PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO PROJETO ALUNO-GUIA BALNEÁRIO CAMBORIÚ-SC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

OS SINDICATOS E A LUTA CONTRA A CONTAMINAÇAO POR HIV
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Brasília 04, 05 e 06 de novembro de 2008 PREFEITURAS NA ERA DIGITAL
Dr. AGUINALDO FENELON Promotor de Justiça de PE
Essa é minha escola.
1.
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)
Vamos usá-lo ou Trabalhar mais?
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
Laboratório de Informática ambientes computacionais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS CURSO DE PEDAGOGIA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
EXERCÍCIO SIMULADO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES
O Papel do Monitor.
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
APRESENTA.
O DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO NO DIA OS “PONTOS ESTRATÉGICOS” DA AÇÃO A ação acontecerá em 03 pontos chaves que são:
PROCESSOS DE RESPONSABILIDADE PÚBLICA E CIDADANIA
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
CAPACITAÇÃO DE ESTAGIÁRIO NOVEMBRO DE 2003 DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.
Programa de controle médico de saúde ocupacional PCMSO – NR 7
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
CRB/7 – O FUTURO É AGORA 14ª GESTÃO METAS ALCANÇADAS Exercer fiscalização preventiva que estimule a abertura de novos postos de trabalho.
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Dr. Jorge H. Guimarães CRM-SP
SINALIZAÇÃO PARA CIRCUITOS ELÉTRICOS DISTINTOS COM OU SEM ALTERAÇÃO DE TENSÃO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO Nicola Franceli, Fábio de Assis Martins, Brasílio.
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
ACIDENTES DO TRABALHO.
Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level AUTOVISTORIA CASS 20/02/2014.
FABIANA DE PAULA PEREIRA
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA
Dia Nacional do Campo Limpo – 2009 Comemoração: dia (terça–feira) e durante as duas semanas que antecedem a data O dia 18 de Agosto é o Dia Nacional.
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
SINALIZAÇÃO DE OBRAS.
CURITIBA – PR. COMISSÕES DE EDUCAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E ENGENHARIA.
Prefeitura de Caratinga Secretaria de Defesa Social
GESTÃO DE PESSOAS SELEÇÃO DE PESSOAS.
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
TRÂNSITO NA ESCOLA. Objetivos: Estimular a cooperação entre pedestres e motoristas, a humanização e o respeito as leis de trânsito, educando para a cidadania.
Rocinha Mapeamento de Risco Socioambiental Guiado Pela Juventude.
Data do Chamado EquipamentoProblema Número do chamado Contato Procempa Número de série Quem ligou? 14/03/08Impressora Falha na impressão Júlio15/03/08Jane.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Comunicação Comunitária
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO AOS
1) conceito de legislação de trânsito é:
Escola Municipal Monteiro Lobato
Projeto: Trabalhando com o livro “O segredo de Bonezinho Vermelho”
MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO
SOS BR-116 Propostas UNISINOS. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Política de prioridade ao transporte coletivo.  Implantação de uma Gerência responsável pelo sistema.
GUIA COPA SEGURA IniciativaRealizaçãoParceria de conteúdo.
LOA – 2015 LEI ORÇAMENTARIA ANUAL. LOA 2015  Gerir, planejar, coordenar e fiscalizar o Trânsito de Veículos e Pedestres na cidade e o Transporte Urbano.
Estágio Supervisionado em Nutrição Social
SAÚDE PÚBLICA E NUTRIÇÃO Prof.ª: Ana Leiro Atividade de Observação sistemática (Alimentação Escolar) EQUIPE: Roquelina Cerqueira Rosa Mattos Roseli Rocha.
Oficina sobre o monitoramento GRUPO 5 ESTADOS: Roraima Rio Grande do Sul Santa Catarina Sergipe São Paulo Tocantins.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO PROJETO ALUNO-GUIA BALNEÁRIO CAMBORIÚ-SC

O QUE É O PROJETO ALUNO-GUIA? O Projeto Aluno Guia em Balneário Camboriú, se constitui no trabalho de equipes de alunos, que se encarregam de cuidar e auxiliar no controle do trânsito das vias públicas em frente às escolas ou em suas proximidades, nos horários de saída das aulas, onde se concentra o maior fluxo de alunos, auxiliando assim, na segurança de toda a comunidade escolar e oferecendo as condições e os subsídios para o exercício de ações exemplares entre pedestres e motoristas, o que certamente, resulta na melhoria das condições de fluidez do trânsito, preservando a integridade de todos.

