SOBRE A USP A USP é uma universidade pública e gratuita, mantida pelos impostos da sociedade do Estado de São Paulo. É a maior universidade do Brasil e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Olimpíada de Química do Estado de São Paulo OQ SP
Os povos indígenas que vivem, atualmente, na região do Tocantins são:
“Evasão e Permanência no Ensino Superior”
CAPA.
Apresentação do Campus Porto Alegre
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
Diretoria de Ensino - Região de Bragança Paulista
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Maratona de Programação
INCLUSP: situação atual, desafios e novas perspectivas
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
O Vestibular Principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil Surgem os cursos preparatórios Existem diversas críticas a esse modelo.
Sistema de Cadastro de Alunos
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP 2005/2006/2007/2008/2009.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP USPUNICAMPUNESPUNIFESPUFSCARUFABC.
Arquivo atualizado em 29/set/13. VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Universidade Federal de Pernambuco
ENCAMINHAMENTO PROFISSIONAL – ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
ENEM SISU PROUNI EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO CRIADO EM 1998 PELO MEC SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS.
O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.
<ポルトガル語> Consulta sobre o caminho a seguir após a formatura do ginásio
Língua Inglesa realizado pela Associação Cultura Inglesa São Paulo
Portal Educacional Clickideia 4ª Capacitação Professores Coordenadores 25/08/2011 – Auditório FATEC.
Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.
CÂMARA DE SAÚDE.
AULA MAGNA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC
Assistência aos Colegiados. 1.Colegiados 2.Comissão de Pesquisa 3.Comissão de Cultura e Extensão SCASCOL.
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
Ministério da Educação
PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS PROFISSÕES
Caro aluno A Universidade de São Paulo, a melhor Universidade do Brasil, que é pública e gratuita, criou, por intermédio de sua Pró-Reitoria de Graduação,
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
I CICLO DE DEBATES UNIVERSITÁRIOS, Universidade, Segurança e Sociabilidade. Dias: 10, 11 e 12 de novembro de Local: Auditório da Reitoria Horário:
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
Universidade Federal de Pernambuco
Profa. Dra. Maria Amélia C. Oliveira 19 de maio de 2008 INCLUSP - Impactos Ações
Atualizado em 25/09/14. VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP.
As avaliações e bases de dados do INEP
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Universidade Federal de São Paulo COEX - 1ª Prestação de Contas Encontro de Avaliação da Política de Educação Permanente em Saúde no Estado de São Paulo.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica LEM – LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA PCNP Patrícia Helena Passos Bonafe 1.
Pensando nos OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE.... EXTENSÃO PESQUISA GESTÃO ENSINO.
PAS/UnB - Demanda, Notas de Corte, Cálculo de Argumento e Dicas.
ENEM. Sobre o Enem A prova do Enem tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e.
ORIENTAÇÃO SOBRE O CAMINHO A SEGUIR APÓS A FORMATURA DO GINÁSIO
NUTRIÇÃO APLICADA AO EXERCÍCIO FÍSICO Características do Curso
Pró-Reitoria de Graduação Pró Reitora de Graduação Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta Conselho Universitário 8 de abril de 2008 INCLUSP - Impactos
Heisei ano 23 (2011) Orientação sobre o caminho a seguir após o ginásio Obrigado pela presença na reunião de hoje!
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
UFABC – Universidade Federal do ABC.
Como entrar na Universidade?
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

SOBRE A USP A USP é uma universidade pública e gratuita, mantida pelos impostos da sociedade do Estado de São Paulo. É a maior universidade do Brasil e uma das melhores do mundo reconhecida pela qualidade no ensino e na pesquisa, pela contribuição aos avanços da ciência e da tecnologia no país, e pelo papel de vanguarda no pensamento crítico brasileiro.

SOBRE A USP Principais apoios disponibilizados: Após ingressar na USP o estudante, que tenha limitação financeira para arcar com todas as despesas para sua manutenção, contará com o suporte do Programa de Permanência Estudantil da USP. Existem várias possibilidades de para obtenção de uma bolsa de apoio à permanência do aluno na Universidade e para favorecer o desenvolvimento de seus estudos. Principais apoios disponibilizados: Bolsa Ensinar com Pesquisa Bolsa Aprender com Cultura e Extensão Bolsa Monitoria (PEEG) Bolsa Tutoria Acadêmico-Científica Bolsa Livro Moradia ou Auxílio à Moradia Alimentação Transporte

ONDE ESTUDAR? Há várias possibilidades, na Capital e no Interior. São 109 CARREIRAS distribuídas em 260 CURSOS (diurno e noturno) 42 UNIDADES de ensino e pesquisa localizados em 8 cidades: Ribeirão Preto São Carlos Pirassununga Bauru Piracicaba Lorena São Paulo Santos Para conhecer mais sobre a USP, visite o site: www.usp.br

