Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CÁLCULOS EM QUÍMICA Unidade de Massa Atômica Massa Atômica
Advertisements

SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE
soluções DISPERSO DISPERSÃO DIPERSANTE
SOLUÇÕES: EXERCÍCIOS.
QUÍMICA CONCENTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES Prof. Eder Sabino da Silva
B SC FÓRMULAS QUÍMICAS.
SOLUÇÕES.
Química Geral Soluções - Cálculos Solução
Exercícios de Concentrações
São misturas homogêneas de duas ou mais substâncias.
Tópicos em Preparo de Soluções e Conversão de Unidades
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
SOLUÇÕES By ducha.
Dispersões É a união de duas ou mais espécies químicas
Dispersões È a união de duas ou mais espécies químicas
MISTURAS DE SOLUÇÕES COM OCORRÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
Misturando as coisas....
Cálculos Estequiométricos
MASSAS MEDIDAS
QUÍMICA João Neto.
MASSAS MEDIDAS.
Misturando as coisas....
ASPECTO QUANTITATIVO DE SOLUÇÕES
Aspecto quantitativo de
SOLUÇÕES Prof. Cleverson Chacal.
Aula 7 Lays Omena – Química.
Soluções.
Curvas de solubilidade Conceitos iniciais
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
SOLUÇÕES.
Química Tecnológica Materiais
Química Aplicada à Engenharia Ambiental
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma.
Gabriela Maciel Diogo Licenciatura em Química
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES Química-2ºAno Profª. Daniela Cardoso.
SOLUÇÕES.
Transformação de soluções
Soluções.
Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma.
Análise Quantitativa de Reações em solução
REVISÃO QUÍMICA PROFESSOR SOUZA.
Quantidade de Matéria e Conceitos Correlatos em Química
CONCENTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES
Soluções Caderno de exercícios Nome: Produção:
Soluções Rosana Petinatti.
TITULOMETRIA Determinação do título (concentração) de uma solução, por meio de reação com uma solução de título conhecido, na qual se medem os volumes.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química Ensino Médio, 2º Ano Mistura de soluções.
Soluções.
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 02)
SOLUÇÕES.
A Química tem Soluções.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 01)
DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES Fonte: Rosana N. R. Campos.
Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO
Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma.
EXPRESSANDO A CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS
SOLUÇÕES Em nosso dia-a-dia, encontramos várias soluções, muitas das quais são essenciais à nossa vida. Por exemplo, o ar que respiramos, (isento de partículas.
Universidade federal do pampa Licenciatura em Ciências da Natureza Dom Pedrito - RS Química Analítica Profª MSc. Viviane de Almeida Lima.
Disciplina: X Química Geral I
Soluções e Expressão das concentrações
SOLUÇÕES.
SOLUÇÕES. Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s),
Dispersões Solução é todo sistema monofásico que apresenta dois ou mais componentes. Ou uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. 1.
Concentrações de soluções Qualquer relação estabelecida entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente (ou da solução). Massa: kg, g, mg e etc.
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química Ensino Médio, 2º Ano Aspectos quantitativos das soluções (frações molares, Título e densidade)

QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES É um aspecto muito importante a saber que, nas práticas de química, as reações geralmente ocorrem quando os reagentes estão em solução e, como já foi visto, uma solução tem suas propriedades ligadas a como é estabelecida a proporção entre a quantidade de substância dissolvida (soluto) e a quantidade da que a está dissolvendo (solvente). Consequentemente, para lidar com as soluções, devemos conhecer essa proporção existente entre as quantidades de soluto e solvente ou ainda de soluto e de solução, através de processos de medição e análise. A esse procedimento chamamos de medir, ou quantificar a concentração das soluções.    Existem diversas maneiras de determinar a concentração de uma solução. FONTE:http://crispassinato.wordpress.com/2008/06/18/fisico-quimica-e-iii-ufsc-concentracoes-de-solucoes/   Imagem : Leandro Maranghetti Lourenço/ GNU Free Documentation License Imagem : El Carlos/ GNU Free Documentation License

“Os rótulos dos alimentos são como uma bula de remédio” QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES Um exemplo bastante significativo da importância desses aspectos quantitativos é o que está expresso nos rótulos de alimentos, remédios, desinfetantes etc. “Os rótulos dos alimentos são como uma bula de remédio” O rótulo nutricional dos produtos alimentícios deve apresentar informações como: nome do produto, lista de ingredientes em ordem decrescente de quantidade, conteúdo líquido (em gramas ou mililitros), medida caseira equivalente a porção, lote e prazo de validade, identificação da origem do produto, valor calórico, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gordura trans, colesterol, fibra alimentar, cálcio, ferro e sódio.

