PROCESSO SAÚDE DOENÇA 20 BIMESTRE AULA 1 CLÁUDIA HAGGI FAVERO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMPLEMENTAÇÃO DA PNPS E O DESAFIO DA ARTICULAÇÃO INTRA E INTERSETORIAL
Advertisements

Epidemia: Ocorrência de doença em um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PARASITOLOGIA
Epidemiologia Descritiva
EPIDEMIOLOGIA Aula 2 – Conceitos de Saúde (OMS e Perkins) – Processo Saúde-Doença, Causalidade, História Natural da Doença e Prevenção Claudia Barleta.
Epidemiologia e indicadores de saúde
EPIDEMIOLOGIA Prof. Eduardo Furtado Flores
EPIDEMIOLOGIA Prof. Eduardo Furtado Flores
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA LEPTOSPIROSE NA BAHIA
EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA
Sistema de Vigilância Epidemiológica das Infecções Hospitalares Neonatais
NÚCLEO MUNICIPAL DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR
Etimologia do vocábulo - EPIDEMIOLOGIA
Metodologia Científica Medidas de Frequência e Associação
DINÂMICA DE DISTRIBUIÇÃO DAS DOENÇAS (O PROCESSO EPIDÊMICO)
Noções Básicas de Epidemiologia
Princípios básicos em Epidemiologia
Epidemiologia e Saúde Ambiental
DIVERSIDADE DE VÍRUS.
OLIMPÍADA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 2003 A Saúde Pública e o Papel da Universidade na Comunidade A Saúde Pública e o Papel da Universidade na Comunidade.
UFF/MEB Curso: Medicina Disciplina: Epidemiologia - II
EPIDEMIOLOGIA Prof Ms Benigno Rocha.
CONCEITOS DE ECOLOGIA.
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA
DADOS DE MORBIDADE: REGISTROS E VIGILÂNCIAS NIGEL PANETH.
INDICADORES DE MORBIDADE E MORTALIDADE
Epidemiologia Definições e Termos
Disciplina de Epidemiologia I Faculdade de Saúde Pública da USP
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
MEDIDAS DE SAÚDE COLETIVA
Controle de Infecção Hospitalar
PROFESSOR: SANDRO RIBEIRO FERNANDES
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
EPIDEMIOLOGIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE: CONCEITOS, INSTRUMENTOS E MODOS DE FAZER Lorene Pinto Setembro 2009.
Doenças crônicas, Doenças endêmicas, Doenças raras: Como avaliar e priorizar?
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
Disciplina de Epidemiologia I Faculdade de Saúde Pública da USP
Conceitos Aplicações Abordagem descritiva
Saúde pública e farmacoepidemiologia
Mas como medir a saúde da população?
Vigilância das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis
ESTATÍSTICA NA PRÁTICA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Economia e Gestão da Saúde (ECO059)
NOAS.
DIVERSIDADE DE VÍRUS.
Vigilância Epidemiológica
Medidas de Saúde Coletiva
QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS EPIDEMIOLOGIA
Processo Epidêmico Endêmico
1) SMS/CONTAGEM Assinale a alternativa INCORRETA:
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
Epidemiologia Tásio Lessa.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
INDICADORES DE SAÚDE Profa. Priscilla Indianara Di Paula Pinto Taques.
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
Epidemiologia Prof. Ricardo Laino p.
PROF(A): MICHELLE FLORES
Vigilância Epidemiológica
INDICADORES DE SAÚDE Medidas do “estado da saúde” é uma antiga tradição da saúde pública Mortalidade e Sobrevivência. Controle de doenças infecciosas e.
Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim
O QUE É AIDS? A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada,
Medida da Saúde Coletiva Prof. Claudia Curbani V. Manola.
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
Medidas de ocorrência de eventos em saúde Agosto de 2011 Prof. Marcia Furquim de Almeida e Zilda Pereira da Silva Prof as. Marcia Furquim de Almeida e.
Vigilância Epidemiológica e Farmacoepidemiologia no Brasil.
Epidemia, Endemia e Pandemia.
Epidemiologia Palavra de origem grega Epi-sobre Demos-população Logos-tratado.
Transcrição da apresentação:

