NÃO SE CONTROLA AQUILO QUE NÃO SE CONHECE

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Transcrição da apresentação:

NÃO SE CONTROLA AQUILO QUE NÃO SE CONHECE

NÃO SE CONTROLA AQUILO QUE NÃO SE CONHECE NÃO SE CONHECE AQUILO QUE NÃO SE MEDE

NÃO SE CONTROLA AQUILO QUE NÃO SE CONHECE NÃO SE CONHECE AQUILO QUE NÃO SE MEDE “Quando não se consegue medir ou traduzir em números o que se está falando, pouco ou quase nada se conhece do assunto” Lord Kelvin

MEDIR FAZ PARTE DA NOSSA VIDA EXTRATO DA CONTA CORRENTE TEMPERATURA AMBIENTE KM DE CONGESTIONAMENTO TEMPO QUE SE GASTA NO TRANSITO NOSSA TEMPERATURA NOSSA PRESSÃO ARTERIAL NOSSO BATIMENTO CARDÍACO NOSSO PESO 35 X 41 X 5

NECESSIDADE DE MEDIR QUANTIFICAR TRATAMENTO CIENTIFICO SAIR DA AMBIGUIDADE, DO “ACHISMO” INDICADORES DE DESEMPENHO

O QUE SÃO INDICADORES DE DESEMPENHO? Dados ou informações que possibilitam avaliar o desempenho, de pessoas, equipes, processos, departamentos ou empresas. A avaliação de desempenho presume a existência de uma meta ou objetivo a ser atingido ou padrão a ser seguido. Indicadores são comparados a objetivos, a padrões ou outras equipes, processos, departamentos ou empresas.

COMO SELECIONAR INDICADORES REPRESENTATIVOS CLIENTE FORNECEDOR PROCESSO Inputs ou entradas Outputs ou saídas Y X Y = f (X)

COMO SELECIONAR INDICADORES REPRESENTATIVOS f (X) Y= X Independente Entrada Causa Problema Controla Y Dependente Saída Efeito Sintoma Monitora

CONTROLE ESTÍSTICO ATRAVÉS DE UM RAZOÁVEL DE DADOS (AMOSTRA) SE CHEGA AO CONTROLE ESTATÍSTICO DE UM FENOMENO OU DE UM PROCESSO COM A AMOSTRA SE CONSTROI: GRÁFICOS DE CONTROLE CURVAS DE DISTRIBUIÇÃO QUE INDICAM COMO ANDAM OS NOSSOS PROCESSOS

Data de Recebimento do Pedido “Gráfico de Controle” Acompanhamento e controle dos processos ao longo do tempo nº de dias para aprovar Data de Recebimento do Pedido

Processo com grande variabilidade Processo“Off-Target” CURVAS DE DISTRIBUIÇÃO Processo com grande variabilidade Processo“Off-Target” Defeitos Defeitos Defeitos LEI LES LEI LES Processo “On-Target” Centralizar o Processo Reduzir a dispersão LEI LES

NATUREZA DO PROBLEMA Fora do objetivo Variabilidade On-Target Centralizar o processo Reduzir a dispersão X

ANÁLISES ESTATÍSTICAS E CONTROLE DA VARIABILIDADE SÃO AS BASES DA COLETA DE DADOS, ANÁLISES ESTATÍSTICAS E CONTROLE DA VARIABILIDADE SÃO AS BASES DA METODOLOGIA SEIS SIGMA PROCESSO SEIS SIGMA m Este é um processo 6 Sigma pois a medida do Desvio Padrão cabe 6 vezes entre a média e o LSE 1s p(d) 1 2 3 4 5 6 s … é um processo que gera produtos ou serviços 99,9997% livre de defeitos LS E 3s

FRASE PARA REFLEXÃO INOVAÇÕES NÃO ACONTECEM POR ACASO. NOVAS IDÉIAS NASCEM DE UM CONJUNTO DE CONDIÇÕES NAS QUAIS ANTIGAS IDÉIAS NÃO MAIS RESOLVEM OS PROBLEMAS.

obrigado ! ENIO ARAUJO FEIJÓ Tel. 11-5535.4851 (com) Celular 11-8174.7611 efeijo@ssinstitute.com.br Six Sigma Institute do Brasil Av. Iraí, 143 – 5°andar - Moema - SP Calçada Antares, 264 - Alphaville Tel. 4152.8761