EXEMPLOS DE RÓTULOS DE ALGUNS PRODUTOS QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES EXEMPLOS DE RÓTULOS DE ALGUNS PRODUTOS Imagem : Itayba/Disponibilizada por Matanya/ GNU Free Documentation License Imagem : Dorgan/ GNU Free Documentation License

QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES Pode ser gostoso, mas não necessariamente nutritivo. Quem não olha direito o rótulo daquilo que põe no carrinho, corre o risco de ver o ponteiro da balança subir. Mas não basta ler, é preciso entender o que está ali impresso no rótulo para assim fazer a melhor escolha”. FONTE:http://bbel.uol.com.br/qualidade-de-vida/post/rotulos-de-alimentos-ler-entender-e-comparar.aspx

AS CONCENTRAÇÕES DAS SOLUÇÕES QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES AS CONCENTRAÇÕES DAS SOLUÇÕES Existem diferentes razões que podem ser estabelecidas entre as quantidades de soluto, solvente e solução. Tais razões são denominadas genericamente concentrações. As quantidades de soluto, solvente e solução podem ser expressas em massa (g, kg etc.), em volume(mL, cm3, L, etc.), em número de moles ou em número de equivalentes. Os tipos mais comuns de concentração são: 1 - Título (T) 2- Fração molar (X) 3 - Densidade absoluta (d) Utilizaremos o índice 1 para o soluto e o índice 2 para o solvente, enquanto que para a solução não utilizaremos índice. FONTE:www.eebfmazzola.pro.br/joomla/index.php?option=com...

TÍTULO (TÍTULO EM MASSA) QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES TÍTULO (TÍTULO EM MASSA) Título é um número puro, isto é, sem unidade, e chamamos de título de uma solução a razão estabelecida entre a massa do soluto (m1) e a massa dessa solução (m), ambas medidas na mesma unidade. Assim temos: T1 = m1/ m1 + m2 (em relação ao soluto) ou T2 = m2/ m1 + m2 (em relação ao solvente) Onde: m1 = massa do soluto; m2 = massa do solvente ; m = m1 + m2 = massa da solução. FONTE:www.eebfmazzola.pro.br/joomla/index.php?option=com...

QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES O título também pode ser expresso em porcentagem (P%) em massa do soluto na solução fazendo: P1 = 100×T Assim, se o título de uma solução e 0,2, isso significa que P1 = 100×0,2 = 20. Isso quer dizer que a solução apresenta 20% em massa de soluto e, evidentemente, 80% em massa do solvente. FONTE:www.eebfmazzola.pro.br/joomla/index.php?option=com...

QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES EXERCÍCIO RESOLVIDO 1. Uma solução é preparada dissolvendo-se 50 g de açúcar em 0,45 kg de água. Qual o título dessa solução e qual a porcentagem em massa do soluto? Resolução: O açúcar e o soluto: m1 = 50g. A água e o solvente: m2 = 0,45 kg = 450 g. T = 0,1 Logo: P1 = 100×T Þ P1 = 100×0,1 Þ p1 = 10% Resposta: 0,1 e 10% em massa do soluto. T = m1 T = 50 g = 50 g m1 + m2 50 g + 450g 500 g FONTE:www.eebfmazzola.pro.br/joomla/index.php?option=com...

QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES EXERCÍCIO RESOLVIDO 2. Uma solução contém 15 g de sal dissolvido em certa quantidade de água. Calcular a massa da solução, sabendo que ela contém 80% em massa de solvente. Resolução: O sal e o soluto: m1 = 15 g; A água e o solvente: 80%. Como há 80% de solvente, os 20% restantes são de soluto. Então: Este problema poderia também ser resolvido com o auxilio das fórmulas: Resposta: m = 75 g p1 = 100T 20 = 100T T = 20 = 0,2 T = m1 0,2 = 15 m = 15 = 75 g m m 0,2 FONTE:www.eebfmazzola.pro.br/joomla/index.php?option=com...

