INTRODUÇÃO Desde a independência de Angola em 1975 a constituição consagra o direito fundamental do cidadão á saúde. Ao abrigo deste imperativo constitucional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE CASCAVEL
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
Apresentação Nos termos do Decreto-Lei n.º 183/96, de 27 de Setembro, publicado no DR n.º 225, I Série A, o presente documento foi elaborado com o contributo.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENFERMEIROS DE MOÇAMBIQUE (ANEMO)
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Rede RSO PT - Atitudes Futuras I - Como considera ser mais adequado o financiamento das actividades da RSO PT? 1 (*) 2 (*) 3 (*) 4 (*) Observações: 1.
PREPARAÇÃO DO CENSO GERAL DE ANGOLA. 1. Introdução Em Angola, o primeiro recenseamento geral da população teve lugar em 1940 e até 1970 realizou-se um.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
“Promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres”
Workshop sobre Violência de Género
United Nations Development Programme
IIAM – SALA SAVE 15 DE SETEMBRO DE 2014 RUI SANTOS “PLATAFORMA NACIONAL DE DIÁLOGO NO SECTOR DE SEMENTES”
Entenda as Funções de cada Profissional da área de Enfermagem
Anteprojecto de Estratégia de Alfabetização e Educação e Jovens e Adultos até 2015 (Versão Preliminar)
REUNIÃO INAUGURAL DA PLATAFORMA DE SANEAMENTO Ministério das Obras Públicas e Habitação 1 ÍNDICE 1.Enquadramento Institucional 1.1. Decreto Presidencial.
Distrito de Saúde Sul 22 e 27 de agosto de 2013
1 MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PDRH Maputo, Outubro de 2011.
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Nome do Apresentador Titulação Cargo que ocupa na Gestão da ABEn.
“ A comunicação do Ministério da Saúde sofre de anemia crónica” Comunicação Empresarial – 2º Ano Marketing das Organizações Políticas e da Economia Social.
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
Vulnerabilidade na Saúde Pública
1ª Reunião de Diretoria 17 de maio de A Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio grande do Sul - Federasul - é uma entidade de.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Direcção Nacional de Recursos Humanos
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Apresentação dos Objectivos e Metodologia do XXV C. C. e Recomendações do XXIV C.C.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Pense globalmente contribua localmente para programas de impacto ao longo prazo para responder as necessidades locais Parceria com Comunidade Moçambicana.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Estudo de Caso: EAPN Portugal no distrito de Vila Real Docentes: Artur Cristóvão e José Portela Discentes:
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
Rio de Janeiro, 7 a 9 Julho Ana Jorge, Ministra da Saúde SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE PORTUGUÊS.
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
1 João Proença Secretário Geral da UGT Universidade de Verão do PSD Castelo de Vide - 30/8/06 As Funções do Estado. Há gente a mais na Função Pública?
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
Historial do IFAL 3 de Maio de 2002: INAUGURAÇÃO
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
“A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde e Vida Associativa” 11 de junho de 2011 “A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde.
ANA PAULA GODINHO IV CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGADOS ADVOCACIA E CONSTITUIÇÃO HUAMBO, 19 de SETEMBRO DE 2013 “ O QUADRO LEGAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS,
SEMINÁRIO e-PORTUGUESE Como Melhorar o Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos PALOP S. PAULO, BIREME/OPAS/OMS, de Junho de 2007 ANGOLAParticipantes:
Assistência à Saúde do Servidor Assistência à Saúde do Servidor 2014 Mesas Permanentes de Negociação Bolsa de Estudos Portal para a Universidade.
Reunião de Partilha CSTL /RHIVA 2014 Reduzindo o HIV nos Adolescentes Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
MINEA DIRECÇÃO NACIONAL DE ÁGUAS 4º CONSELHO CONSULTIVO ALARGADO Reestruturação do Sector das Águas “Energia e Águas – Charneira do Desenvolvimento Sócio.
Transcrição da apresentação:

PARTICIPAÇÃO DA ANEA NA SOUTHERN AFRICAN OF NURSES AND MIDWIVES (SANNAM)

