proporciona pouco beneficio para a população em geral. Entre as mulheres não casadas de baixa renda, o programa ajuda a reduzir taxas de ferimentos e ingestões que podem ser associadas com abuso infantil ou negligencia, e ajuda as mães a evitarem gravidez e subseqüentemente ir para o mercado de trabalho. Um longo acompanhamento das famílias em Elmira indicou que as mães visitadas por enfermeiras não negligenciavam ou abusavam de seus filhos ou tinham gravidez sucessiva. Tendo menos filhos habilitou as mulheres a trabalharem, tornando-se economicamente ativas, auto-suficiente e eventualmente evitavam abuso e comportamento criminoso. As suas crianças se beneficiavam também. Aos 15 anos elas tinham menos prisões e condenações, fumavam e bebiam menos e tinham menos parceiros sexuais. O programa produziu poucos efeitos no desenvolvimento das crianças ou nos resultados de nascimentos, exceto para as crianças cuja mãe fumava no momento do registro no programa durante a gravidez. Os efeitos positivos nas crianças abusadas e machucadas foram mais pronunciados entre as mães que, no registro, tinham o menor recurso psicológico. Visitação Pré-natal Pelas Enfermeiras: Recentes Descobertas

Cameiro & Heckman, 2003 Taxa de retorno de investimento no capital humano Taxas de retorno de investimento no capital humano inicialmente fixado para ser igual através dos anos Programas de Pré-escola Escola Treinamento para o trabalho Pré-escola Escola Pós-escola Idade Custo dos fundos de oportunidade

Devemos ter um cuidado especial com as nossas crianças nos primeiros anos. Pois, nesta fase, seu comportamento é guiado por instinto mais do que pela razão, Então eles estão inclinados igualmente para o bem e o mal – Mais para o mal talvez – E é sempre mais fácil se esquecer dos bons hábitos Do que a desaprender maus. Esse fato já era conhecido por filósofos pagãos e lhes causou grande perplexidade. Erasmus, 1529

Conclusões 1.Nós sabemos por muito tempo que a infancia é a fundação para o desenvolvimento futuro. 2.Recursos ECD de alta qualidade são especialmente importantes para as crianças nascidas na adversidade. 3.Entretanto, maior parte dos recursos ECD estão investidos em atividades de efeito desconhecido, alguns podem estar fazendo mais mal do que bem. 4.As crianças mais necessitadas da eficácia comprovada destes serviços são as menos propensas a recebê-los.

Conclusões 5. Para reduzir as desigualdades na educação, saúde e bem-estar, devemos começar por oferecer serviços eficazes para os menos privilegiados da gravidez em diante. 6. As inovações são importantes, mas a sua eficácia deve ser rigorosamente testada. 7. Os serviços vão aumentar em qualidade se investirmos nas avaliações de alta qualidade e transferência de conhecimento. 8. É nosso dever moral com as crianças lhes oferecer as melhores avaliações dos serviços que estamos tentados a dar-lhes

Obrigado

Eisner, 2003 % Ofensores Grupo Etário Fig. 10 – Distribuição de idade dos ofensores violentos através do tempo e espaço. Fonte: Romani 1980; Spierenburg 1984; Ruff 1984; von Mayr 1917; Champin 1972.

Girls’ Hyperactivity and Phys. Aggression Trajectories 6-12 years Fontaine et al., 2008, AGP

A menos que você dê aos bebês tudo o que eles querem, eles choram e ficam com raiva, eles podem até mesmo bater nos seus próprios pais. Assim, um homem malvado é um pouco como um robusto menino, ou um homem de mente infantil, o mal é simplesmente desejar em razão de uma idade, quando normalmente ela reverte para os homens, por natureza, regida pela disciplina e experiência de danos. Thomas Hobbes, On the Citizen, 1647