- Desafios e Oportunidades de Pesquisa -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conectividade.
Advertisements

Encontro Computação em Nuvem
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
GERENCIAMENTO DE REDES PIM
Especialização em Tecnologias para Sistemas de Informação
DNS Introdução.
Teleprocessamento e Redes Programa da Disciplina
Tele-Processamento e Redes (Redes de Computadores) Prof. Fábio Moreira Costa Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Curso de Ciência da.
Redes Ubíquas Avançadas Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa Depto. de Eletrônica e de Computação - Escola Politécnica Programa de Engenharia.
Thiago Barroso Ferreira
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
Aula 01: Arquitetura TCP/IP
Oficina de Pesquisa na Rede
3 – Projeto Lógico da Rede
Modelos de Referência.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO UNED – COLATINA DISCIPLINA: Multimídia e Interatividade PROFESSOR: Renato Cabelino COMPONENTES:
Introdução às Redes Privadas Virtuais - VPN
REDES DE COMPUTADORES II
Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
Redes de Computadores Prof. Rafael Silva.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
IP SAT O objetivo deste material é capacitar a força de vendas para o entendimento adequado dos conceitos e benefícios do Serviço Business IP Sat.
Modelo de referência OSI
Aula 7 – A Internet e a nova estrutura de TI
Segurança na Web SSL - Secure Socket Level TLS - Transport Layer Security SET – Secure Electronic Transaction.
Aula 9 - Camada de aplicação
Monitoria de Introdução à Computação
Ferramentas para Gerência de Redes Virtuais Xen, OpenFlow e Híbrida
1 Programa de Engenharia Elétrica - PEE/COPPE/UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Extending OpenFlow for Unified Management and Control of Cloud.
HYMAD: Hybrid DTN-MANET routing for dense and highly dynamic wireless networks Autores: John Whitbeck e Vania Conan Apresentação: Glauco Fiorott Amorim.
Jason Leznek Gerente de Grupo de Produto Cliente Windows
REDES DE COMPUTADORES Prof. Deivson
Equipamentos de Redes Aula 3
Prefácio Patterns in Network Architecture Fundamentos para a Arquitetura de Redes 1 Arquitetura de Redes (2013.1)
Virtualização.
Gerencia de Redes Redes de Computadores II
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Endereçamento IP.
Sistemas Distribuídos Carlos A. G. Ferraz DI/UFPE Aula 05.
Adriano Antunes Prates Igor Monteiro Moraes
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
Anderson Guarnier da Silva e Robson Stenico Leopoldino Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP Faculdade de Ciências Exatas e da Natureza - FACEN.
Curso de Formação de Praças – CFP/
Profª Patrícia Graciela Pagliuca
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Projeto Rede Brasileira de Educação à Distância Dezembro/2004.
Redes de computadores Interligação de máquinas diferentes, através de conexões físicas (cabos metálicos, fibras óticas)
FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO Aula 01
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
TCP/IP.
1 MAC Computação Móvel Agentes de software para Computação Móvel Aluno: Eduardo Leal Guerra
Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE.
Projetando e Publicando Publicações Eletrônicas Interativas na World Wide Web Curso.
VPN VPN VIRTUAL PRIVATE NETWORK. VPN - DEFINIÇÃO VPN é uma conexão onde o acesso e a troca de dados somente é permitido a usuários e/ou redes que façam.
Profª Angela Tissi Tracierra. É uma arquitetura de rede, onde existem dois módulos básicos na rede: o Servidor e os Clientes.
Rede de Computadores MATA59 – Redes de Computadores I Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação.
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
1 Programação Distribuída em Java Aula Na aula de hoje veremos: Introdução Conceito de Rede Protocolos Modelo ISO/OSI Modelo TCP/IP Modelo Cliente/Servidor.
Projeto Serviços WAP: Princípios, Tecnologia e Desafios UFMG/DCC
PROTOCOLOS DE REDE Endereço Real e Reservado
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Redes de Computadores 2 - Camada de Aplicação (Princípios Básicos) –
Gerência da Informação Na era da INFORMAÇÃO EXTREMA Cerutti – gerência aula 4.
Flexible Traffic Management in Broadband Access Networks using Software Defined Networking Gerenciamento flexível de tráfego em redes de acesso a banda.
IPv6 Redes de Comunicação de Dados Prof. Cristiano José Cecanho.
Breve introdução. INTERNET A Internet é a rede das redes, um conglomerado de milhares de redes electrónicas conectadas criando um meio global de comunicação.
Segurança Perimetral - Firewall
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Prof. Magnos Martinello - UFES Redes de Computadores e a Internet 2016 Prof. Magnos Martinello Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Departamento.
Transcrição da apresentação:

- Desafios e Oportunidades de Pesquisa - Redes Futurísticas - Desafios e Oportunidades de Pesquisa -

Roteiro Motivação – Por que uma nova Internet ? ICN’s – Information-Centric Networking SDN’s e Virtualização de Redes DTN’s – Aplicações e Casos de Uso DTN em Prática Conclusão Referências

Precisamos de uma nova Internet ?

