Educação básica de qualidade para todos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Comissão Municipal de Elaboração
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA GARANTIR A QUALIDADE DO ENSINO.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Decreto nº de 24 de abril de 2007
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
EDUCAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
AGENDA DA EDUCAÇÃO.
Plano Nacional de Educação
Propostas da Agenda 21 para a Educação em Cubatão
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
PLENÁRIA FINAL.
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Os 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado sinalizam ações de hoje que contribuirão para construir o Rio Grande do futuro.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
META ESTADUALMETA NACIONAL Sensibilizar 50% dos Municípios brasileiros para o Programa Nacional de Educação Fiscal Formalizar o Programa Nacional de.
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Mapa Estratégico da Indústria
“Se quisermos ter educação de qualidade para todos, teremos de ter todos pela qualidade da Educação” Declaração Mundial Sobre Educação para Todos de Jomtien.
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM MINAS
31 de agosto de Articulação Como surgiu Gestores Públicos da Educação Empresas Sociedade Civil.
PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS PROFISSÕES
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Debates sobre a Pauta Local Reuni Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais 26 jun 2012.
PLANO DE METAS PELA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
DATA BASE – MAIO 2009 PAUTA GERAL 1 – SALÁRIO: 17% + aumento vale-refeição 2 – PLANO DE CARREIRA: garantir as conquistas do plano de carreira do magistério(Smed.
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
SEMINÁRIO REUNI/UFV O Desafio da Formação de Professores
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SINOP-MT LOA
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
Transcrição da apresentação:

Educação básica de qualidade para todos condição para melhoria da qualidade de vida, consolidação da democracia mas também crescimento da produtividade e competividade internacional responsabilidade do poder público Necessidade de parceria do poder público com a iniciativa privada e o terceiro setor

Desafios no RS Implementar agenda educacional no contexto do ajuste fiscal Articular a agenda do Estado com a nacional (Todos pela Educação e PAC da educação) e a agenda do governo estadual (PPA 2008-2011) com a da sociedade gaúcha (Agenda 2020)

Conseqüências da crise fiscal para o financiamento da educação: estrutura da despesa do governo do RS 1975/78 2003/06 Educação * 26,53% 12,32% Previdência 13,10% 29,61% Legislativo/Judiciário 2,63% 10,69% * Educação: sem inativos e pensionistas

Metas do Todos pela Educação 1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos estará na escola (98% até 2022) 2. Toda criança saberá ler e escrever até os 8 anos de idade (80% até 2010 e 100% até 2022) 3.Todo aluno aprenderá o que é apropriado para sua série (pelo menos 80% até 2022) 4.Todo aluno concluirá o Ensino Fundamental e o Médio na idade correta (até 2022, 95% concluindo o EF até 16 anos e 90% o EM até 19 anos) 5. O investimento na educação básica será garantido e bem gerido (até 2010, de 3,2% para 5% do PIB como investimento público na Educação Básica)

Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE do Governo Federal Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB OCDE = 6,0 (de 0 a 10) Brasil = 3,8 Rio Grande do Sul 1ª etapa EF = 4,2 (6º lugar) 2ª etapa EF = 3,5 (3º lugar) EM = 3,4 (1º lugar com SP e MG)

Agenda 2020 Objetivos estratégicos Fórum temático da educação Definir e implementar um modelo de educação básica com foco na qualidade (1ª onda) Capacitar para o mercado e para a cidadania, articulando instituições de ensino superior, escolas, empresas, ONGs e governo, e ampliando o ensino profissional (1ª onda) Investir na valorização e qualificação dos professores (1ª onda) Ampliar a rede de escolas com tempo integral (2ª onda) Fórum temático da educação Articular dos objetivos específicos e indicadores e metas da agenda com o Todos pela Educação Elaborar projetos para a 1ª onda

PRINCIPAIS METAS PARA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE APLICAÇÕES 2008-2011: R$ 16,4 BILHÕES Garantia de acesso à educação básica, com consolidação do ensino fundamental de 9 anos e ampliação de vagas no ensino médio diurno Criação de um Sistema Estadual de Avaliação Externa do Rendimento Escolar no ensino fundamental e médio, em parceria com as redes municipais e particular Ampliação em 30% do número de matrículas para cursos profissionalizantes,criação de 9 centros de referência em áreas de desenvolvimento tecnológico e implantação de critérios de avaliação Capacitação de 50 mil professores vinculada à sala de aula, com foco na alfabetização e em áreas fundamentais do conhecimento Manutenção, conservação e ampliação de espaços escolares da rede estadual e construção de quadras poliesportivas, especialmente em comunidades com vulnerabilidade social atendidas pelo programa Escola Aberta para a Cidadania Implantação de laboratórios de informática em todas as escolas da rede pública estadual (hoje, apenas 48% dispõe de laboratórios) Aperfeiçoamento dos processos de seleção e progressão funcional do magistério

Objetivos da Secretaria da Educação Gerar demanda social pela qualidade da educação (debate público e mobilização social) Mudar o padrão da gestão educacional: de processos para resultados, com metas e indicadores Melhorar as condições de financiamento da educação pública no Estado Alterar a legislação relativa à gestão das escolas e do sistema educacional para garantir efetiva coordenação pelo governo das ações educacionais Revisar a legislação da carreira e estrutura de remuneração do magistério, para melhorar a gestão de pessoal e o desempenho profissional

Ações já em andamento Adesão ao Todos pela Educação e participação na Agenda 2020 Participação no debate público (entrevistas, artigos, palestras etc.) e mobilização social (semanas e eventos) Iniciativas para melhorar o financiamento (salário-educação, transporte escolar, autonomia das escolas, obras e reformas) Mudanças na gestão de pessoal (provimento de pessoal com número mínimo de novas admissões, reorganização de turmas etc.)

Próximos passos Reorganização administrativa e redução de despesas de custeio (consultoria do PGPQ/INDG) Estudos sobre salários do magistério e legislação educacional do RS (consultoria da Fundação Lemann) Elaboração de anteprojetos de lei sobre gestão educacional e magistério