QUAL CURSO ESCOLHER? PROGRAMA DE VISITAS MONITORADAS A USP ajuda os alunos a escolherem qual carreira seguir. Antes de se inscrever no vestibular, o estudante do Ensino Médio, se desejar, pode receber orientações dos professores e alunos da própria universidade: PROGRAMA DE VISITAS MONITORADAS O programa oferece palestras e visitas monitoradas às unidades da USP. Em cada uma delas você poderá visitar salas de aula, laboratórios de ensino e pesquisa e outros setores da USP, tanto da capital quanto do interior. FEIRA DE PROFISSÕES - Dias 08, 09 e 10 de agosto de 2013 Confira a programação no site: http://prceu.usp.br/uspprofissoes/ Outras informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária: Site: www.usp.br/prceu Telefone: (11) 3091-3513

A USP, maior universidade pública do Brasil, criou alguns programas que ajudam os alunos das escolas públicas municipais, estaduais e federais a aumentarem suas chances de serem aprovados no vestibular e a concluírem os seus cursos. Confira a seguir as iniciativas de inclusão social da USP e as instruções para a obtenção dos benefícios.

INCLUSP QUEM PODE SER CONSIDERADO ALUNO INCLUSP? PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL DA USP O INCLUSP é um conjunto de ações de inclusão social aprovadas desde 2006 pela USP. Essas ações são aplicadas em três etapas: 1) Antes do vestibular da FUVEST, por meio do recém-criado Curso Preparatório para o Vestibular da USP (PPVUSP); 2) Durante o processo de seleção pelo Vestibular da FUVEST, por meio de oferta bônus acrescidos à nota do Vestibular; 3) Após o ingresso do aluno na USP, por meio do Programa de Permanência Estudantil, que oferece bolsas para o desenvolvimento de programas de iniciação cientifica. O Programa de Permanência Estudantil da USP oferece ainda, moradia ou bolsa moradia, transporte e alimentação. QUEM PODE SER CONSIDERADO ALUNO INCLUSP? O aluno que cursou ou esteja cursando Ensino Médio em Escola Pública Brasileira.

OBJETIVOS DO INCLUSP Integrar a USP com escolas públicas; Ampliar o acesso à USP por meio de bônus no vestibular oferecido pelo Sistema de Pontuação Acrescida; Isentar candidatos de baixa renda familiar do pagamento da taxa de inscrição do vestibular; Garantir a permanência de estudantes de escolas públicas oferecendo bolsas para aperfeiçoamento científico, moradia, transporte, alimentação e assistência à saúde e esportes.

Candidato Bonificação Até 12% Até 15% (A partir de 27 pontos na 1ª fase do vestibular, o aluno começa a receber a bonificação) INCLUSP ENSINO MÉDIO (EM) Candidato que cursou ou esteja cursando ensino médio em escola pública. Até 12% INCLUSP ENSINO BÁSICO (EB) Candidato que cursou o ensino fundamental na rede pública e tenha cursado ou esteja cursando, integralmente, o ensino médio em escola da rede pública. Até 15% BÔNUS PPI –EB Candidato que se declarar preto, pardo ou indígena durante a inscrição na FUVEST (de 23.08 a 09.09.2013) + Até 5%

Além do bônus diferenciado, os estudantes inscritos no PASUSP poderão: PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADA DA USP O PASUSP é um dos elementos do INCLUSP, que oferece ao estudante que participa do programa até 20% de bônus no vestibular, dependendo da pontuação obtida na 1ª fase da FUVEST. O bônus obtido na 1ª fase volta a ser aplicado na 2ª fase. Quanto melhor o desempenho, maior o bônus! QUEM PODE PARTICIPAR DO PASUSP? O aluno que cursou o Ensino Fundamental (EF) INTEGRALMENTE em escola pública e que está matriculado atualmente no 2º ou 3º ano do Ensino Médio (EM) em Escolas Públicas Brasileiras. Além do bônus diferenciado, os estudantes inscritos no PASUSP poderão: Fazer o vestibular da FUVEST gratuitamente, sem necessidade de pagamento da taxa de inscrição. A gratuidade é automática. Direito a participar do processo de seleção para o PPVUSP (Programa Preparatório para o Vestibular da USP) caso não sejam aprovados no Vestibular do ano anterior.