PROCESSO SAÚDE DOENÇA 20 BIMESTRE AULA 1 CLÁUDIA HAGGI FAVERO 05/09/2012 PROCESSO SAÚDE DOENÇA 20 BIMESTRE AULA 1 CLÁUDIA HAGGI FAVERO

EPIDEMIOLOGIA Ciência que estuda quantitavamente a distribuição dos fenômenos de saúde/doença, e seus fatores condicionantes e determinantes, nas populações humanas. Estudo de alguma coisa que aflige a população. Estudo dos fatores que determinam a ocorrência e a distribuição da doença na população. (JEKEL, et al. 2005)

EPIDEMIOLOGIA permite ainda a avaliação da eficácia das intervenções realizadas no âmbito da saúde pública. Considerada a principal “ciência básica” da saúde coletiva. (Analisa a ocorrência de doenças em massa)

EPIDEMIOLOGIA APLICADA A aplicação ao planejamento de serviços de saúde tem sido o maior uso da epidemiologia, em função dessa aplicação tem-se desenvolvida a legislação e estratégia da Vigilância epidemiológica e organização dos sistemas de informação em saúde no âmbito governamental. No Brasil o Sistema de Vigilância Epidemiológica foi instituído pela lei nº 6.259 de 1975 que articula o Ministério da Saúde à setores específicos das Secretarias Estaduais de Saúde, organizando o sistema nacional de informações de saúde que constitui, hoje, o DATASUS.

Usos da epidemiologia Epidemiologia molecular Epidemiologia genética Epidemiologia veterinária Epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias Epidemiologia das doenças não trasmissíveis Neuroepidemiologia Epidemiologia da violência Epidemiologia e controle da poluição Epidemiologia aplicada à administração de serviços de saúde Epidemiologia das Infecções Hospitalares

A Epidemiologia pode ser dividida em: EPIDEMIOLOGIA CLÁSSICA EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS INFECCIOSAS EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS CRÔNICAS

EPIDEMIOLOGIA CLÁSSICA É destinada à população e estuda as origens comunitárias dos problemas de saúde, particularmente aqueles relacionados a nutrição, ao meio ambiente, ao comportamento humano e ao estado psicológico, social e espiritual da população Descobrir fatores de risco que podem ser alterados na população para previnir e retardar a ocorrência das doenças ou a morte.

EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA é uma abordagem de elaboração e interpretação de observações científicas em medicina. é a aplicação dos princípios e métodos da epidemiologia aos problemas encontrados na medicina clínica. “É uma ciência voltada à contagem de eventos clínicos que ocorrem em seres humanos intactos, e usa o método epidemiológico para realizar e analisar os resultados. (Fletcher & Fletcher , 1988)

Questões para a Epidemiologia Clínica: •Normalidade/ anormalidade (saúde/ doença) •Diagnóstico •Frequência •Risco e fatores de risco •Prognóstico •Tratamento •Prevenção •Causa

EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS INFECCIOSAS Depende muito do suporte laboratorial (microbiologia e sorologia) EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS CRÔNICAS Depende de amostragem complexa e de métodos estatísticos

ENDEMIA É uma doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”. Isso quer dizer que, endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local. endemia é qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.

ENDEMIA O termo endêmico passou a referir-se, de forma mais ajustada, ao grau de prevalência de uma doença, ou seja à proporção entre o número total de casos da doença e o número de indivíduos em risco de a adquirir, numa área geográfica e temporalmente bem definida.

FEBRE AMARELA

MALÁRIA

EPIDEMIA É uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico. Isso poderá ocorrer por causa de um grande desequilíbrio (mutação) do agente transmissor da doença ou pelo surgimento de um novo agente (desconhecido).

EPIDEMIA incidência em curto período de tempo, de grande número de casos de uma doença. Um surto epidêmico ocorre quando há um grande desequilíbrio com o agente (ou surgimento de um), sendo este posto em vantagem.

DENGUE

PANDEMIA é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras. Exemplos de Pandemias AIDS, tuberculose, peste, gripe asiática, gripe espanhola, tifo, etc. o câncer (responsável por inúmeras mortes) não é considerado uma pandemia porque não uma é doença infecciosa, ou seja, não é transmissível.

AIDS