Nova Internet? Por quê? Sucesso da Internet Premissas Básicas Rádio: 38 anos para atingir 50 milhões de usuários; TV: 13 anos para atingir 50 milhões de usuários; Internet: 4 anos para chegar a 50 milhões de usuários; Premissas Básicas Comutação de pacotes (rede não orientada a conexões); Simplicidade no núcleo e “inteligência” nas extremidades (TCP/IP); Controle distribuído; Princípio fim-a-fim; M O T I V S

Fonte: http://www.internetworldstats.com/stats.htm Mas o que mudou? Quantidade de Nós e Usuários Internet Users (June, 2012): 2.405.518.376 Fonte: http://www.internetworldstats.com/stats.htm

Pesquisadores da Computação Universidades e Centros de Pesquisa. Mas o que mudou? Perfil dos usuários Nível de Especialização Pesquisadores da Computação Universidades e Centros de Pesquisa. Cientistas de outras áreas, População de diferentes idades e interesses.

Infinidade de Aplicações Mas o que mudou? Aplicações Poucas Aplicações Poucos Requisitos Infinidade de Aplicações Muitos Requisitos

Evolução baseada em “Remendos” Mas o que mudou? “Remendos” DHCP IP Multicast CIDR Caches DiffServ IP Sec IPv6 DNS NAT IP Móvel TCP / IP Evolução baseada em “Remendos”

Operadoras e Prestadores de Serviços Mas o que mudou? Fins Lucrativos Não-comercial Sem fins Lucrativos Operadoras e Prestadores de Serviços

? Mas o que mudou? Modelo de Comunicação: Host-Centric O que acontece quando digitamos www.ifnmg.edu.br no navegador? ? D N S Servidor WEB 200.20.15.208 Cliente 10.20.30.40

Mas o que mudou? Modelo de Comunicação: Host-Centric O que acontece quando digitamos www.ifnmg.edu.br no navegador? Conexão TCP Servidor WEB 200.20.15.208 Cliente 10.20.30.40

Mas o que mudou? Modelo de Comunicação: Host-Centric O que acontece quando digitamos www.ifnmg.edu.br no navegador? HTTP REQ Conexão TCP Servidor WEB 200.20.15.208 Cliente 10.20.30.40

Mas o que mudou? Modelo de Comunicação: Host-Centric O que acontece quando digitamos www.ifnmg.edu.br no navegador? Conexão TCP Servidor WEB 200.20.15.208 Cliente 10.20.30.40

Mas o que mudou? Será que - além das aplicações - o modelo de comunicação também se alterou com decorrer do tempo?

O que mudou... WEB, E-mail, FTP, SSH, etc. Novas Aplicações: Seguem o paradigma de comunicação entre hospedeiros (hosts). Novas Aplicações: Vídeo on-line, compartilhamento de arquivos, etc. Interesse pelo CONTEÚDO. Não importa “de onde venha".

Mas isto não é novidade... CDNs - Redes de Distribuição de Conteúdos

Mas isto não é novidade... BitTorrent Sistema par-a-par para compartilhamento de arquivos; Arquivos são divididos em “pedaços” e espalhados pelos pares; Objetivo é recuperar todo o arquivo, independente da fonte; É uma aplicação, não arquitetura de rede!

BitTorrent

PPLive

Necessidade de Pesquisas! Muitas aplicações hoje são orientadas a conteúdo! Mais de 80% do tráfego da Internet atual são P2P Fonte: (Cisco, 2011) A rede pode-se tornar mais eficiente para essas aplicações? REDES ORIENTADAS A CONTEÚDO

Uma Nova Arquitetura... Redes ICN

Redes Orientadas a Conteúdos Muitas proposta de arquitetura na literatura: DONA - Data-Oriented Network Architecture Koponen et al. 2007 NetInf - Networking of Information Ahlgren et al. 2008 PSIRP - Publish-Subscribe Internet Routing Paradigm Tarkoma et al. 2009 CCN - Content-Centric Networking Jacobson et al. 2009

Idéia Básica... Quero assistir “Os Vingadores” PIT Content Face /films/avengers/0 1 PIT Content Face /films/avengers/0 1,2 Quero assistir “Os Vingadores”

Idéia Básica... Quero assistir “Os Vingadores” FIB Content Face /films/avengers/0 2 PIT Content Face /films/avengers/0 1,2,3 Quero assistir “Os Vingadores”

Idéia Básica... Quero assistir “Os Vingadores” Quero assistir

Novidade no Pedaço... Roteadores devem possuir agora: É possível? Cache (Roteadores de Conteúdo) Necessidade de Processamento Superior “Inteligência agora não fica somente nas bordas” É possível? Memórias e processadores mais rápidos e com custos menores!