Candidato Bonificação Até 5% Até 15% + Até 5% (A partir de 27 pontos na 1ª fase do vestibular, o aluno começa a receber a bonificação) TREINEIROS Aluno que está cursando o 2º ano do Ensino Médio Até 5% (o bônus obtido neste caso fica acumulado para o ano seguinte, quando o aluno estiver no 3º ano) ALUNOS DO 3º ANO Aluno que está cursando o 3º ano do Ensino Médio Até 15% (o bônus obtido neste caso é somado àquele que o aluno obteve no ano anterior, quando prestou vestibular como Treineiro) BÔNUS PPI – PASUSP Candidato que se declarar preto, pardo e indígena. + Até 5%

Simulação do Impacto do Bônus Supondo uma situação mais favorável: Aluno PASUSP 3º ano, que participou do Programa de “Treineiros” no ano anterior, e que pertence ao grupo PPI Este candidato se inscreveu para o curso de Medicina e acertou 60 das 90 questões da prova da 1ª fase da FUVEST. Em 2012, como Treineiro, acertou 40 questões. Com este número de acertos, o candidato não passaria para a 2ª fase, pois a nota de corte para este curso foi de 73 pontos em 2012! Porém, de acordo com seus acertos, ele atingirá o máximo de bônus concedido (25% para esta situação). Bônus do ano anterior = 5% Bônus PASUSP = 15% Bônus PPI = 5% Total de bônus = 25% Vejamos a diferença que esta bonificação fará em sua classificação:

SIMULAÇÃO Carreira: Medicina Nota de corte = 73 (FUVEST 2013) Distribuição de Pontos Número de pontos na 1ª fase 60 pontos Nota de corte 60 pontos + 25% de bônus = 75 pontos

COMO SE INSCREVER NO PASUSP

4 DE JULHO A 18 DE AGOSTO Período de inscrições pela internet no PASUSP 2013 no site www.fuvest.br

1. CADASTRO NA FUVEST

2. CADASTRAMENTO NO PASUSP (ATÉ 18.08)

2. CADASTRAMENTO NO PASUSP

3. ENVIO DE ATESTADO PARA USP (ATÉ 19.08)

INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR

23 DE AGOSTO A 9 DE SETEMBRO Período de inscrições pela internet no Vestibular FUVEST 2014 no site www.fuvest.com.br

18 DE NOVEMBRO 24 DE NOVEMBRO ATENÇÃO Divulgação dos locais de exame do Vestibular FUVEST 2014 24 DE NOVEMBRO Prova da 1a fase do vestibular ATENÇÃO Para participar do INCLUSP, durante a inscrição no vestibular, o aluno deve informar que cursou ensino médio em escola pública e fazer a opção pelo Programa.

LURDINHA DÚVIDAS PERGUNTE À (11) 3091 – 3288 A Pró-Reitoria de Graduação da USP mantém canais para informações sobre os programas de inclusão social: SITE: www.usp.br/inclusp FACEBOOK: Pró-Reitoria de Graduação USP PLANTÃO DE DÚVIDAS: PERGUNTE À LURDINHA (11) 3091 – 3288 Em dias úteis das 10h às 16h

CALENDÁRIO 4 DE JULHO A 18 DE AGOSTO 18 DE NOVEMBRO 23 DE AGOSTO A Período de inscrições pela internet no PASUSP 2013 no site www.fuvest.br 18 DE NOVEMBRO Divulgação dos locais do exame do Vestibular FUVEST 2014 23 DE AGOSTO A 9 DE SETEMBRO Período de inscrições pela internet no Vestibular FUVEST 2014 no site www.fuvest.com.br 24 DE NOVEMBRO Prova da 1ª fase do Vestibular

Segundo Encontro dos Embaixadores da USP (04/08/2011) 2010 : 104 2011: 416

Alunos de Pós Graduação O Programa Embaixadores da USP Ano Alunos de Graduação Docentes Início: 2010 Alunos de Pós Graduação Início: 2012 Total 2007 549 (só ingressantes) ----------- ______ 2008 565 ------------ 556 2009 *----------- 2010 270 51 _______ 231 2011 300 48 348 2012 1.543 (todos os alunos) 102 161 1.826 10/04/2017

E em 2013? O Programa Embaixadores da USP Na campanha 2013 os Embaixadores visitaram 3.328 Escolas da Rede Pública e falaram para 100.847 alunos de 2º e 3º anos do EM. E em 2013? 10/04/2017

O Programa Embaixadores da USP 10/04/2017

Prof. Dr. João Grandino Rodas VICE-REITOR Prof. Dr. Helio Nogueira da Cruz PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO Profª. Drª. Telma Maria Tenório Zorn PRÓ-REITOR DE PÓS-GRADUAÇÃO Prof. Dr. Vahan Agopyan PRÓ-REITORA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Profª. Drª. Maria Arminda Nascimento Arruda PRÓ-REITOR DE PESQUISA Prof. Dr. Marco Antonio Zago COORDENADOR DO PASUSP Prof. Dr. Mauro Bertotti EQUIPE DE APOIO Angelina M. C. Gerhard, Danilo de Jesus da Silva Bellini, Márcia Aparecida Silva Blasques, Luciana Delfini Campos, Marisa de Fátima Fitas Acquaviva de Carvalho, Maria de Lourdes Oliveira, Mauri Bruno Leite, Patrícia Andrade Rosa, Priscila Dias Dantas, Sueli Cacilda de Oliveira e Tânia Cristina Marques.