Formação Básica para Novos Vicentinos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em coro aqui as crianças
Advertisements

Renovação das promessas do Batismo
Santo Senhor Deus do universo Santo, Santo, Santo Senhor Deus do Universo O céu e a terra proclamam a Vossa Glória!
FORMAÇAO NÍVEL 1 SANTOS 23/24- A
Santo, Santo, Santo! Num mundo que peca tanto Eu grito que Deus é Santo!
Convite para Fazer o   Compromisso CVX.
COMPROMISSO CRISTÃO.
DÍZIMO Expressão de fé em Deus e de responsabilidade com a Igreja.
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
Oração Eucarística VII
Oração Eucarística IV Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar,
RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS
Espiritualidade Conjugal
ORAÇÃO ANO VOCACIONAL VICENTINO
Encaminhamento para o AGIR
SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA DE 12 A 18 DE AGOSTO DE 2012
I. Objectivos Compreender que o sacerdócio dos fiéis leigos e o sacerdócio dos bispos.
ORIENTAÇÕES 2008.
Chagas de Cristo.
Creio na Comunhão dos Santos
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
19 junho junho 2010 ANO SACERDOTAL
ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL
IDE....
PÉROLA PRECIOSA.
Caríssimos, Diz-nos São Hilário de Poiters, bispo e doutor da Igreja: Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água,
E O MUNDO ESPERA ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA!
42) E uniram-se aos outros crentes na freqüência regular às reuniões de ensino dos apóstolos, de Comunhão, e nas reuniões de oração 43) Em todos eles havia.
SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo
A eucaristia Começar.
Celebrante: Agradeçamos a Deus Pai nossa vocação de filhos de Deus. Todos: Nós vos agradecemos, Senhor, por Maria, nossa Mãe! Celebrante: Agradeçamos a.
A RAZÃO DA NOSSA IGREJA.
Aplicabilidade dos Módulos
Formação Básica Para Novos Vicentinos
Formação Básica para Novos Vicentinos
ENCONTRO PARA ANIMADORES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
ORAÇÃO VOCACIONAL ORAÇÃO VOCACIONAL.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VII
Equipes de Nossa Senhora
FORMAÇÃO BÁSICA.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
A Família Vicentina e a Mudança Sistêmica no Brasil
Infância e Adolescência Missionária
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Para um Tempo Novo, um coração novo
Pe. Audinei Carreira da Silva
TUDO POR JESUS NADA SEM MARIA SE VIVER COM O PAI É BOM COM PAI E MÃE
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
Mateus 28:
Celebrante: Maria, Mãe da Igreja. Todos: Socorrei os vossos filhos. Celebrante: Vós nos destes a Vida, que é Jesus. Todos: Sois a Mãe dos Cristãos!
BOAS VINDAS!!! EACRE 2009.
FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS.
FORMAÇÃO BÁSICA.
Mudança de Estruturas... É possível! Cristian Reis
Apresentação da Sociedade de São Vicente de Paulo
Novena ou Tríduo à São Vicente de Paulo
ORAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU DE OURO.
Na verdade, Pai Santo, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória, em todo tempo e lugar, e nesta celebração da Bem-Aventurada Virgem.
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
do Sagrado Coração de Jesus para a santificação do mundo.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Oração do Jubileu da Misericórdia
Domingo: da Sagrada Família
Entender Ajudar Colaborar Ser presente Dar presente Perdoar Superar Doar-se Fazer feliz Gostar Respeitar Dedicar Ser fiel Dar atenção Compreender.
Romanos 12 – 9, 13.. O que é Zelo:  Zelo é cuidado, atenção, carinho, empenho, cordialidade. Algo possível somente se houver interesse, afetividade,
CONFISSÃO E INDULGÊNCIA PLENÁRIA NO ANO DA MISERICÓRDIA CONFISSÃO TODAS AS QUARTAS-FEIRAS, DAS 16 ÀS 19 HORAS EUCARISTIA ÀS 19h30.
Transcrição da apresentação:

Formação Básica para Novos Vicentinos Sociedade de São Vicente de Paulo Ecafo – Escola de Caridade Antônio Frederico Ozanam Formação Básica para Novos Vicentinos - Proclamação - Palestrante: Jeová Alcântara

Proclamação Como e quando proclamar; Ato de Proclamação; A Prática da Caridade.

