Sistema de Saúde Pública

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Serviço Farmácia I.F.F./FIOCRUZ
Advertisements

IMPLANTAÇÃO DE UPA TIPO I REGIONAL E SAMU REGIONAL
Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Caism Unicamp
Humanizando o Atendimento Pré-Natal e Parto
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Sistema de Informações
Sistema de Informação para Gestão e Assistência a Saúde - SIGA
Contribuição da Tecnologia da Informação
PROPRIEDADES Incorpora os algoritmos decisórios que constam nos instrumentos de normalização, além de lembretes e alertas, para os profissionais de saúde.
CONCILIAÇÃO E NEGOCIAÇÃO ENTRE INTERESSES
Projeto de informatização da Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte
IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE NA ÓTICA DOS USUÁRIOS
Projeto desenvolvido pelo Grupo IV para crédito da disciplina Engenharia de Software para Software Livre 2.
Projeto desenvolvido pelo Grupo IV para crédito da disciplina Engenharia de Software para Software Livre 2.
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA LOGÍSTICA INTEGRADA Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper.
Sistema Hospitalar Integrado SCH Atendimento Financeiro Faturamento Farmácia Enfermagem Almoxarifado Veículos Laboratório RX Agenda Médica.
SIGES Gestão da Saúde Pública.
Sistema de Gestão Hospitalar Integrado
Pé no chão Mas que propor tem que conhecer a realidade Estar consciente dos indicadores sociais Identificar causas Planejar ações já prevendo.
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Caracterização do Município Cartão Família Carioca
Avaliação da implantação das ações de Controle,
PROJETO MODELO DE CIDADE DIGITAL
Ministério da saúde cgra/drac/sas abril/2014
DATASUS Ministério da Saúde Departamento de Informática do SUS
LB – LABORATÓRIO Ramal: 6131
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES NO CONTROLE DA TUBERCULOSE - TDO
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
Prevenir erros de medicação
Sistemas de Informação
PROJETO DE INFORMATIZAÇÃO
Apresentação do Sistema Geral do Sistema
Governo do Estado Ceará Secretaria da Saúde – SESA Central de Regulação do SUS - CRESUS CAPACITAÇÃO Módulo Administrativo.
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
VSI HEALTH. VSI HEALTH - SOFTWARE Vsi Health, foi desenvolvido através das necessidades encontradas na administração pública, podendo atender quaisquer.
Indicadores hospitalares - usos e abusos
VAMOS FALAR DE SAÚDE ? DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA
PROJETO DE INTERVENÇÃO
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PRATA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE SAÚDE Cartão SUS Saúde Prata.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Faturamento Hospitalar
SAÚDE MATERNO INFANTIL
WDS Technologies SA Imagens Médicas e Telemedicina.
Fórum experiências exitosas em 2013
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Instruções nº 02/2008 (TCE/SP)
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USÁRIOS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO.
22 de Novembro de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Fórum experiências exitosas em 2013 Fórum experiências exitosas em 2013 Título da experiência:
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
Copyright © 2010 Accenture All Rights Reserved. Accenture, its logo, and High Performance Delivered are trademarks of Accenture. 27º CBM / Expoman 2012.
Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos
É procedimento da sala de curativo?
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
EPIDEMIOLOGIA MEDIDAS DE SAÚDE COLETIVA MÔNICA FONSECA 2014.
Seminário “Da Institucionalização à Utilização do Monitoramento e Avaliação em Saúde” 1 Avaliação da Implementação da Assistência ao Pré-Natal no Município.
REGULAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA: GESTÃO DAS FILAS DE ESPERA
E-SUS Santa Catarina.
SISPART Portaria nº 1459, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
PROCEDIMENTOS/MESESTotal Consulta de Enfermagem 179 Consulta Medica 457 Consulta de Pré Natal 176 Consulta dos Profissionais de Nível Superior Domiciliar.
UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ SINOP AEROPORTO
1. Sistemática do Treinamento 1º Parte: Entendimento dos processos e da lógica do sistema. 2º Parte: Mostrar, diretamente no sistema, as funcionalidades.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Saúde Pública Adriano Torres

