Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antônio de Souza Neto Placido.neto@ifrn.edu.br
Projeto Empreendimento Trabalho executado por pessoas Visa a criação de um produto ou a execução de um serviço. Temporário, não repetitivo e que envolve um grua de incerteza. Trabalho executado por pessoas Consome horas, estão limitadas a prazos, custo e escopo. Atividades precisam ser planejadas, programadas e controladas.
Processo de Software Análise de sistema Planejamento Análise Requisitos Projeto Codificação Teste Entendimento Modificação Revalidação Manutenção Construção Definição
Gerência de Projeto Abrange todo o processo de desenvolvimento; possibilida compreender o escopo do trabalho, riscos, recursos exigidos, tarefas, marcos e esfoço Medir o processo Melhorar o processo Medir o produto Melhorar a qualidade Planejar é a atavidade fundamental da gerência.
Gerência de Projeto Gerenciamento de Projeto está estreitamente relacionado à Qualidade de Processo; O gerenciamento com como objetivo: Entrega do software no prazo; Trabalhar de acordo com o cronograma; Focar nos requisitos das organizações envolvidas.
Gerência de Projeto “Projetos bem gerenciados algumas vezes falham; projetos mal gerenciados falham inevitavelmente.” Questionamentos importante: O que vamos produzir? Para quem vamos produzir? Como será produzido?
Objetivos do Planejamento Determinar o alcance do trabalho a ser realizado: Função, desenpenho, interface e segurança Estimar recursos necessários Recursos humanos, hardware e software Identificar tarefas a serem executadas Foco em casos de usos eliciados Elaborar cronograma Estimar esforço e custo.
Atividades de planejamento Definir o plano de projeto de software. Pesquisar (se necessário) Combinar as tarefas Estimar custos e prazos Incerteza
Plano de Projeto de Software Compreende de: Introdução; Estimativas de Projeto; Riscos de Projeto; Cronograma; Recursos de Projeto; Organização de Pessoal; Mecanismos de Controle; Apêndices.
Plano de Projeto de Software Introdução Escopo; Proposito do documento de planejamento e gerência; Objetivo projeto
Plano de Projeto de Software Estimativas de Projeto Dados históricos; Tecnicas de estimativa; Estimativa.
Plano de Projeto de Software Riscos de Projeto Análisar os riscos; Apresentar estrutura de impacto das decisões de projeto Administrar os riscos
Plano de Projeto de Software Cronograma Divisão do trabalho; Rede de tarefas; Estruturar gráficos (Gantt); Tabela de recursos.
Plano de Projeto de Software Cronograma Grafico de Gantt
Plano de Projeto de Software Recursos de projeto Pessoal; Hardware e Software; Recursos especiais.
Plano de Projeto de Software Organização de Pessoal Estrutura da Equipe Relatórios administrativos Mecanismos de Controle (PDS I) Professores são responsaveis. É importante ter base e experiencia para a tomada de decisões. Apendicês.