Convergência Acervo impresso e digital na biblioteca híbrida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado
O ESDE COM QUALIDADE.
O Papel das Bibliotecas no Século XXI
Agentes Cooperativos num ambiente dinâmico
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Gerenciando a fragmentação: os muitos acervos raros da UFRJ
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO
Apresentação do Projeto
1 de 18 Federação de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação: uma experiência lusófona com base no protocolo OAI Sueli Mara S.P. Ferreira UNICAMP.
1 Acesso ao Conhecimento via Extensão Universitária Campinas, 12 de abril de 2006 Fórum Permanente de Extensão Universitária UNICAMP Edison José Corrêa,
Serviços Eletrônicos Sistema de Bibliotecas
Endereçamento de hardware e identificação de quadros
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
Aula 6 Subprogramas Universidade do Vale do Rio dos Sinos
DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Buenos Aires, de Setembro de 1999 Sociedad de la Información en el Mercosur y América Latina 1 Sociedade da Informação: Prioridades para Portugal.
Begrüßung, Vorstellung
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
LIVRO – TRADICIONAL X ELETRÔNICO
Ambiente de Acessibilidade Informacional - AAI
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
Jurisdição 399 Municípios  entidades da esfera municipal Governo do Estado  126 entidades da esfera estadual Transferências Voluntárias 
Escolhendo o nosso Futuro
PLENÁRIA FINAL.
Preservação e acesso a informação científica em saúde pública - Repositório Institucional para a Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Imaculada da Conceição.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
PLANEJAMENTO LOGÍSTICO
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Brasília, 10 de dezembro de 2013 SEMINÁRIO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EMBRAPA – INFORMAÇÃO TECNOLOGICA.
Salas de Matemática.
BIBLIOTECA DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
CURRICULO +.
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
E-books e o futuro do conteúdo em EAD
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Aula 2 Capítulo 3 Organização e Administração 1Administração para Engenharia.
Acervos digitais 1.
Prof. Celso Cardoso Neto. (2) ALINHAMENTO Caso 1.
X SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo 22 a 26 de outubro de 2007 Exposição eletrônica: “Os espaços da.
1.
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
Gestão do Conhecimento
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Redes Sociais na Educação Aberta
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
Tecnologias Emergentes & Ensino Superior (NMC Horizon Report 2014) Ana Isabel Lopes Maria Rosália Guerreiro.
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Catálogos Coletivos Bruno Henrique Brant Felipe Oliveira Faria Belo Horizonte 2007.
3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CT&I Reunião Preparatória do DF GT – Inclusão Social Brasília – DF, 29/07/2005.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
ANATEL Brasília – 21 de junho de 2007 Anatel - Conselheiro Diretor PEDRO JAIME ZILLER DE ARAÚJO I Encontro Nacional de Comunicações Conjuntura Nacional.
Na área da Arquitetura, a crescente demanda de informação gerada nestes últimos anos, somada à falta de um plano estratégico que possibilite a disseminação.
PRESERVAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS / DIGITAL SCIENTIFIC DOCUMENT PRESERVATION Eva Aparecida da Silva Oliveira. Universidade de São Paulo. Instituto.
Transcrição da apresentação:

Convergência Acervo impresso e digital na biblioteca híbrida Olaf Eigenbrodt, Biblioteca Estadual e Universitária de Hamburgo

Acervo clássico nas bibliotecas Conteúdos locais Pesquisa estática Cópias Recepção Unidirecional Olaf Eigenbrodt

Biblioteca híbrida Conteúdo ubíquos Pesquisa dinâmica Digitalização Produção Interativa Olaf Eigenbrodt

Questões à biblioteca híbrida De que forma deve ser a transformação? As mudanças serão aceitas? O que pode ser descartado? O que deve ser mantido? Como se mesclam os acervos digitais e físicos? Olaf Eigenbrodt

Convergência Como podemos mesclar acervos físicos e digitais? Olaf Eigenbrodt

Repensar a prestação de serviços e o atendimento ao leitor Escola de Negócios de Copenhagen Olaf Eigenbrodt

Infraestrutura tecnológica adequada aos novos tempos Technobooth, Biblioteca da Universidade de Bournemouth Olaf Eigenbrodt

Inclusão de novos formatos Biblioteca pública de Utena Olaf Eigenbrodt

Disponibilizar fontes digitais de qualquer local Biblioteca da Faculdade de Ciências Humanas de Copenhagen Olaf Eigenbrodt

Disponibilidade imediata de todas as mídias independente do formato Biblioteca pública central de Hamm Olaf Eigenbrodt

Salas de leitura híbridas Universidade Caledonian Saltire Centre de Glasgow Olaf Eigenbrodt

Novos modos de apresentação digitais … Multitouch-table Ideum MT-50 Olaf Eigenbrodt

…e físicos Biblioteca pública de Turku Olaf Eigenbrodt

Blended Learning – ensino híbrido Universidade Humboldt em Berlim, Centro Jacob e Wilhelm Grimm Olaf Eigenbrodt

Estratégias de convergência Refletir sobre os dois universos Espaço: O espaço digital e o físico são igualmente reais Infraestrutura: Desenvolver interfaces Mídias: Mídias físicas têm direito próprio à existência Marketing: Bibliotecas como instituições de convergência Formação: Bibliotecários precisam de capacitação em convergência Mediação: Buscar a informação onde ela se encontra Olaf Eigenbrodt

Muito obrigada por sua atenção! Olaf Eigenbrodt Biblioteca Estadual e Universitária de Hamburgo olaf.eigenbrodt@sub.uni-hamburg.de www.sub.uni-hamburg.de facebook.com/stabihh @oskarfagel Tradução das transparências Ana Teresa Vianna de Figueiredo Sannazzaro Goethe-Institut Olaf Eigenbrodt