Vantagens CCN Multicast Nativo Tradicional CCN

Vantagens CCN Suporte Nativo à Mobilidade Tradicional CCN Rede A Rede B Rede A Rede B

Vantagens CCN Foco na Segurança do Conteúdo, não do Enlace. Tradicional CCN Conteúdo

Nem tudo são Flores... Alguns Problemas em Pesquisa... Nomeação de Conteúdos CCN => /br.edu.ifnmg/site/home.html Mobilidade da Fonte Distribuição de Chaves Criptográficas Será REALMENTE melhor do que o modelo atual? Necessidade de Testes em escala Global !!! Modelo Econômico da Internet Provedores e Prestadores de Serviços irão “bancar” uma nova tecnologia?

Mudando de Assunto... Redes SDN

Redes Definidas por Software Como testar novas arquiteturas em escala global? Análise Matemática: Poderosa, mas extremamente complexa! Simulação: Simples, mas resultados podem ser “duvidosos”;

Redes Definidas por Software Como testar novas arquiteturas em escala global? Avaliação Experimental Mais adequada; Criação de plataformas de testes (testbeds); Exemplos: Emulab PlanetLab Ofelia ...

Redes Definidas por Software Como será este novo modelo econômico? Clean Slate Evolucionário TCP / IP vs. Novas Arquiteturas TCP / IP -> Globalmente em Uso Novas Arquiteturas -> ??? Seria possível a co-existência ?

Redes Definidas por Software Sim! É possível! Qual a solução para a co-existência de sistemas operacionais ?

Virtualização de Máquinas

Virtualização de Redes Múltiplas Pilhas de Protocolos Redes Independentes Facilidade de Evolução

Gerência de Redes Virtuais Necessidade de Controlador Central

Virtualização de Redes Para saber mais sobre o assunto: ACM SIGCOMM Workshop on Hot Topics in Software Defined Networking (HotSDN)

Mudando de Assunto... Redes DTN

Redes DTNs Delay/Disruption-Tolerant Networks Também conhecida como “Redes Oportunistas” TCP/IP : Paradigma Store-and-Forward Necessidade de um caminho fim-a-fim

Modelo TCP/IP é inadequado! Redes DTNs Ambientes Desafiadores para o TCP/IP Comunicação entre dispositivos móveis; Comunicação em ambientes rurais; Comunicação em ambientes de desastres naturais; Comunicação em campos de batalha; Comunicação interplanetária; Entre outros; Modelo TCP/IP é inadequado!

Solução! Paradigma Store-Carry-and-Forward

Pilha DTN Camada de Agregação (RFCs 4838, 5050 e 2007)

Redes DTNs Pesquisas Desenvolvidas TurtleNet Redes Veiculares Distribuição de jornal eletrônico em Cambridge Monitoramento de linhas de transmissão TurtleNet

Problemas de Pesquisa... Políticas de Encaminhamento Flooding Spray-and-Wait Probabilistic Social-Based Políticas de Gerência de Buffer Análise de Modelos de Mobilidade Camada de Enlace (Otimizações) Aplicações => Busca do Killer App

DTN em Prática! IBR-DTN Whisper

Configurando... wlan0

Configurando...

Referências Moraes, Igor M. - Notas de Aula, Engenharia de Redes - Pós Graduação - UFF, Niterói, RJ, Brasil, 2012. Brito, G. M., Velloso, P. B., Moraes, I. M. – “Redes Orientadas a Conteúdo: Um Novo Paradigma para a Internet”, in Minicursos do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - SBRC'2012, Ouro Preto, MG, Brazil, May 2012. Moreira, M. D. D., Fernandes, N. C., Costa, L. H. M. K., and Duarte, O. C. M. B. - "Internet do Futuro: Um Novo Horizonte", in Minicursos do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - SBRC'2009, pp. 1-59, Rio de Janeiro, RJ, Brazil, May 2009. Campista, M. E. M., Ferraz, L. H. G., Moraes, I. M., Lanza, M. L. D., Costa, L. H. M. K., and Duarte, O. C. M. B. - "Interconexão de Redes na Internet do Futuro: Desafios e Soluções", in Minicursos do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - SBRC'2010, pp. 47-101, Gramado, RS, Brazil, May 2010. Oliveira, C. T., Moreira, M. D. D., Rubinstein, M. G., Costa, L. H. M. K., and Duarte, O. C. M. B. - "Redes Tolerantes a Atrasos e Desconexões", in Minicursos do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - SBRC'2007, Belém, PA, Brazil.

O Conhecimento não se Transmite, se Constrói Muito Obrigado! O Conhecimento não se Transmite, se Constrói Paulo Freire