SIMULADO - ENEM Prof. José Luiz 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Física.
Advertisements

Professor: José Queiroz
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física
Mecânica.
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
Recuperação Intensiva
Movimento Uniforme Definição: Movimento realizado com velocidade constante, ou seja, não há mudança no valor da velocidade. v0 = vm = v. v0  Velocidade.
O que você deve saber sobre
EXERCÍCIO AS 3 LEIS DE NEWTON
FÍSICA * Do grego, que significa natureza, pois nos primórdios eram estudados aspectos do mundo animado e inanimado. * Atualmente, é a ciência que estuda.
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Mecânica Estudo dos Movimentos.
Física Recuperação: Velocidade média Movimento Uniforme (MU)
Prof. carlos eduardo saes moreno

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
Física!!! A origem da Física como teorias e conhecimentos organizados está na Grécia. A palavra Física vem de Physis (no grego) que significa Natureza.
Mecânica Cinemática escalar.
Capitulo 2 - Cinemática do ponto material
Prob. 1: Qual deve ser o momento linear de uma partícula, de massa m, para que a energia total da partícula seja 3 vezes maior que a sua energia de repouso.
Movimento Uniforme e Movimento Uniformemente Variado
Movimento Variado Prof.: Marco Macêdo.
CALORIMETRIA.
Movimento Variado Prof.: Marco Macêdo.
Movimento Retilíneo e Uniforme
Professor: Diones Charles
TEM FÍSICA AO SEU REDOR Prof.: Joni.
FÍSÍCA APLICADA MECÂNICA- PARTE I.
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
AULA 1 CINEMÁTICA.
Revisão Cinemática Escalar e Vetorial. Cinemática Trajetória Referencial Repouso Movimento.
Grandezas Escalares e Vetoriais
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
Termodinâmica - Aula 2 2. Termodinâmica
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
ESTÁTICA marcelo alano
Energia Mecânica Trabalho e Potência Cap.1,2 e 3.
Equilíbrio de corpos extensos
COLISÕES OU CHOQUES MECÂNICOS
Mecânica Estudo dos Movimentos.
FÍSICA.
Área de conhecimento interdisciplinar;
AULAS PREPARATÓRIAS ENEM 2013
Movimento em duas dimensões
Posição Um corpo só pode ser localizado em relação a um outro, denominado referencial; A posição de um corpo que está sobre uma linha conhecida pode ser.
ENEM 2010 Pré-Vestibular Frei Seráfico Ciências da Natureza Biologia.
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Professor: Marivaldo Mendonça
Massa Indica quantidade de matéria de um corpo e também a medida da inércia do mesmo; É uma característica do corpo, não do local onde ele está; A balança.
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
MECÂNICA Prof. MSc Luiz Rogério Mantelli Setembro de 2010 INCLUSÃO PEDAGÓGICA OFICINAS DE FÍSICA.
O que é energia? Dizemos que um corpo (ou um conjunto de corpos) tem energia quando está em movimento ou quando está em uma situação a partir da qual se.
AULA 1 CINEMÁTICA.
SUMÁRIO: Formas básicas de energia: energia cinética e energia potencial. Energia interna como a soma das energias cinética interna e potencial interna.
Prof. José Luiz 2015.
Impulso e quantidade de movimento
Prof. José Luiz O QUE CAI NO ENEM? A CINEMÁTICA NO ENEM Para resolver as questões de cinemática no Enem, o estudante precisa adquirir algumas habilidades.
Prof. José Luiz 2015.
A energia e sua conservação
Aula 3 Movimento Retilíneo Uniforme PRÉ FÍSICA 2015/1 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
A FÍSICA E O NOVO ENEM Prof. Cleriston da Paz. O Novo ENEM e a Física 2.
Representação Gráfica do movimento
Cinemática John Física Disciplina Professor. Velocidade Média Aceleração Média Unidade [m/s] Unidade [m/s²]
Física I Aula02 – Movimento Unidimensional 2009/2010.
2 – Movimento Uniforme / MU Site:
Mecânica Mecânica: Cinemática UM e MUV ENSINO DE FÍSICA.
Transcrição da apresentação:

SIMULADO - ENEM Prof. José Luiz 2014

Dois móveis executam movimentos em trajetórias iguais, porém um deles acelera uniformemente, enquanto o outro que está à frente realiza um movimento uniforme. Os modelos de equação para esses movimentos estudados na cinemática são, respectivamente, x = x0 + v0.t + at2 e x = x0 + v.t Sendo: s0 = posição inicial v0 = velocidade inicial v = velocidade constante a = aceleração do movimento As funções horárias para as posições dos móveis citados são, respectivamente, xA = -2 + 2t + 4t2 e xB = 2 + 4t, sendo x dado em quilômetros e t em horas. Em que instante, a partir de suas posições iniciais, a velocidade relativa dos móveis será nula? Em meia hora. Aos 15 minutos. Uma hora e meia depois. Aos 45 minutos. Duas horas depois.

1 - HABILIDADES E COMPETÊNCIAS H10 - Identificar relações entre grandezas e unidades de medida. H12 - Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas. H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

1 – RESOLUÇÃO - B

Um Boeing 777 tem massa de decolagem (chamado de peso de decolagem) de 347.452 kg e alcança velocidade de voo de 905 km/h (252,4 m/s). Fazendo uso da equação de equivalência entre massa e energia, E = m0.c2, e se fosse possível aniquilar massa dessa aeronave transformando-a em energia, quanto tempo essa massa poderia manter acesas 1.000.000 de lâmpadas de potência P = 100 W cada uma delas? (Tomar a massa de decolagem como massa de repouso. Dados velocidade da luz no vácuo c = 3,0.108 m/s e P = E/t ). 10.000 ano 100 anos 10 anos 10.000.000 anos 10 meses

2 - HABILIDADES E COMPETÊNCIAS H3 – Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas. H10 - Identificar relações entre grandezas e unidades de medida. H22 – Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais. H23 - Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.

2 – RESOLUÇÃO - D

Um dos momentos de maior tensão ao se cuidar de uma criança recém-nascida é a hora do banho, especialmente na hora de ajustar a temperatura. Usando seus conhecimentos em calorimetria, uma jovem resolveu ajudar e propôs que se misturasse água da torneira, que sai a uma temperatura de 20°C, com água fervente. A razão entre a quantidade de água fria e a de água fervente que deve ser usada a fim de se obter água à temperatura de 36°C é igual a:   1/4 1/2 1 2 4

3 - HABILIDADES E COMPETÊNCIAS H3 – Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas. H21 – Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e (ou) do eletromagnetismo.

15 – RESOLUÇÃO - E