Fordismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Taylorismo Fordismo e Pós-Fordismo
Advertisements

“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
1914 – 1918.
Senai MLBacha.
ALGUNS CONCEITOS E TÉCNICAS DE GESTÃO DE ESTOQUE
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
SÉCULO XIX ATÉ 1914 Acontecimentos Políticos com Reflexos na Economia
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (SÉC. XVIII)
Indústria - I Prof.: Nobre.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAçAO
Sandra Tabuti Sandra Sauer Samuel Malta Nilson Medeiros
Do Fordismo a Administração Flexível - Toyotista
MÉTODOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL.
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
Capítulo 5: O trabalho na sociedade moderna capitalista
Industrialização brasileira
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO.
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
Obsolescência Informática – 2ª etapa.
O automóvel Ford T Escola: EB2/3 Fernando Caldeira
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Lamborghini Curso: Publicidade e Propaganda- Conceitos e Categorias
Indústria Do artesanato ao robô.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA A ORGANIZAÇÃO E A EMPRESA MODERNA NASCERAM DEVIDO A: - RUPTURA DAS ESTRUTURAS CORPORATIVAS DA IDADE MÉDIA; - O AVANÇO TECNOLÓGICO, PROGRESSOS.
A Gestão Científica do Trabalho Humano
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Prof. Jeferson C. de Souza
A Segunda Revolução Industrial Séc. XIX
Economia Mundial G5.
Veículos Híbridos - tecnologia
Escola Clássica da Administração
Henry Ford Linha de Montagem – Produção em série ou em massa
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Introdução à Engenharia de Produção ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
NOVOS MODELOS DE EMPRESA SETOR AUTOMOBILÍSTICO
Henry Ford Guilherme Pereira Lidiane Guz Henrique Pilonetto
Administração da produção pela filosofia tradicional
Evolução dos automóveis
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Curso: Engenharia de Produção
1 Teoria Geral da Administração Parte 1:Anos Parte 2: Fundadores da Administração Abril de 2010 Professora: Arminda Campos.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria Geral da Administração Anos
Henry Ford Henry Ford nasceu em Dearborn, Michigan, em Seu treinamento foi como machinist, em Detroit. Em 1836 ele construiu seu primeiro carro experimental,
O MUNDO DO TRABALHO (Borges & Yamamoto in Zanelli, Borges-Andrade & Bastos - Capítulo I).
As Novas Tecnologias da Revolução Industrial
Segunda Revolução Industrial. Terceira Revolução Industrial.
Novos Modelos de Negócio Setor Automobilístico
DIT.
METODO DE PRODUÇÃO SEGUNDO KARL MARX
3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
TAYLORISMO FORDISMO AUTOR E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Fordismo Henry Ford.
2 Uma fábrica legal A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico.
Professor: Jeferson Geografia – 2º EM.  Frederick Taylor - desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial que ficou conhecido como taylorismo.
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Integrantes Grupo de Trabalho: Adriel Telles Dieque Rocha Eliseo Carlos Picinini Felipe Adam Guilherme Coelho João Rischter Wagner Trentini MANUFATURA.
MODOS DE PRODUÇÃO CAPITALISMO I.
Produção Enxuta Jefferson L C Salles. As Bases da Organização da Produção A revolução industrial na Inglaterra, em 1778, marcou o início de profundas.
Modelo Japonês de Administração Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Frederick W. Taylor Estudou os Movimentos dos Trabalhadores, Economizando Tempo e Aumentando a Produção. Cronometrou o Tempo.
Fordismo Henry Ford foi o primeiro a pôr em prática, na sua empresa “Ford Motor Company”, o taylorismo. Posteriormente, ele inovou com o processo do fordismo,
A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO URBANO –INDUSTRIAL MUNDIAL G5.
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
O que é Produção? A Produção no dia-a-dia: - Estudos; - Tomar banho; - Alimentar-se; - Trabalhar; - Etc.
Transcrição da apresentação:

Fordismo

Idealizado pelo empresário norte americano Henry Ford - fundador da Ford Motor Company o Fordismo é um modelo de Produção em massa que revolucionou a indústria automobilística a partir de janeiro de 1914, quando introduziu a primeira linha de montagem automatizada.