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EM SALA DE AULA QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EM SALA DE AULA 01.  Calcular a porcentagem, em massa do soluto, de uma solução formada, quando foram utilizados 40g de cloreto de sódio para serem dissolvidos em 60g de água. R: 40%  02. Uma solução aquosa de hidróxido de sódio é preparada, misturando-se 20g de soluto com 140g de solvente. Qual a porcentagem, em massa, do soluto na solução? R: 12.5%  03.  (F.F.O.Diamantina-MG) Quantos gramas de água são necessários, a fim de preparar uma solução a 20% em peso, usando 80g de soluto? R: 320g 

QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES 04.   (PUC-Camp-SP) Tem-se um frasco de soro glicosado, a 5% (solução aquosa de 5% em massa de glicose). Para preparar 1 kg desse soro, quantos gramas de glicose devem ser dissolvidos em água? R: 50g 05.   (E.E.Mauá-SP) Uma solução de um dado soluto foi preparada a partir de 160g de água. Se o título da solução é 0,2, calcule  a massa do soluto. R: 40g  06.   A análise revelou que um vinho contém 48 mL de álcool em cada caneca de 300 mL. Qual o título em volume desse vinho? E em porcentagem? R: 0,16 e 16% 

QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES 07 - Uma solução foi preparada a partir de 160g de H2O e um soluto qualquer. Se o título da solução é de 0,2. Calcule a massa do soluto e a massa total da solução. Resp. 40g e 200g 08 - Determine a porcentagem em massa do soluto de uma solução que contém 75 g de nitrato de prata (AgNO3) dissolvidos em 425 g de água. Resp. 15% 09 - 20 gramas de NaOH são dissolvidos em 36 gramas de água. Calcule o título da solução e a porcentagem em massa do solvente. Resp.35,7%

FRAÇÃO MOLAR (FRAÇÃO EM QUANTIDADE DE MATÉRIA) QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES FRAÇÃO MOLAR (FRAÇÃO EM QUANTIDADE DE MATÉRIA) Fração molar é um número puro, isso é, sem unidades que expressam a relação entre as partes e o todo de uma solução. Para uma solução, são consideradas duas frações molares: a fração molar do soluto e a fração molar do solvente. A fração molar do soluto (x1 = n1/n = n1 + n2) é a razão estabelecida entre o número de moles de moléculas do soluto e o número total de moles de moléculas da solução. A fração molar do solvente (x2 = n2/n = n1 + n2) é a razão estabelecida entre o número de mols de moléculas do solvente e o número total de mols de moléculas da solução.

QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES Onde: n1 = número de mols do soluto; n2= número de mols do solvente; x1 = fração molar do soluto; x2 = fração molar do solvente; e n = n1 + n2 = número de mols total da solução. O número de mols pode ser calculado através da razão massa por mol. Assim: n1 = m1/ mol1 e n2 = m2/ mol2 Pode-se provar que para qualquer solução a soma das frações molares (soluto e solvente) é igual a 1. FONTE: http://w3.ufsm.br/juca/concentracoes.htm:

QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES EXERCÍCIO RESOLVIDO 01.  (PUCC) Se dissolvermos 40 g de hidróxido de sódio em 162 g de água, a quente, a fração molar do soluto será: Dados: Na = 23;  O =16; H = 1  Dados: m1 = 40 g; m2 = 162 g mol1 = 40 g; mol2 = 18 g a) 0,2 de posse desses dados temos: b) 0,02 c) 0,1 n1 = m1 / mol1 = 40:40 = 1 d) 0,01 n2 = m2 / mol2 = 162:18 = 9 e) n.d.a. logo, x1 = n1/ n1 + n2 = 1/ 1 + 9 = 1/10 = 0,1

