GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho de Geeografia Alunos: Beatriz Nantes e Leonardo Paião
Advertisements

ÁSIA E BACIA DO PACíFICO
OS GRANDES BLOCOS ECONÔMICOS
Blocos Econômicos.
Estudante: GRAZY NAFTA E ALCA PROFESSORA:MARIA DE LOURDES
Trabalho de Geografia Blocos Econômicos Professora: Meiriele Lazarin
PROJETO DE GEOGRAFIA BLOCO ECONOMICO: NAFTA
Essa classificação remete às diversas etapas do desenvolvimento dos blocos econômicos que, em sua origem, pode ser associada ao estabelecimento da Comunidade.
Trabalho de geografia sobre: nafta e o alca
Trabalho de Geografia Blocos econômicos
Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão.
BLOCOS ECONÔMICOS.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
O Comércio multilateral e os blocos regionais Antonio Neto
Associação e integração entre países
Prof. Jeferson C. de Souza
CE_19_CAN CAN – Comunidade Andina de Nações APEC – Asia-Pacific Economic Cooperation ASEAN – Associação de Nações do Sudeste Asiático DISCIPLINA: Comércio.
CE_17_NAFTA e MERCOSUL DISCIPLINA: Comércio Exterior
CE_22_Integração Econômica - Histórico e Fases
Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico
Blocos econômicos mundiais
OS BLOCOS ECONÔMICOS.
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Comércio Internacional
Prof. Jeferson C. de Souza
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960 (2ª Parte)
Associação de Nações do Sudeste Asiático
União Européia.
MEGA BLOCOS II.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
CAPÍTULO 4 – COMÉRCIO DESIGUAL E REGIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA GLOBAL
A HISTÓRIA DO SÉCULO XX E A ECONOMIA POLÍTICA
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
Blocos econômicos-APEC
Os Blocos Econômicos Alguns conceitos
União Européia: Sonho ou Realidade
BLOCOS ECONÔMICOS DA AMÉRICA
Capítulo 19 – O comércio internacional
FASES DA INTEGRAÇÃO ECONÔMICA
Blocos econômicos Prof. Cisso.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Sistemática de Importação e Exportação
ADM. Mercado Exterior Órgãos Internacionais e Blocos Econômicos
Associação de Nações do Sudeste Asiático
BLOCOS ECONÔMICOS.
Mercado Financeiro Pág 377
Fernanda Aparecida no 6 Stephanie Padilha no 19 Victoria Gomes no 21
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
COMÉRCIO DESIGUAL E REGIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA GLOBAL
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO Tópico 02 Módulo 15
Organizações Internacionais
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
Gay-Lussac Prof. José Victor
Globalização.
Comunidade Européia (pág 06) - –Surgiu na Guerra Fria onde colaborou para a hegemonia norte-americana sobre a Europa ocidental. –Na década de 1990, as.
Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.
Trabalho de Geografia Nome :Tatiane Lima de Souza Nº 34
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
NOVA ORDEM MUNDIAL.
O mundo dividido na era da Globalização
A nova regionalização do mundo
 Conflitos em busca de um país de primeiro mundo.
Trabalho de Geografia Blocos econômicos
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL (1) NOMES: AUGUSTO H. DE SÁ 1 FREDERICO C. BIANCHI 9 JOÃO M. L. HADAD 12 PROFESSOR WILSON 8º A.
Transcrição da apresentação:

GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO Conceito de Comércio.

Comércio É a troca de bens de consumo e serviços visando o lucro. A criação da moeda serviu para facilitar a troca de bens.

Revolução Tecnocientífica Se dá através da robotização e automação onde reduzem a mão-de-obra e aumentam a produtividade. Informática, telecomunicação e biotecnologia desenvolvem produtos revolucionários tornando os países, competitivos no mercado mundial. Países desenvolvidos investem pesado em pesquisas científicas e produzem rapidamente os seus resultados. No plano geopolítico, a globalização acelera-se desde 1990 com o surgimento das economias da União Soviética e da Europa oriental com a abertura da China Popular aos investimentos internacionais

Regionalização A regionalização é um dos aspectos da globalização onde a segunda amplia os blocos regionais, aumentando a competitividade das empresas no mercado mundial. O plano Marshall foi a resposta norte-americana à crise européia onde o primeiro transferiu bilhões de dólares para a Europa com intuito de afastar qualquer pensamento socialista. - Plano Schuman: Criado em 1950 pela França cujo objetivo era de colocar as indústrias siderúrgicas alemãs e francesas (carvão e minério de ferro) sob o controle de uma autoridade comum.