INTRODUÇÃO Desde a independência de Angola em 1975 a constituição consagra o direito fundamental do cidadão á saúde. Ao abrigo deste imperativo constitucional e através da lei nº 9/75, instituiu-se o serviço nacional de saúde e foi adoptado o principio de gratuitidade dos cuidados de saúde. A lei de Bases de sistema nacional de saúde, lei nº 21-B/92 de 28 de Agosto, procedem a reorganização do serviço nacional de saúde, a luz do nosso sistema de financiamento, baseado no principio de economia de mercado, que permitem a adequação dos recursos existentes e o seguimento da participação privada no sector. Em 2003, o decreto nº 54/03 do conselho de ministro, regulamentou cada um dos serviços do sistema nacional de saúde.

O reforço do sistema de saúde a nível municipal é o processo estreitamente que facilitará o alcance dos objectivos do programa do governo para o período 2009/2012, bem como a prossecução e alcance dos objectivos do desenvolvimento do milénio, compromisso que Angola subscrevem (sistema municipal de saúde a nível municipal, 2009). Um dos grandes eventos decorridos no pais, foi o da elaboração da constituição da República de Angola (2010), na qual a ANEA Associação Nacional dos Enfermeiros de Angola foi chamada a dar a sua contribuição. Outro sim, convidado pela Assembleia Nacional a contribuir sobre os aspectos do orçamento Geral do Estado para 2011.

A realização do IV Congresso da ANEA e II Jornadas Cientificas de Enfermagem decorrido em Maio de 2010 na Província do Uige, aonde foi eleito o novo Corpo Directivo. A crise financeira mundial afectou também Angola, tendo havido uma redução no orçamento Geral do Estado. Mas gradualmente este vai aumentando os seus valores, e mantendo baixo o do sector da saúde, que substancialmente afecta a classe, diminuindo sim as condições de trabalho, rácico enfermeiro/paciente e baixo salário..

A analise discussão e aprovação da nova carreira de enfermagem á 2 de Agosto de 2010, e homologado pelo Chefe de Estado a 26/10/2010, constitui avanços para a classe, na qual aguarda-se pela sua implementação, o mais urgente possível de forma a manter viável e estável a gestão das unidades sanitárias onde os profissionais da classe trabalham ininterruptamente 365 dias. Outro sim tem haver com a fuga massiva dos quadros de enfermagem para outros sectores, com melhores condições salarial e de motivação.

Queremos aqui realçar que a classe de enfermagem em Angola está a envelhecer, e com o agravante do encerramento das escolas técnicas e institutos médios a mais de 10 anos, obriga-nos temer a falta de sustentabilidade da classe e da modernização dos cuidados de enfermagem prestados aos indivíduos, famílias e comunidade. A associação nacional dos enfermeiros de Angola fundada em 1991, é uma organização pioneira da classe, cujo objectivo social é a defesa dos profissionais de enfermagem e da qualidade, e primamos ao dialogo, para uma efectiva cooperação entre a ANEA e o Governo, como parceiros incondicionais, se tivermos em conta que a classe de enfermagem constitui cerca de 80% dos trabalhadores do sector da saúde em Angola. Reconhecemos o grande esforço que o Governo tem empreendido nos últimos anos na melhoria das condições de trabalho a construir e a reabilitar infra- estruturas, bem como a capacitação dos quadros através de formação permanente.

Negocio Excelência na formação da classe de enfermagem Missão Contribuir para elevar o nível da saúde da população, do pais por meio do desenvolvimento de um adequado e eficiente serviço de enfermagem, nos níveis de assistência primaria, secundaria e terciária

Valores Respeitar as diferenças culturais, políticas e sociais Pioneira na classe Ética e profissionalismo Defesa da imagem e historia da organização Capacitação permanente dos associados Comprometimento e responsabilidade Humanização no atendimento publico Defender os interesses da profissão de Enfermagem junto do Governo e outras utilidades Visão Ser referência na resolubilidade dos problemas afectos a classe e as populações na região da SADC ate 2016. O novo corpo directivo da associação nacional de Angola, eleito a 10 de Maio de 2010, na província do Uige é composto por 18 membros sendo. Membros de Direcção; Vogais e Secretariado Técnico. Em 04 de Junho de 2010 este corpo directivo toma corpo no hospital Josina Machel. Esteve presente entre o acto sua excelência senhor Vice-ministro da Saúde Dr. Carlos Alberto Masseca, e dentre outras entidades.