OBJETIVOS O Projeto Aluno-Guia, tem como um dos seus objetivos incentivar a participação dos alunos, dos motoristas e de toda a comunidade, em ações práticas, que envolvam o trânsito, assegurando o entendimento e conscientização sobre a necessidade da adoção de atitudes e de posturas corretas no trânsito. Desta forma, é possível oportunizar aos alunos, o desenvolvimento da responsabilidade, do senso ético e do espírito de cooperação, zelando pela sua própria segurança e a de seus colegas, durante as travessias nas vias em frente às escolas.

SELEÇÃO DOS ALUNOS Os alunos devem ter preferencialmente idade entre 09 e 15 anos. Devem ser alunos com poder de comunicação e de interação no grupo. É necessário que apresentem a predisposição para se relacionar com os demais colegas da escola e da comunidade, além de terem que apresentar um bom desempenho nos processos avaliativos e de construção de conhecimentos.

SELEÇÃO DAS ESCOLAS As Escolas que têem interesse na implantação do Projeto Aluno-Guia, devem passar pela avaliação do Órgão Executivo Municipal de Trânsito, que fará o levantamento das reais necessidades da comunidade escolar, como por exemplo, a intensidade do fluxo de veículos e pedestres, nas suas proximidades. Após este levantamento, se constatada a necessidade da implantação do projeto, a equipe competente, prepara e instala toda a sinalização da via, aumentando assim, as condições de segurança, para a atuação dos alunos-guia. Além disso, providencia também o treinamento e a capacitação dos alunos-guia e do monitor responsável pelo projeto na escola.

SINALIZAÇÃO Para que o projeto seja executado, se fazem necessárias algumas sinalizações espe- cificas, como a pintura adequada do local, faixa de pedestres e postes com placas de advertência ao longo do trecho, informando:  A 100 METROS, TRÂNSITO CONTROLADO POR ALUNO-GUIA.  A 50 METROS, TRÂNSITO CONTROLADO POR ALUNO-GUIA.  TRAVESSIA DE ESCOLARES.  ATENÇÃO, ALUNO-GUIA.  AO SINAL DO ALUNO-GUIA, PARE SEU VEÍCULO

ESCOLAS PARTICIPANTES Em Balneário Camboriú, o Projeto Aluno-Guia, é desenvolvido na: Escola Municipal Presidente Médici, localizada na Rua Paraguai, no Bairro das Nações. e na Escola Municipal Governador Ivo Silveira, que está localizada na Avenida Santa Catarina, Bairro dos Estados.

ATUAÇÃO, EQUIPAMENTO E UNIFORME Os Alunos-Guia atuam 10 minutos antes do término das aulas, ou seja, antes da saída, dos escola- res. Cabendo aos mesmos serem responsáveis por : Manter a ordem, a segurança e a fluidez do tráfego. Garantindo o cumprimento das Leis de Trânsito, juntamente com o Agente de Trân- sito; Usar o uniforme da escola em que se encontram matriculados, o colete e o boné amarelo com a impressão padronizada e identificação do Projeto, além do apito plástico ou metálico, com cordão. Utilizar como sinalizador a cancela portátil confeccionada com tubo leve e 2,00m de comprimento; chapa de material plástico com 50 x 50 cm e 2mm de espessura, recortada em formato octogonal, com aplicação de película adesiva e com o dizer PARE.

CADASTRO E AUTORIZAÇÃO Para participar do Projeto e atuar como Aluno-Guia, os alunos devem preencher uma ficha com os dados pessoais e escolares, anexan- do uma foto 3x4. Além de obrigatório aos pais ou responsáveis, a assinatura de um termo de com- promisso e a autorização para que o participante possa exercer as atividades. No final do ano letivo, tanto a escola, quanto os alunos e os familiares, recebem uma ficha avaliativa, que deve ser preenchida e entregue para que a Coordenação Pedagógica do Projeto, possa verificar como se deu o andamento das atividades e quais são as necessidades para o ano seguinte.

Os alunos-guia, participam também, de ações educativas como: blitz, pedágios, abordagens e outros eventos que tenham como intuito o de colaborar para a melhoria da qualidade de vida de todos os moradores e turistas que vivem e visitam nosso município. Quer mais informações sobre o Projeto Aluno-Guia? Quer compartilhar idéias ou conhecê-lo mais de perto? Faça contato conosco, através de: fone: (47) ou ou Visite o fotolog dos Aluno-Guia, acessando: Acesse o site dos Agentes de Trânsito Palestrantes: Pedagoga Responsável Pelo Projeto: Karine F. Winter