O bloco europeu O Mercado Comum Europeu(MCE) foi criado através do Tratado de Roma em 1957 com o objetivo de suprimir as tarifas de circulação de mercadorias, serviços e capitais. Inclui a Comunidade Européia(CE) que são instituições políticas.

Tratado de Roma e Maastricht O Tratado de Roma foi assinado em 1957 pela Alemanha, França, Bélgica, entre outros, em Roma. Tal tratado vigorou em 1958. Sua assinatura é o resultado de um processo pós-guerra , que deixou a Europa destruída e "submetida" aos EUA e URSS. O Tratado de Maastricht foi assinado em 1992, na Holanda onde definia os rumos Pós-guerra Fria onde a Comunidade Européia passou-se a chamar União Européia (U.E):

Em 1992 foi assinado o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), onde o Canadá, México e EUA uniram-se em um poderoso mercado comum. Seus objetivos eram: - Garantir aos países participantes uma situação de livre comércio, derrubando as barreiras alfandegárias, facilitando o comércio; - Reduzir os custos comerciais entre os países membros; - Ajustar a economia dos países membros, para ganhar competitividade.

Fundo Monetário Internacional (FMI) - Com sede em Washington, iniciou em 1945 para monitorar o sistema monetário internacional e estabilizar o sistema financeiro. - É também, um Banco onde fornece empréstimos aos países membros. - Supervisiona as dívidas externas dos países.

BANCO MUNDIAL Criado em 1945, com o objetivo de fornecer empréstimos para reconstrução da Europa no pós-guerra, com sede em Washington

Organização Mundial do Comércio(OMC) - Criada em 1995. É responsável pelo comércio internacional. - Visa regras do comércio entre os países. - Orientar governos quanto à tarifas alfandegárias. - Assessorar países subdesenvolvidos.

Comércio Globalizado - Em 1985, Theodore Levitt utilizou o termo “Globalização” para indicar a difusão mundial das trocas e do consumo. - A Globalização provocou o crescimento da movimentação de bens, serviços e dinheiro.

A realidade do Nafta CANADÁ - Possui desenvolvimento diversificado. - Baixo crescimento vegetativo. - Alto nível de vida. - Depende economicamente dos EUA. MÉXICO - Possui desníveis sociais. - Grande crescimento vegetativo. - Pobreza. - Emigração para os EUA.

A realidade do Nafta EUA - Se beneficia com os produtos importados do México e Canadá. (Cana-de-açúcar, manufaturas, milho, veículos, peças e mão-de-obra barata)

REVOLUÇÃO TECNOCIENTÍFICA Os investimentos em pesquisa científica e tecnológica dependem de capital privado e do poder público bem como de mão-de-obra de alta qualificação e elevada remuneração. Os paises desenvolvidos estão em grande vantagem em termos de pesquisas. O Japão lidera em mecatrônica, a Europa, disputa com os EUA ,o mercado aeroespacial e farmacêutico.

ALCA - É a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), acordo proposto pelos Estados Unidos da América onde se criaria uma zona sem barreiras alfandegárias disseminando assim a entrada de produtos norte-americanos nas Américas Central e Sul. Participariam desse acordo 34 nações americanas, com exceção de Cuba por ter divergências ideológicas com os Estados Unidos. O primeiro prega o socialismo e a soberania, já o segundo pratica o capitalismo.

PAÍSES MEMBROSDA ALCA

MERCOSUL O Mercado Comum do Sul foi criado em 1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. - Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para entrar no bloco.

MERCOSUL Em julho de 1999, um importante passo foi dado no sentido de integração econômica entre os países membros. Estabelece-se um plano de uniformização de taxas de juros, índice de déficit e taxas de inflação. Futuramente, há planos para a adoção de uma moeda única, a exemplo do fez o Mercado Comum Europeu.

Novos Países industrializados(NPIs) da Ásia - Formados pela Coréia do Sul, Cingapura, Indonésia, Malásia e Tailândia, Taiwan e Hong Kong. - Economia baseada na produção de bens de consumo para o mercado externo onde o Estado estimulou a exportação. - Investimentos pesados em políticas públicas, educação e mão-de-obra qualificada.

ATIVIDADES G1 – T3 F-V-F-V (a) b a