Após a tomada de posse vários encontros entre os membros, tem sido desenvolvido , para elaboração do seu plano estratégico 2010/2014 De realçar que o plano estratégico está pronto e concluído e, a ser implementado, a partir do plano de acção para 2010 Relatório ao número de associados solicitamos a 18 províncias existentes no pais, o levantamento real do número de profissionais de enfermagem, assim como o numero de associados inscritos na organização para que de facto ficamos a saber quantos sócios teremos, e o seu compromisso com a organização, devido a sua sustentabilidade.

A desmotivarão da classe de enfermagem por não mudar de categoria na carreira a mais de 10 anos, leva-nos a não honrarem o seu compromisso, quanto ao pagamento de quotas. Levando sim a organização sem recursos financeiros para fazer cobrir as actividades. Mas, as actividades ate agora realizadas foram feitos com apoio de alguns membros de direcção. No primeiro semestre de 2010 visitamos 12 hospitais nacional consequentemente constituiu-se 12 delegações da ANEA . ANEA foi convidada a participar na discussão sobre o Orçamento Geral do Estado revisto/2010 e para o ano 2011.

Fórum nacional sobre o sistema municipal de saúde e lançamento da campanha de redução acelerada da mortalidade materna, neonatal e infantil. Encontro sobre parecer ao documento da lei de Base (actualização) sobre o sistema nacional de saúde. Encontro nacional sobre as políticas de recursos humanos e a reabertura das escolas técnicas de saúde Encontro de advocacia com sua excelência senhor ministro da saúde da republica de Angola “para subscrição de Angola á Southern African Nerwork of Neuses and Midwines (SANNAM)”, e outro encontro para a efectivação do referido dossier, permitindo assim o nosso desenvolvimento nas actividades da SANNAM. Comunicação permanente com o Conselho Internacional de Enfermeiras.

Efectivação dos relatórios sobre biblioteca moveis entregues a 09 províncias do pais. Realização do Iº seminário nacional sobre reanimação e cuidados intensivos com o apoio do hospital Josina Machel e uma empresa Intercontinental Trading, Lda. com a presença das províncias Luanda, Lunda-Sul, Huambo, Cabinda, Kuando Kubango. Realização da feira nacional da saúde com entrega de material educativo sobre VIH/sida e palestra. Assim como entrega de mosquiteiros impregnados á população. Na II conferencia interministerial sobre Saúde e Ambiente dos países de África Encontro com alguns empresários para apoiarem a organização. Contacto com a liderança do Banco Sol, a fim de apoiarem com empréstimos salariais aos enfermeiros.

A questão social dos enfermeiros não e das melhores, visto que alguns subsídios não são remunerados como o pagamento de horas acrescidas e subsídios de periferia. Há harmonia nas necessidades de classe (ordem dos enfermeiros de Angola e sindicato nacional dos enfermeiros de Angola). Com a subscrição de Angola na SANNAM pretendemos que iremos trabalhar na revitalização da rede dos enfermeiros na luta, contra a sida, incentivando o projecto cuidar dos que cuidam, com acções praticas para elevar a integração dos enfermeiros na luta contra HIV/SIDA e tuberculose. Em todos os hospitais nacionais provinciais existem directores de enfermagem, supervisores de enfermagem e chefes de serviços de enfermagem. A experiencia que a nossa organização necessita tem haver com advocacia para encontrar parceiros que financiem as nossas actividades.  

CONCLUSÃO/RECOMENDAÇÃO A nossa participação nas actividades da SANNAM permitirá um trocar de experiência com os países membro Assim como melhorar as nossas acções concretas para a solução dos problemas da classe. A disponibilidade do MINSA em aceitar liquidar a nossa divida dos seis anos permitir-nos há resgatar a nossa participação em eventos internacionais. Que a SANNAM envide mais esforços na busca de parceiros para a região