Ford utilizou à risca os princípios de padronização e simplificação de Taylor e desenvolveu outras técnicas avançadas para a época. Suas fábricas eram totalmente verticalizadas. Ele possuía desde a fábrica de vidros, a plantação de seringueiras, até a siderúrgica.

Ford criou o mercado de massa para os automóveis Ford criou o mercado de massa para os automóveis. Sua obsessão era tornar o automóvel tão barato que todos poderiam comprá-lo, porém mesmo com o barateamento dos custos de produção, o sonho de Henry Ford permaneceu distante da maioria da população. Segundo Ford, “A empresa bem dirigida não pode deixar de ter lucros, mas o lucro deve acontecer, e inevitavelmente acontecerá, mas, como prêmio pelo bom serviço.”

Uma das principais características do Fordismo foi o aperfeiçoamento da linha de montagem. Os veículos eram montados em esteiras rolantes que movimentavam-se enquanto o operário ficava praticamente parado, realizando uma pequena etapa da produção. Desta forma não era necessária quase nenhuma qualificação dos trabalhadores. Outra característica é a de que o trabalho é entregue ao operário, ao invés desse ir buscá-lo, fazendo assim a analogia à eliminação do movimento inútil.

O método de produção fordista exigia vultosos investimentos e grandes instalações, mas permitiu que Ford produzisse mais de 2 milhões de carros por ano, durante a década de 1920.

O Fordismo teve seu ápice no período posterior à Segunda Guerra Mundial, nas décadas de 1950 e 1960. Entretanto, a rigidez deste modelo de gestão industrial foi a causa do seu declínio. Ficou famosa a frase de Ford, que dizia que poderiam ser produzidos automóveis de qualquer cor, desde que fossem pretos. O motivo disto era que a tinta na cor preta secava mais rápido e os carros poderiam ser montados mais rapidamente.

A Ford produzia o que necessitava para a montagem de um automóvel para não depender de outras empresas, que não cumpriam prazos, podendo prejudicar os acordos e entregas.

Características do Fordismo: * o trabalho dividido; * o trabalho repetido; * o trabalho em cadeia; * o trabalho contínuo.

Ford Inicia a Segunda Revolução Industrial Primeiro carro fabricado em série: Modelo T (1911) ...modelos BONS E BARATOS, consequentemente, evita ELITIZAR... Muitas empresas aderiram ao Fordismo, Crescimento, Desenvolvimento

Henry Ford concretiza sua vida revelando, o que vemos hoje, a necessidade das empresas perceberem os valores fundamentais em uma equipe de trabalho, que seria idealizar (sonhar); buscar conhecimentos (tecnologia, inovação, reciclagem); valorizar os colaboradores (incentivar, motivar);

agir (dedicação, excelência no trabalho) e mostra claramente a sua preocupação com a RESPONSABILIDADE SOCIAL, pois em 47, Henry morre, deixando grande parte de sua fortuna para uma fundação, destinada a auxiliar instituições educativas e culturais, um hospital e muitas outras ações beneficiando comunidades.

A partir da década de 1970, o Fordismo entra em declínio A partir da década de 1970, o Fordismo entra em declínio. A General Motors flexibiliza sua produção e seu modelo de gestão. Lança diversos modelos de veículos, várias cores e adota um sistema de gestão profissionalizado, baseado em colegiados. Com isto a GM ultrapassa a Ford, como a maior montadora do mundo.

Na década de 1970, após os choques do petróleo e a entrada de competidores japoneses no mercado automobilístico, o Fordismo e a Produção em massa entram em crise e começam gradativamente a serem substituídos pela Produção enxuta modelo de produção baseado no Sistema Toyota de Produção.

Em 2007 a Toyota torna-se a maior montadora de veículos do mundo e poe um ponto final no Fordismo.