EXERCÍCIO RESOLVIDO 02 : QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES EXERCÍCIO RESOLVIDO 02 : Em uma solução contém 18,0 g de glicose (C6H12O6), 24,0 g de ácido acético (C2H4O2) e 81,0 g de água. Qual a fração molar de ácido acético na solução? ( C = 12 g/mol; H = 1 g/mol; O = 16 g/mol) Cálculo da massa molar: Fazendo uso da relação x1 = n1/ n1 + n2 + n3 Mol 1 = 6.12 + 12.1 + 6.16 = 180 g temos x2 = 0,4 / 0,1 + 0,4 + 4,5 = 0,4 / 5 = 0,08 Mol 2 = 2.12 + 4.1 + 2.16 = 60 g Mol 3 = 2.1 + 1.16 = 18 g Cálculo do nº de mols: n1 = m1 / Mol1 = 18 / 180 = 1/10 = 0,1 n2 = m2 / Mol2 = 24 / 60 = 0,4 n3 = m3 / Mol3 = 81 / 18 = 4,5

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EM SALA DE AULA QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EM SALA DE AULA 01 - Uma solução contém 5 mols de moléculas de soluto dissolvidas em 20 mols de moléculas do solvente. Determine as frações molares do soluto e do solvente. Resp. X1 = 0,2 e X2 = 0,8 02 - São dissolvidos 12,6 g de ácido nítrico (HNO3) em 23,4 g de água. Calcule as frações molares do soluto e do solvente dessa solução. Resp. X1 = 0,133 e X2 = 0,866 03 - Em 356,4 g de água são dissolvidos 68,4g de sacarose (C12H22O11). Determine as frações molares da sacarose e da água. Resp. X1 = 0,01 e X2 = 0,999

QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES 04.   Calcular as frações molares do soluto e do solvente em uma solução que contém 117g de cloreto de sódio dissolvidos em 324g de água. R: 0,1 e 0,9 05.   (FURRN adaptado) Qual a fração molar do soluto e do solvente de uma solução preparada tomando-se 3 mols de glicose e 97 mols de água? R: 0,03 e 0,97  06.   Qual a fração molar do componente B numa mistura contendo 4g de A (M=20g/mol) e 8,4g de B (M=28g/mol)? R: 0,6  07.(U.F.Fluminense-RJ) Uma solução contém 18g de glicose (C6H12O6),  24,0g de ácido acético (C2H4O2) e 81,0g de água. Qual a fração molar do ácido acético na solução? R: 0,08 

QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES 08.   (Faap-SP) Uma solução aquosa de NaCl apresenta 11,7% em peso de soluto. Determine as frações molares do soluto e do solvente nessa solução. R: 0,0392 e 0,9608  09. Calcule as frações molares do ácido sulfúrico(H2SO4) e da água (H2O), numa solução que foi preparada pela dissolução de 98 g de ácido sulfúrico em 162 g de água. R: 0,1 e 0,9 10. Uma solução contém 230 g de álcool comum (C2H5OH) e 360 g de água(H2O). Calcule as frações molares do álcool e da água na solução.

QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES DENSIDADE ABSOLUTA Densidade absoluta (d) de uma solução é a razão estabelecida entre a massa e o volume dessa solução : Podemos expressar matematicamente essa relação da seguinte forma: d = m/v Onde: m = massa da solução; V = volume da solução; d = densidade absoluta da solução. A densidade de uma solução geralmente é expressa nas unidades usuais de massa e volume; por exemplo, se a densidade de uma solução é de 200 g/L, isso significa que cada litro da solução apresenta massa de 200 g.

QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES EXERCÍCIO RESOLVIDO 01: Calcular a densidade absoluta em g/cm3 e em g/L de uma solução que apresenta massa de 50 g e volume de 200 cm3. Resolução: em g/cm3: d = m/v = 50 g/ 200 cm3 = 0,25 g/cm3 em g/L: d = m/v = 50 g/ 0,2 L = 0,25 g/cm3 = 250 g/L Resposta: d = 0,25 g/cm3 ou d = 250 g/L.

QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES EXERCÍCIO RESOLVIDO 02: A densidade absoluta de uma solução é 1,2 g/cm3. Calcule o volume ocupado, sabendo que a massa da solução é 48g. m1 = 48 g d = 1,2 g/cm3 Resolução: de d = m/v obtemos que: v = m/d = 48 g/ 1,2 g/cm3 = 40 cm3 Resposta: 40 cm3

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EM SALA DE AULA QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EM SALA DE AULA 1) Uma solução apresenta massa de 30 g e ocupa um volume de 45 cm3 . Qual é a densidade absoluta dessa solução? 2) A densidade absoluta de uma solução é 1,2 g / cm3. Calcule o volume ocupado por essa solução, sabendo que a massa da solução é 48g. 3) A massa de uma solução é 85 g. Calcule o volume dessa solução, que apresenta uma densidade de 2,7 g/ cm3 4) A densidade de uma solução é 0,8 g/L. Determine a massa dessa solução, que apresenta um volume de 700 cm3.

