UNIMINAS Liara de Carvalho Barboza Rosiane Ribeiro Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Prof: Gilca dos Santos Vilarinho Março/ 2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

Encontro com professores
Informática na Educação
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
Pontifícia Universidade Católica
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Contexto de Educação a Distância
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Universidade Federal de Santa Catarina
Neide Rodriguez Barea Tavares Juliana de Mello Moraes
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Disciplina:Informática aplicada à Educação Alunas: Gilmara & Mônica
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
O uso do computador como instrumento de educação ainda não é uma realidade para muitos no Brasil, mas aqui será mostrado importantes propostas para a inserção.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Informações sobre o Teleduc
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
UFBA - Universidade Federal da Bahia
Informática no Ensino de Matemática
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
União Educacional de Minas Gerais Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Curso Online A Importância da Pesquisa.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
uniminas Curso Pedagogia Gestao e Tecnologia Educacional
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Antecedentes da EaD FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional 4º Período: Introdução a.
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS DE MINAS CURSO: PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL TelEduc Desenvolvedor: Giovana R. Silva Professoras: Gilca.
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Ações Integradas do Proinfo RN SEEC – UNDIME APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AÇÕES ESPECÍFICAS Maria Aparecida Inácio de Araújo Coordenadora do ProInfo.
Linha do Tempo União Educacional Minas Gerais
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
O TelEduc é um ambiente de ensino a distância pelo qual se pode realizar cursos através da Internet, um ambiente de suporte para ensino-aprendizagem a.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Danielle Paiva Melo Profª.: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NRE MARINGÁ ???.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
UNIMINAS – UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL Webfólio Aluna: Danielle Paiva Melo Professoras: Elsa Guimarães Gilca.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Kilze Bernardes Coelho Professora: Gilca dos Santos Vilarinho Setembro/2005 Tema :
Uniminas União Educacional de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Rosiane Ribeiro Professoras: Elza Guimarães.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Transcrição da apresentação:

UNIMINAS Liara de Carvalho Barboza Rosiane Ribeiro Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Prof: Gilca dos Santos Vilarinho Março/ 2005

HISTÓRICO OS PRECURSORES * Entidades responsáveis pelas primeiras investigações sobre o uso de computadores na educação brasileira - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, instituição pioneira na utilização do computador em atividades acadêmicas em Estadual de Campinas – UNICAMP - Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

AS PRIMEIRAS INICIATIVAS - discursão sobre o uso de computador em escolas no ensino de física * 1971 * O computador era utilizado como objeto de estudo e pesquisa, dando ensejo a uma disciplina voltada para o ensino de informática - busca de um caminho próprio para a informatização de sua sociedade

- Construção de uma base que garantisse uma real capacitação nacional nas atividades de informática - Estabelecimento de políticas públicas voltadas para a construção de uma indústria própria. =>Órgão criados: - CAPRE - Comissão Coordenadora das Atividades de Processamento Eletrônico; - DIGIBRÀS - Empresa Digital Brasileira; - SEI - Secretaria Especial de Informática.

=>Finalidade dos órgãos - regulamentar, - supervisionar e - Promover o desenvolvimento e a transição tecnológica do setor * Inicia-se, no contexto acadêmico, o uso da informática como tecnologia educacional voltada para a avaliação formativa e somativa de alunos da disciplina de química,

* O computador era visto como recurso auxiliar do professor no ensino e na avaliação, enfocando o comportamento dos alunos com o computador. * I Seminário Nacional de Informática na Educação, na Universidade de Brasília, - Aprovação do documento: Subsídios para a implantação do programa de Informática na Educação - MEC/SEI/CNPq/FINEP.

* Criação do Núcleo Interdisciplinar de Informática Aplicada à Educação - NIED/UNICAMP, - Realização do II Seminário Nacional de Informática na Educação, UFBa/Salvador/Bahia - Coloca-se à disposição para implementação de projetos. - O MEC assume o compromisso para a criação de instrumentos para o desenvolvimento de estudo, * 1982

* Aprovação do novo Regimento Interno do CENIFOR - Aprovação Plano Setorial: Educação e Informática pelo CONIN/PR * Criação do Comitê Assessor de Informática na Educação - CAIE/MEC - Aprovação do Programa de Ação Imediata em Informática na Educação de 1º e 2º graus

- I Concurso Nacional de "Software" Educacional e da Comissão de Avaliação do Projeto EDUCOM * Início da Implantação dos CIEd. - Implementação do Projeto FORMAR I, Curso de Especialização em Informática na Educação, realizado na UNICAMP. - Lançamento do II Concurso Nacional de Software Educacional

* Realização do III Concurso Nacional de Software Educacional * Realização do II Curso de Especialização em Informática na Educação - FORMAR II - Realização da Jornada de Trabalho Luso Latino- Americana de Informática na Educação, promovida pela OEA e INEP/MEC, PUC/Petrópolis/RJ. - Instituição do Programa Nacional de Informática Educativa PRONINFE na Secretaria-Geral do MEC.

- Reestruturação ministerial e transferência do PRONINFE para a SENETE/MEC. * Aprovação do Plano Trienal de Ação Integrada / Criação de rubrica específica para ações de informática educativa no orçamento da União. * 1992 * Lançamento do Programa Nacional de Informática na Educação PROINFO.

As informações em forma de átomos são: jornais, revistas e livros. A transmissão da informação por sistemas ou pela Internet são em forma de bits. O livro digital é transmitido por bit e o livro impresso por átomo. É o menor elemento atômico no DNA da informação, não tem cor, tamanho e nem peso, sendo capaz de viajar na velocidade da luz.

O vocabulário binário se expandiu digitalizando diferentes informações, como áudio e vídeo. Em 1995, foi possível codificar e decodificar 45 milhões de bits em 1.2 milhão por segundo para o vídeo digital. Ser digital significa a possibilidade de emitir um sinal contendo informação adicional para correção de erros como o telefone, o chiado do rádio ou da televisão. Quando ocorre mistura de bits entre áudio, vídeo e dados ocorre a chamada multimídia.

O cabeçalho é um novo tipo de bit que identifica a descrição de dados que sucede a outros bits. Os CDs possuem cabeçalhos que nos permitem pular de uma música para outra. Esses bits não são visíveis nem audíveis, mas eles informam ao computador ou a um instrumento qualquer de entretenimento sobre o sinal. A vida digital exige potencial para que um novo conteúdo venha a ter origem a partir de combinações de dados.

A inteligência entre bits irá depender de onde esteja o ponto de referência entre a informação e o conhecimento. O transmissor de uma televisão é determinado por sua origem e o receptor apenas recebe o que é enviado pelo transmissor. A televisão possui microprocessadores muito simples. Um microondas possui microprocessadores mais distribuídos.

Para que ocorra interação de bits enviados e recebidos entre transmissor e receptor o que é necessário? É importante computadores que filtrem, classifiquem e leiam jornais, assistindo a televisão. Esse tipo de inteligência é utilizado a multimídia (áudio, imagem, ação...) A tecnologia necessita que a inteligência de bits possa atuar em dois lugares distintos, tanto transmissor quanto receptor.