Estrutura de Apresentação Introdução Por implantar um sistema integrado Lançamento do cartão municipal de saúde Integração das unidades Unidade básica de saúde - Equipamentos Aspectos chave do sistema Comparativo Melhorar continuamente O Sistema na área dos Transportes Conclusão

SISTEMA SONNER DE SAÚDE PÚBLICA Introdução SISTEMA SONNER DE SAÚDE PÚBLICA O Sistema de Saúde Pública Sonner, é uma ferramenta completa para administração e organização das atividades realizadas nas unidades de saúde, procura atingir sistematicamente o controle e melhorar o nível de desempenho dos profissionais. 3

Por que implantar um Sistema integrado de Saúde? Produtividade dos profissionais da saúde; Redução de Custos; Melhoria no atendimento ao paciente; Consulta em tempo real da situação do paciente; Maior controle de distribuição de medicamentos; Maior confiabilidade no faturamento Aumento no recebimento de recursos Maior controle dos programas de saúde ? ? 4

1º Passo Lançamento do Cartão Municipal de Saúde Benefícios O Cartão municipal de saúde vai unificar e centralizar as informações sobre o atendimento dos susanenses em todas as unidades de atendimento de saúde do município. O atendimento poderá ser feito em qualquer posto de saúde sem ter que realizar um novo cadastro. Benefícios Atendimento rápido e personalizado. Maior confiabilidade nas informações prestadas Maior rapidez de identificação Unificação de dados dos pacientes

Integração das unidades 2º Passo

3º Passo Unidade Básica de Saúde 4 Computadores 1 Impressora Laser - Agendamento de consultas e exames - Dispensação de medicamentos - Lançamento de procedimento - Lançamento de produção diária - Faturamento 4 Computadores 1 Impressora Laser

Aspectos chaves do Sistema Atendimento e controle ambulatorial Internação e monitoramento do paciente Controle geral de exames e laudos Controle geral do cartão de vacina Dispensação de medicamentos com controle de psicotrópicos Controle e manutenção dos programas do saúde como: Hiper Dia Sis pré-natal Vigilância alimentar e nutricional Sisvan Distribuição de Leite – Viva leite Doação de sangue Programa de saúde da família Controle de prontuários SAME Modulo completo de odontologia Controle de acesso a unidade hospitalar Prontuário eletrônico 8

Sem o Sistema Integrado Com o Sistema Integrado Comparativo Sem o Sistema Integrado Com o Sistema Integrado Atraso de até 3 meses no faturamento Faturamento em tempo hábil Consumo excessivo de suprimentos Economia de suprimentos Demora no atendimento Agilidade no atendimento Uso abusivo de medicamentos Controle rigoroso de medicamentos Atraso na entrega de laudos Maior rapidez na entrega de laudos Cadastros duplicados de pacientes Cadastro único de paciente Demora na apresentação de relatórios Relatórios em tempo real Prontuários não encontrados Prontuário eletrônico Cadastro em vários sistemas SUS Cadastro em um único sistema

Planejar Verificar Agir Melhorar Continuamente... Planejar Verificar Agir MELHORIA CONTÍNUA 10

Sistema de Frotas Situação sem sistema gerencial de frotas Precariedade na oferta de transporte (acomodações e segurança) Alto custo para os municípios Alto absenteísmo nos procedimentos agendados (ausências dos trabalhadores no processo de trabalho) Ausência de cumprimento de normas técnicas Com sistema gerencial de frotas Garantir acesso a todos Adequado à realidade do Município Cumprimento de normas técnicas Baixo consumo peças e combustíveis Maior segurança do paciente Maior controle da frota

Sistema de Saúde Pública Adriano Torres