Proclamação Como e quando proclamar Os candidatos a confrades (consócias) são convidados a freqüentar as reuniões da Conferencia, com propósito de se tornarem vicentinos; É dado tempo suficiente ao candidato para confirmar se sua vocação está direcionada às práticas caritativas; A conduta do candidato é observada pelo presidente e demais vicentinos, no que diz respeito aos deveres com a Sociedade e às obrigações com a Igreja Católica;

Proclamação Como e quando proclamar São exigidos do candidato no mínimo frequência assídua de 6 meses, além do curso de formação básica da ECAFO e a Primeira Eucaristia; É preciso que o candidato seja cristão e tenha disposição e disponibilidade para trabalhar pela promoção material e espiritual dos pobres, de acordo com a regra da Sociedade; A proclamação é um ato muito sério, porém simples, assim com as coisas de Deus e, portanto, da Sociedade; Depois de consultado os membros da Conferência, o presidente faz a Proclamação.

Proclamação Ato de proclamação No ato de proclamação, a pessoa passa a ser confrade (consócia) não da Conferência, mas sim da Sociedade de São Vicente de Paulo; Em viagem, pode-se participar de Conferências do local e fazer visitas com acompanhamento de um confrade (consócia) do mesmo; O candidato deve ser avisado antecipadamente de sua proclamação para que se confesse e comungue e convide amigos e familiares para comemoração festiva.

Proclamação Ato de proclamação Compromisso vicentino Todos (em pé): Oremos: Senhor Jesus, pelo Batismo, nos consagramos a Vós, pelo serviço e presença solidária junto aos pobres, quero ser construtor de vosso reino. A exemplo de São Vicente de Paulo e do Bem-Aventurado Antônio Frederico Ozanam, quero ser um sinal de fraternidade e instrumento de vossa misericórdia, na promoção de vida digna e justa para todos.

Proclamação Ato de proclamação Presidente: Promete servir a Cristo na pessoa do pobre, com fé e renovado ardor, segundo o exemplo e espírito de São Vicente de Paulo e do Bem-Aventurado Antônio Frederico Ozanam? Candidato: Prometo, com ajuda da graça de Deus! Promete, de modo responsável e fiel, observar a palavra de Deus, o espírito e os preceitos da Regra da Sociedade de São Vicente de Paulo?

Proclamação Ato de proclamação Candidato: Prometo, com ajuda da graça de Deus! Presidente: No seguimento a Cristo, sejam, pois, os pobres nossos senhores, mestres e irmãos! E que Deus Pai, Filho e Espírito Santo, mediante a intercessão de Maria, nossa Mãe, nos ajude a viver, com alegria e fecundidade, este nosso compromisso. Todos: Amém! Eu, (nome do presidente), Presidente da Conferência (nome da Conferência), proclamo (nome do candidato) confrade (ou consócia) da Sociedade de São Vicente de Paulo!

Proclamação A prática de caridade Dever do vicentino Tem como principal dever praticar a caridade; Se comprometa primeiramente com a família e, em segundo lugar, com o trabalho indispensável ao seu sustento e à manutenção de seus dependentes; A Sociedade se sentirá gratificada se ocupar o terceiro lugar de prioridades na vida do vicentino; Apoiar-se sobre uma caridade que tenha Deus como sua principal e única origem; O candidato, por implicação de seus ideais, tem as mesmas obrigações dos confrades (consócias).

Proclamação A prática de caridade Assiduidade e pontualidade Não faltar às reuniões da Conferência é um dever vicentino; Data, hora e local das reuniões são marcadas de comum acordo com todos os membros da Conferência; A pontualidade do horário também é imprescindível, para participação das orações iniciais antes das reuniões; O confrade (consocia) precisa de uma tarefa semanal a ser cumprida para não perder o entusiasmo pelo trabalho caritativo.

Proclamação A prática de caridade Aperfeiçoamento Espiritual Exige um pouco mais do que o confrade (consócia) recebe semanalmente no ambiente fraternal e confortável da sala de reunião; A complementação desse aperfeiçoamento é em qualquer outro lugar aonde existam pessoas necessitando de compreensão, de amor ou de ajuda material ou espiritual; É dever de todo vicentino ir ao encontro do assistido e, conhecendo suas necessidades, servi-lo cada vez melhor;

Obrigado!