QUESTÕES DE VESTIBULAR QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES QUESTÕES DE VESTIBULAR 01. (UFRGS) O soro fisiológico é uma solução aquosa que contém 0,9 % em massa de NaCℓ. Para preparar 200 mL dessa solução, a quantidade necessária de NaCℓ é de aproximadamente: 0,45 g  b) 1,8 g c) 0,09 mol d) 0,18 mol e) 10,6 g.  02 . (UFF-RJ) Dissolve-se 4,6 g de NaCl em 500 g de água “pura”, fervida e isenta de bactérias. A solução resultante foi usada como soro fisiológico na assepsia de lentes de contato. Assinale a opção que indica o valor aproximado da porcentagem, em peso, de NaCl existente nesta solução. a) 0,16%  b) 0,91% c) 0,32%  d) 2,30% e) 0,46% 03. (UFBA) Uma solução de densidade igual a 1,2 g/mL é formada pela dissolução de 10 g de um sal em 290 g de H2O. Calcule, em g/L, a concentração desse sal;

QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES 04. (Fuvest-SP) Em uma indústria, um operário misturou, inadvertidamente, polietileno (PE), policloreto de vinila (PVC) e poliestireno (PS), limpos e moídos. Para recuperar cada um destes polímeros, utilizou o seguinte método de separação: jogou a mistura em um tanque contendo água (densidade = 1,00 g/cm3), separando, então, a fração que flutuou (fração A) daquela que foi ao fundo (fração B). Depois, recolheu a fração B, secou-a e jogou-a em outro tanque contendo solução salina (densidade = 1,10g/cm3), separando o material que flutuou (fração C) daquele que afundou (fração D). (Dados: densidade na temperatura de trabalho em g/cm3: polietileno = 0,91 a 0,98; poliestireno = 1,04 a 1,06; policloreto de vinila = 1,5 a 1,42). As frações A, C e D eram, respectivamente: a) PE, PS e PVC b) PS, PE e PVC c) PVC, PS e PE d) PS, PVC e PE e) PE, PVC e PS

QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES 05. (ENCE-UERJ-Cefet-UFRJ) Para a prevenção de cáries, em substituição à aplicação local de flúor nos dentes, recomenda-se o consumo de "água fluoretada". Sabendo que a porcentagem, em massa, de fluoreto de sódio na água é de 2 · 10–4 %, um indivíduo que bebe 1 litro dessa água, diariamente, terá ingerido uma massa desse sal igual a: (densidade da água fluoretada: 1,0 g/mL) a)      2 · 10–3 g. b)      3 · 10–3 g. c)       4 · 10–3 g. d)      5 · 10–3 g. e)      6 · 10–3 g.

REFERÊNCIAS DA INTERNET QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES REFERÊNCIAS DA INTERNET http://www.profjoaoneto.com.br/fisicoq/solucoes1.htm: acessado em 02/07/2012 http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-quimica/solucoes-quimicas: acessado em 02/07/2012 http://www.cetes.com.br/professor/quimica_12011/modulo1/fisico_quimica_a.pdf: acessado em 02/07/2012 http://pt.scribd.com/doc/3624054/Quimica-PreVestibular-Impacto-Concentracao-Comum-e-Densidade : acessado em 06/07/2012 http://exercicios.brasilescola.com/quimica/exercicios-sobre-densidade.htm: acessado em 06/07/2012 http://bbel.uol.com.br/qualidade-de-vida/post/rotulos-de-alimentos-ler-entender-e-comparar.aspx: acessado em 06/07/2012

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   2A Leandro Maranghetti Lourenço/ GNU Free Documentation License http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Balance-NaCl-1mol.jpg 28/08/2012 2B El Carlos/ GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kapesni_vaha_KERN_-_TCB_-_01.jpg 4A Dorgan/ GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hydrogen_fluoride.JPG 4B Itayba/Disponibilizada por Matanya/ GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Iv1-07_014.jpg